28/04/2024

Operadoras registraram 1,3 bilhão de índices contra o coronavírus

Informação foi destacada pelo Conexis, sindicato que representa todas as operadoras de telefonia; entenda os resultados da operação.

Mapa de Calor das operadoras
Imagem: Mapa de calor das operadoras

A mega operação que envolveu as operadoras de telefonia no combate ao novo coronavírus obteve o registro de 1,3 milhão de índices.

Na prática, a iniciativa consistia em fazer pequenos registros das antenas de smartphones para medir diagnósticos de aglomeração e alertar entidades governamentais.

O auge da pandemia fez até com que muitos usuários temessem pela própria privacidade com a prática, questão que motivou uma reportagem especial aqui no Minha Operadora.

E como afirmamos na época, todo o trabalho era meramente quantitativo, de acordo com a explicação do Conexis, sindicato das operadoras que na época se chamava “Sinditelebrasil”.

Foram oito meses de operação com uma plataforma que funcionou por meio de “mapas de calor”. Os registros foram feitos pelas 106 mil antenas das empresas de telefonia.

Na parceria, empresas como Hugtak, Imagem/Esri e Microsoft se destacam. São elas que oferecem a ferramenta de forma gratuita para os governos e prefeituras que aderiram ao projeto. A operação fica a cargo das teles.

VIU ISSO?

–> Operadoras brasileiras anunciam união inédita

–> Operadoras de telefonia são citadas em novo comercial do Santander

–> Operadoras querem Huawei nas redes 5G do Brasil

É importante destacar também que nenhum valor foi cobrado para o fornecimento do serviço. Tudo foi feito de forma gratuita.

A coordenação do projeto segue com o Conexis e desenvolvimento da Claro, Oi, Vivo, TIM e ABR Telecom.

Como condição única para ter acesso ao serviço, os governos assinaram um acordo de cooperação técnica.

A plataforma segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, ou seja, usa dados estatísticos, agregados e anônimos, com base na quantidade de smartphones que estão conectados a uma mesma antena.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários