18/04/2024

Eutelsat propõe solução para o problema da banda C no leilão do 5G

Edital para a conexão de quinta geração no Brasil ainda está em consulta pública.

Imagem: Paweł Czerwiński/Unsplash

Nesta quinta-feira, 5, a Eutelsat propôs uma alternativa para o problema da interferência do 5G nas transmissões televisivas que utilizam a banda C tradicional (faixa de 3,7-4,2 GHz). A ideia da operadora é que as radiodifusoras migrem seus sinais para uma nova frequência e também de satélite.

Ao substituir seus equipamentos, as empresas de telecomunicações poderiam usar a chamada “banda C planejada”, na faixa de 4,5-4,8 GHz, liberando a frequência de 3,5 GHz para ser utilizada no 5G.

Puxando a sardinha para seu lado, a Eutelsat sugeriu a migração das transmissões do país para o seu satélite Eutelsat 65 West A, que opera justamente na faixa de 4,5-4,8 GHz. Lançado em 2016, as empresas de mídia precisariam fazer apenas algumas adaptações de hardware e reapontar suas antenas para o artefato da empresa em órbita.

Atualmente, a maioria dos canais brasileiros utilizam o satélite Star One C2, controlado pela Embratel, para distribuir seus sinais. São 27 redes de TV com quase 600 emissoras em todo o país que tem alta probabilidade de interferência em suas transmissões, quando o 5G for ativado de fato no Brasil, lesando os consumidores que ainda dependem de antenas parabólicas para ter acesso à TV aberta.

VIU ISSO?

–> Agência dos Estados Unidos aprova projeto polêmico sobre o 5G

–> Anatel pretende realizar evento sobre o 5G

–> Anatel dá sinal verde para maior leilão 5G da história

“Migrar para o Eutelsat 65WA significa para emissoras, como Globo, Bandeirantes, SBT, Record e suas afiliadas, a certeza de não ter preocupação futura com interferências do 5G nos seus sinais”, disse Rodrigo Campos, presidente da Eutelsat.

Em 17 de fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu — com prazo de 45 dias — consulta pública para edital do leilão do 5G, que deve ocorrer no final deste ano. Entre as soluções propostas pelo órgão regulador para o problema da banda C estão a instalação de filtros em antenas parabólicas (a solução mais barata) ou mesmo a migração das frequências para a banda Ku.

Com informações de Teletime.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários