13/03/2024

Pequenos provedores de internet crescem 35% no último ano

Prestadoras de pequeno porte são as principais responsáveis pela expansão da banda larga no Brasil.

Imagem: Sumanley Xulx/Pixabay

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de anunciar que nos últimos 12 meses houve um aumento de 2,44 milhões de residências atendidas por Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) no serviço de internet banda larga.

O aumento foi de 34,59%, totalizando em setembro 9,49 milhões de assinantes, quase um terço do total (32,68 milhões de domicílios). Somente entre agosto e setembro deste ano, as PPPs somaram mais 295,45 mil clientes.

Segundo nova definição da Anatel, uma PPP é uma empresa que tem participação inferior a 5% do mercado. Com exceção da Vivo, Claro, TIM, Oi e Sky, todas as outras operadoras são consideradas de pequeno porte.

As PPPs são vistas como prioritárias, pois elas atuam em áreas em que as grandes empresas não alcançam, promovendo a inclusão digital e aumentando a competição no setor de banda larga fixa.

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Entre as detentoras de Poder de Mercado Significativo (PMS), apenas a TIM e a Claro apresentaram crescimento significativo no serviço de internet fixa nos últimos 12 meses, aumentando sua base de clientes em 19,02% e 2,85% respectivamente.

No geral, as conexões de banda larga com velocidades superior a 34 Mbps aumentou 68,25%, atingindo mais de 4,81 milhões de domicílios.

A internet por fibra óptica e via satélite tem conquistado cada vez mais espaço. Em setembro, 27,24% das conexões eram atendidas por fibra, um crescimento de 76,53% em relação ao ano passado. Já a banda larga via satélite teve um aumento de 45,04%, atingindo atualmente 0,78% dos domicílios.

Com informações de Anatel.

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