14/03/2024

Justiça suspende pagamento de dívidas das operadoras

Empresas de telefonia deveriam pagar até 31 de março débitos que somam R$ 742 milhões.

Atendendo a um pedido do SindiTelebrasil, sindicato que congrega as empresas de telefonia, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu o pagamento de R$ 742,9 milhões à Agência Nacional do Cinema (Ancine), que deveria ser feito pelas operadoras até 31 de março.

O valor devido se refere ao pagamento da Condecine, arrecadação que gera fundos para subsidiar produções para o cinema, televisão, streaming e outras plataformas audiovisuais. O tributo é cobrado das operadoras sobre os celulares ativos e as remessas de lucros.

A justificativa para a decisão da desembargadora Ângela Catão é a crise gerada pela pandemia da Covid-19. O sindicato alegou que o adiamento preserva a continuidade dos serviços das empresas de telecomunicações, garantindo a manutenção dos postos de emprego durante o surto do novo coronavírus.

Representantes do setor audiovisual contestam a decisão da magistrada, visto que as teles deverão lucrar com a pandemia, pois o isolamento social tem gerado um crescimento na utilização de serviços de internet.

VIU ISSO?

–> Ministro pede que usuários não deem calote nas operadoras

–> Operadoras não querem manter serviços de inadimplentes

–> Operadoras ganham prazo maior para pagar tributos

“É preocupante que uma contribuição regularmente instituída em lei, devida pelas empresas de telefonia, relativamente ao exercício de 2019, logo, sem qualquer relação com a pandemia do coronavírus, sela liminarmente suspensa, em decisão com fundamentação deficiente, sob a alegação não demonstrada, da manutenção dos empregos”, afirma o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual.

Em nota, o deputado disse que tal medida deve impactar o setor audiovisual brasileiro, que gera 300 mil postos de trabalho. Desde 2016, as operadoras tentam recorrer na Justiça a suspensão desses pagamentos, argumenta.

Por enquanto, não existe uma nova data para a quitação da dívida.

Com informações de Folha de São Paulo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários