28/02/2024

Vivo lança ferramenta para combater fraudes financeiras e de identidade digital

Focada no mercado B2B, solução chamada de Verify dificulta a ação de hackers, eliminando brechas de engenharia social usadas por criminosos.

Visando o segmento B2B (business to business) para empresas que oferecem serviços em cloud, Internet das Coisas (IoT) e Big Data, a Vivo lançou nesta semana uma solução para segurança das transações. Chamada de Verify, a ferramenta será lançada sob a marca da Vivo Empresas e seu objetivo é combater fraudes financeiras e de identidade digital.

De acordo com a Vivo, a Verify poderá ser usada para verificação de usuários quando for realizar alguma transação online, sem que seja necessário dupla autenticação, o que a empresa chama de “sem fricção” para o consumidor. Para ilustrar, a empresa usa o exemplo da confirmação de código via SMS geralmente em um serviço digital.

“Imagine executar esse processo sem ter que digitar o código, por meio de ferramentas de verificação que a gente desenvolve usando nossa base de dados e verificando o número nos sistemas da Vivo. É um processo sem fricção, e tende ser uma vantagem para as empresas, que conseguem otimizar a jornada de compra”, diz Diego Aguiar, diretor de operação da Telefonica Tech, braço da Vivo voltado para soluções em inovação no uso de dados.

Entre as vantagens que a Vivo traz na ferramenta Verify está a redução de barreiras na jornada de compra, fazendo com que uma e-commerce, por exemplo, ganhe pontos com o cliente, pois não gastará tempo fazendo verificações, já que o processo seria automático, garantindo agilidade na finalização e no pagamento. O processo de autenticação é feito “nos bastidores”, pela própria Vivo, cuja base de dados alcança 114 milhões de clientes.

Outra vantagem citada pela Vivo é que sua ferramenta dificulta a ação de hackers, eliminando brechas de engenharia social utilizadas por criminosos para induzir pessoas a enviarem dados confidenciais. A premissa é que será minimizado o risco de cair em golpes, já que o cliente não precisa informar código.

“Vale lembrar que todos esses processos respeitam a LGPD e são feitos de forma transparente”, afirma Diego.

Vivo além de uma operadora de telefonia

A Vivo quer ir além de ser uma empresa de telefonia e ser também ser uma companhia de serviços digitais, com base em sua estratégia de novos produtos. Não é atoa que, ano passado, criou a Telefonica Tech, que reúne as soluções dedicadas a cloud, BigData, IoT e cybersegurança.

“Queremos complementar a nossa conectividade com essa nova leva de soluções. Temos uma visão de ecossistema de serviços, metas ousadas de crescimento e queremos transformar esse mercado”, afirma Diego.

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