27/04/2024

Na China, drones oferecem cobertura 5G para a população

Conectividade emergencial está disponível na província de Henan, localizada entre as cidades de Pequim e Xangai.

Na China, drones oferecem cobertura 5G para a população

Desde o início desta semana, operadoras chinesas estão enviando drones para a província de Henan, na China, para disponibilizar o sinal do 5G para a população. A medida emergencial visa oferecer conectividade móvel para as vítimas de alagamentos, após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Os drones utilizados são do modelo Wing Loong II, fabricados pela estatal Chengdu Aircraft. As aeronaves têm autonomia de 32 horas de operação sem precisar reabastecer, e contam com antenas e outros equipamentos para a transmissão da rede de nova geração.

Com capacidade para transportar até 480 kg de equipamentos, os drones voam em baixa altitude, transmitindo o sinal móvel para um raio de até 5 km. Isso permite que feridos e vítimas consigam se conectar à internet e entrar em contato com amigos e familiares ou notificar autoridades.

A aeronave foi projetada pela China para fins militares, garantindo a comunicação de tropas ou transportando suprimentos. Porém, o drone também tem sido utilizado para localizar desaparecidos ou levar alimentos e remédios para áreas que sofreram grandes desastres naturais.

VEJA TAMBÉM:

–> China lança ao espaço o primeiro satélite 6G do mundo

–> Satélites da Starlink vão levar 5G para áreas remotas

–> Internet via satélite da SpaceX começa a combater incêndios

O veículo aéreo não tripulado já foi exportado para países do Oriente Médio, como Emirados Árabes Unidos; da África, como Nigéria, Marrocos e Egito; e da Europa, como a Sérvia.

Na semana passada, a Europa também enfrentou enchentes que devastaram cidades inteiras. Só no oeste da Alemanha, mais de 100 pessoas morreram.

Para ajudar no enfrentamento deste desastre, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, começou a oferecer internet gratuita via satélite por meio do serviço Starlink. Para isso, pontos de acessos gratuitos foram instalados nas regiões afetadas, até que as redes de telefonia móvel locais sejam reconstruídas.

Com informações de Olhar Digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários