16/12/2025
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Metrô de Salvador e Lauro de Freitas agora tem internet gratuita

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O metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, agora conta com rede de Wi-Fi gratuita em todas as estações. Segundo a administradora do transporte, a CCR Metrô, a tecnologia usada é o Wi-Fi 6, que está disponível nos mezaninos e plataformas de embarque e desembarque. 

Metrô de Salvador

Através dessa tecnologia de internet fixa sem fio, o Wi-Fi 6, que o metrô de Salvador e Lauro de Freitas contam, os passageiros têm acesso a uma conexão rápida que suporta vários aparelhos conectados ao mesmo tempo. 

Julio Freitas, gerente executivo de Arrecadação e Contratos da concessionária, disse que esse serviço é uma mostra do compromisso da CCR Metrô Bahia em levar conforto e acessibilidade para os clientes:

“O serviço de Wi-Fi disponível em nossas estações de metrô reforça o compromisso da CCR Metrô Bahia com a Inovação, buscando oferecer ainda mais conforto e acessibilidade aos clientes”.

Ele acrescentou também que haverá investimento contínuo para que a experiência do passageiro que utiliza as linhas de Salvador e Lauro de Freitas seja sempre a melhor possível. Com isso ele destacou as recentes novidades que a concessionária trouxe para os seus clientes:

“Já oferecemos hoje, por exemplo, a recarga do Cartão Integração pelo Zap do Metrô e o sistema que informa o tempo do Próximo Trem a chegar”. 

Como é a utilização do Wi-Fi no metrô de Salvador e Lauro de Freitas

O acesso à internet no metrô não tem muitos segredos. Basta o cliente ter um celular que tenha conexão Wi-Fi e se conectar à rede “ConectaBahia” e em seguida fazer um cadastro, informando o nome, CPF, e-mail válido e uma senha de acesso. 

Feito esse cadastro inicial o passageiro poderá usar a internet em qualquer estação sem a necessidade de fazer um novo cadastramento. 

Porém, o acesso é concedido por 10 minutos. Ao final desse tempo é necessário renovar a conexão. 

É válido informar também que o sinal do Wi-Fi das linhas de metrô de Salvador a Lauro de Freitas não contempla os terminais de ônibus.

Jovem Pan perde mais um patrocínio por causa de campanha nas redes sociais

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Desde que foi criada a campanha #DesmonetizaJovemPan nas redes sociais pelo grupo ‘Sleeping Giants Brasil’, que se identifica como um “movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news“, várias empresas foram chamadas para parar com o patrocínio da Jovem Pan.

O grupo lançou a campanha após publicar um compilado de trechos de comentaristas e jornalistas da emissora legitimando o movimento e o discurso de que as eleições, legítimas, teriam sido fraudadas.

Por meio da campanha, o grupo ‘Sleeping Giants Brasil’ quer que as empresas retirem recursos da emissora, com o intuito de acabar com o financiamento de sites que promovem fake news.

Nesta terça-feira (27), foi a vez da Oi aderir a campanha #DesmonetizaJovemPan e retirar os recursos e financiamentos enviados para o canal. A notícia foi repercutida em uma postagem no Twitter, onde a empresa diz que “A Oi não está de acordo com a divulgação de notícias falsas e por esse motivo está revisando a lista de canais de anúncios para providenciar a retirada o quanto antes”.

Desde que a campanha foi criada na semana passada, várias empresas aderiram a campanha e desmonetizaram a Jovem Pan ao retirar o patrocínio da emissora. Uma das primeiras foi a TIM, que em resposta ao grupo disse em seu perfil no Twitter, “Olá! Já solicitamos a revisão dos nossos anúncios veiculados nesse canal. Reforçamos que a TIM não está ligada a movimentos políticos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.”

A campanha #DesmonetizaJovemPan tem sido aderida por outras empresas também, como a Quinto Andar, Burger King, C6 Bank, Natura e Ponto Frio, que já retiraram os anúncios veiculados na Jovem Pan.

Lula anuncia ministro das comunicações: Juscelino Filho

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O ministério das comunicações já tem um novo nome: Juscelino Filho. Ele foi anunciado nesta quinta-feira, 29, pelo presidente eleito em 2022, Luís Inácio Lula da Silva, quando ele anunciou o restante da equipe de ministros do seu governo

Juscelino Filho, novo Ministro das Comunicações

Juscelino Filho é deputado federal do partido União Brasil do Maranhão. Ele se tornou o escolhido após a desistência de Paulo Azi também do União (BA), que foi vetado pelo PT – Partido dos Trabalhadores. 

Mais detalhes sobre o novo ministro das comunicações Juscelino Filho 

O político escolhido pelo presidente eleito é médico e não tem nenhuma atuação no setor de comunicações. Anteriormente foi cotado como nome para o ministério do setor de turismo. 

Porém, ele participa de frentes parlamentares relacionadas com o setor, como por exemplo a Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros e a Frente Parlamentar de Combate à Pirataria. Além disso, se manifestou em defesa de políticas de saúde digital. 

Paulo Pimenta foi escolhido para a Secom 

A Secretaria de Comunicações da Presidência será liderada por Paulo Pimenta, anunciado na mesma ocasião em que Juscelino Filho, quando o presidente eleito anunciou todos os ministros que restavam. 

Ao contrário do novo ministro das Comunicações que faz parte do União, Paulo Pimenta é do PT, jornalista e técnico agrícola, além de ter experiência política no Brasil. Paulo Pimenta também é deputado federal pelo estado do Rio Grande do Sul.

Embora seja uma secretaria, a pasta terá status de ministério, por isso foi anunciado o represente hoje. No governo do presidente Jair Bolsonaro a Secom estava dentro do MCom. 

Com isso, o presidente eleito, Lula, anunciou todos os ministros que vão compor a sua equipe neste novo mandato até 2026. Ao todo esse novo governo terá 37 ministérios, sendo 26 homens e 11 mulheres. A três dias da posse ele concluiu a divulgação de todos os novos nomes.

Amazon estuda lançar streaming exclusivo para conteúdos esportivos

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De acordo com site Engadget, a Amazon pode ter em breve uma plataforma própria para conteúdos esportivos, com o intuito de organizar melhor o serviço de streaming Prime Vídeo e destacar melhor os acordos como NFL, Premier League e New York Yankees.

A suspeita vem após comentários recentes do CEO da Amazon, Andy Jassy. Ele destacou o conteúdo esportivo ao vivo como uma das áreas em que a empresa planeja continuar gastando dinheiro, mesmo cortando custos em outras áreas.

Segundo o “The Information” explica que não conseguiu informações de quando essa plataforma esportiva da Amazon deve ser lançada, nem se a empresa pretende realizar a cobrança de forma separada pelo acesso ao conteúdo esportivo do Prime Video.

Entretanto, a agência disse que também existe a possibilidade da empresa não manter a ideia e arquivar o aplicativo. A Amazon não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Engadget.

Lançar um novo aplicativo segmentando assim não é uma tarefa tão simples, não somente pela sua criação e logística, mas também pela pressão que a empresa passaria a ter para incorporar conteúdo de streaming de vídeo sob demanda valioso, a ponto de preencher uma nova plataforma.

Além disso, de acordo com o Engadget, o custo com conteúdo esportivo aumentou drasticamente nos últimos anos. A Amazon supostamente paga cerca de US$ 1 bilhão anualmente por direitos exclusivos de streaming para a NFL, Pacote de futebol de quinta à noite. No início deste mês, o Google teria concordado em pagar entre US$ 2,1 bilhões e US$ 2,2 bilhões pela liga.

Vale ressaltar também que um aplicativo autônomo de conteúdo esportivo poderia complicar o papel do Prime Video nas assinaturas Prime. Dessa forma, só resta esperar se a Amazon acredita valer a pena criar uma nova plataforma segmentada.

Apple está devendo R$ 500 milhões de imposto no Japão; entenda

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Além de problemas nas ações e na produção de seus dispositivos na China, a Apple também está enfrentando dificuldades no Japão. Acontece que a norte-americana está sendo cobrada 13 bilhões de ienes (Cerca de 98 milhões de dólares), que em real equivale a R$ 500 milhões, em impostos adicionais.

De acordo com o jornal Nikkei, o montante é referente a vendas em massa de iPhones e outros dispositivos da Apple a turistas estrangeiros que foram incorretamente isentos do imposto sobre o consumo.

Embora não cite a identidade das fontes, o jornal afirmou na terça-feira (27) que foram descobertas compras em massa de iPhones por compradores estrangeiros em algumas lojas da Apple no país, sendo que pelo menos uma transação envolve um indivíduo comprando centenas de aparelhos de uma só vez.

Segundo o Nikkei, a suspeita é que a unidade da Apple no Japão tenha apresentado uma declaração de imposto alterada. O portal Reuters tentou contato com a empresa norte-americana para comentar o sobre o assunto. A resposta da Apple, por meio de e-mail, foi que as compras isentas de impostos não estavam disponíveis em suas lojas. O Departamento de Tributação Regional de Tóquio se recusou a comentar.

Queda de ações da Apple

As ações da Apple têm apresentado queda como reação, após a Nio, fabricante de veículos elétricos com sede na China, reduzir suas perspectivas de entrega em meio aos desafios de produção relacionados à covid, de acordo com a agência Dow Jones.

Dessa forma, acaba afetando direta e indiretamente a operação da fabricante do iPhone na China, onde se encontra o maior polo fabril e cadeia de suprimentos da Apple. Em 2022, a norte-americana teve que reduzir o expediente e até fechar fábricas na China devido às políticas de contenção da covid.

Lançamentos de filmes e séries da Netflix em janeiro de 2023

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A Netflix já divulgou os lançamentos que entrarão na sua plataforma em janeiro de 2023. Entre as estreias, estão desde produções brasileiras, como a série de ficção “Todo Dia a Mesma Noite”, inspirada na história real do incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, a destaques em animes, como a chegada de Junji Ito: Histórias Macabras do Japão e a segunda temporada de Record of Ragnarok.

Confira abaixo uma lista de lançamentos que farão parte do catálogo da Netflix e suas respectivas datas.

Filmes

  • Ruído (11/1/2023)
  • Os Reis do Mundo (3/1/2023 – 1/4/2023)
  • Narvik (20/1/2023)
  • Essa Gente (27/1/2023)
  • Como Virei Gângster (4/1/2023)
  • Procura-se Gonker (13/1/2023)
  • Um Lugar Silencioso: Parte II
  • Jumanji: Próxima Fase (1/1/2023)
  • Ad Astra: Rumo às Estrelas (1/1/2023)

Séries

  • Olhar Indiscreto (1/1/2023)
  • Todo Dia a Mesma Noite (sem data)
  • Vikings: Valhalla – Temporada 2 (12/1/2023)
  • A Vida Mentirosa dos Adultos (4/1/2023)
  • That ’90s Show (19/1/2023)
  • Lockwood & Co. (27/1/2023)
  • A Batalha dos 100 (sem data)
  • Sky Rojo: Temporada 3 (13/1/2023)
  • Ginny e Georgia: Temporada 2 (5/1/2023)
  • Copenhagen Cowboy (5/1/2023)
  • Fauda: Temporada 4 (20/1/2023)
  • O Ultimato, França: Ou Casa ou Vaza – Temporada 1, Parte 2 (30/12/2022 – 1/6/2023)
  • O Bonde (2/1/2023)
  • Guerreiras (19/1/2023)
  • Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko (12/1/2023)
  • Sexify: Temporada 2 (11/1/2023)
  • Esquadrão de Confeiteiros: Temporada 2 (20/1/2023)
  • Império da Ostentação: Nova York (20/1/2023)
  • Presidente por Acidente (20/1/2023)

Sessão Criança e Família

  • Série Jornadas Supremas Pokémon: Parte 1 (6/1/2023)
  • O Panda do Kung Fu: O Cavaleiro-Dragão – Temporada 2 (12/1/2023)
  • Daniel, o Caçador de Magia: Temporada 2 (26/1/2023)
  • Poder de Princesa (30/1/2023)
  • Junji Ito: Histórias Macabras do Japão (19/1/2023)
  • Gokushufudou: Tatsu Imortal – Temporada 2 (1/1/2023)
  • Record of Ragnarok: Temporada 2 – Episódios 1-10 (26/1/2023)
  • Inuyasha: Temporada 4 (1/1/2023)

Animes

  • Junji Ito: Histórias Macabras do Japão (19/1/2023)
  • Gokushufudou: Tatsu Imortal – Temporada 2 (1/1/2023)
  • Record of Ragnarok: Temporada 2 – Episódios 1-10 (26/1/2023)
  • Inuyasha: Temporada 4 (1/1/2023)

Documentários e especiais

  • Pamela Anderson – Uma História de Amor (31/1/2023)
  • Perigo no Prato (18/1/2023)
  • Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street (4/1/2023)
  • Máfia de Mumbai: Polícia Contra o Crime Organizado (6/1/2023)

Vale ressaltar que esse catálogo é alimentado diariamente com novos títulos, podendo ocorrer adições ou mudanças ao longo do mês.

Metrô de São Paulo quer oferecer internet gratuita nas linhas 1, 2 e 3

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Nesta quarta-feira (28), o Metrô de São Paulo lançou uma licitação de concessão onerosa da infraestrutura e sistemas de telecomunicações da linha de transporte. Ou seja, irá conceder alguns de seus sistemas de telecomunicações, incluindo a banda de sua Infovia, rede de alta velocidade que integra suas estações, e cabos de fibra óptica, em troca de internet em estações e trens.

O objetivo é fornecer internet grátis para os passageiros do Metrô nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que deverá ser implantada pela futura concessionária, além de ampliar suas receitas não-tarifárias ao receber percentual da receita obtida pela concessão.

Além disso, ainda haveria a implantação de nova infraestrutura e equipamentos para permitir a melhoria do sinal das operadoras de telefonia móvel, com o intuito de modernizar e trazer mais qualidade ao serviço oferecido atualmente.

Para nível de entendimento, a concessão onerosa ocorre quando a União cede um direito de exploração de um recurso de sua propriedade em troca de uma remuneração.

Nesse caso, a futura concessionária que ganhar a licitação poderá ter acesso à chamada Infovia-Metronet e às fibras ópticas remanescentes para utilizar em seus serviços pagos. Em troca, deverá fornecer acesso ao serviço móvel de celular a uma rede wi-fi aos usuários das linhas de transporte.

Com a concessão onerosa, que deve ter duração de 30 anos, o Metrô de São Paulo deverá receber um valor inicial de outorga, além de um percentual que será definido pela maior proposta dos participantes da licitação. A sessão pública de recebimento de propostas está marcada para o dia 30 de março de 2023.

Segundo o portal Metrô CPTM, não há informações do motivo, mas a Linha 15-Prata, de monotrilho, não está incluída no pacote da licitação. Além disso, as empresas interessadas no processo ficarão restritas a grandes grupos de telecomunicações, e que estiverem interessados em explorar comercialmente os cerca de 57 km de vias dos três ramais: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Após o processo de licitação, já com o futuro operadora estabelecido, o prazo máximo para que o serviço gratuito entre em funcionamento nas três linhas seria de três anos, começando a contar a partir da assinatura do contrato. Ou seja, os passageiros devem ter acesso gratuito à internet no Metrô de São Paulo até 2026.

Elon Musk está considerando comprar outra rede social; saiba qual

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Figura presente na área tecnológica, parece que o bilionário Elon Musk gostou do universo das redes sociais, pois a aquisição do Twitter pode não ser sua única compra por esse segmento. Através de uma interação entre os usuários da sua plataforma, o empresário colocou à disposição a ideia de comprar outra rede social: o Substack.

O Substack é uma plataforma que funciona em formato de newsletter, oferecendo uma estrutura de publicações e boletins informativos por assinatura. Atualmente, a rede social conta com mais de um milhão de assinantes no mundo, mas é usualmente usada por escritores, podcasters e jornalistas.

A plataforma além de permitir que textos e conteúdos independentes sejam pagos por assinantes, em envio direto ao público, também tem sido usada por outros influenciadores da internet.

Na interação com os usuários, um deles (@WallStreetSilver) sugeriu que Elon Musk comprasse a plataforma e fizesse uma conexão com o Twitter, sob o argumento de que a integração faria sentido porque “criaria instantaneamente uma competição massiva para mídia corporativa obsoleta”.

A interação de Musk com o usuário @WallStreetSilv veio após o empresário publicar um tuíte criticando os jornalistas das ditas mídias tradicionais. “Por que o jornalismo corporativo está correndo para defender o Estado em vez do povo?”, questionou o CEO.

Entretanto, de acordo com o GizChina, na atual situação financeira do bilionário, pode ser difícil comprar qualquer empresa. A Tesla teve uma queda acentuada em suas ações (cerca de 70%), com o empresário vendendo várias delas, tudo isso ocorrendo após as diversas incertezas que os acionistas da empresa tiveram com a aquisição do Twitter. Com isso, a capacidade de Musk de contar com as ações da Tesla para levantar capital se deteriorou rapidamente quando o preço das ações caiu.

Claro destaca seleção de projetos para o Campus Mobile

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O Instituto Claro selecionou projetos para a 11ª edição do Campus Mobile. A operadora divulgou que escolheu 89 projetos para participar de mais uma edição desse evento. Os selecionados, estudantes universitários, recém-formados, mestrandos e doutorandos de todas as regiões do país, seguirão para a etapa de desenvolvimento das ideias.

Campus Mobile

A Claro explica, que ao final, os autores dos projetos vencedores nas categorias Saúde, Games, Educação, Diversidade, Smart Cities e Smart Farms serão contemplados com uma viagem de imersão para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, oportunidade para a troca de experiências com grandes universidades e empresas de inovação da Califórnia. 

Campus Mobile é um incentivo para estudantes de diversas áreas 

A operadora destaca também que, pela primeira vez, estudantes de mestrado e doutorado também poderão participar e desenvolver suas ideias de aplicativos para smartphones com foco em impacto social. 

Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, disse que toda a empresa está muito feliz e honrada em avançar com esse trabalho:

“Estamos muito felizes e honrados em conhecer os novos participantes e essas ideias transformadoras que promovem impacto social, benefício para a população e deixam um legado para a sociedade.”

O que vem a seguir no Campus Mobile

Essa seleção faz parte de um processo seletivo maior. Ainda há uma fase preparatória, que será realizada em um ambiente virtual, onde as equipes serão capacitadas e orientadas no aprimoramento de seus projetos. 

Nesta etapa, os mobilianos desfrutarão de um leque de atividades como palestras, sessões de mentoria, consultorias com especialistas em temas mobile, painéis de discussão e oficinas técnicas. 

Depois haverá uma Semana Imersiva, que vai acontecer no início de 2023, através de intercâmbio de informações e experiências entre os participantes, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia, com o objetivo de fornecer insumos para que possam lapidar seus aplicativos para banca de avaliação. Na banca, serão definidos quais projetos seguem como finalistas do programa.

Essa é uma iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do hub de inovação da Claro, beOn.

Para conferir a lista dos projetos selecionados basta acessar este link

Assinantes do Globoplay reclamam da falta de acessibilidade nos conteúdos

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Assinante do Globoplay reclamou da falta de acessibilidade no streaming do Grupo Globo. Através de uma publicação no Twitter, na última segunda-feira, 26, o jornalista Mateus Baldi, reclamou da falta de legenda no filme “Carandiru”. 

Globoplay

O jornalista é surdo, portanto necessita de recursos de acessibilidade para conseguir entender por completo os conteúdos que assiste nos streamings

Baldi disse que precisou fazer um ‘esforço monstruoso para entender o filme’. Veja abaixo o desabafo dele em seu perfil pessoal: 

Na sequência ele fala mais sobre a necessidade da acessibilidade, inclusive em coisas básicas como um filme em uma plataforma de streaming. Ele reclamou de mais conteúdo sem legenda e disse que esperava que o perfil oficial do Globoplay se pronunciasse de alguma forma. 

Alegou também que esse é o maior streaming do nacional, portanto era esperado um serviço melhor para os usuários com necessidades especiais.

Mais consumidores reclamaram da falta de legendas no Globoplay 

Seguindo o assunto, outras pessoas também compartilharam suas experiências negativas com o streaming, dizendo que falta o recurso em diversos conteúdos. 

Um dos twittes fala também da falta do recurso “Closed caption”. Trata-se de um sistema de transmissão de legenda de filmes, programas de televisão ou vídeos online. A internauta reclama que seu marido é surdo e se houve ao menos o closed caption já facilitaria as coisas. 

Pronunciamento da plataforma sobre as reclamações

O Globoplay apareceu comentando a publicação, respondeu algumas respostas em cima do twitte principal e disse lamentar pelo ocorrido e assumiu que nem todos os conteúdos do catálogo possuem legenda. Veja abaixo uma das respostas:

O site Terra, que noticiou esse fato anteriormente, procurou o Globoplay para dar algum posicionamento oficial sobre o assunto, mas não teve retorno até o momento.

Se a plataforma ou o Grupo Globo fizer algum tipo de comunicado oficial essa matéria será atualizada com a resposta enviada pela empresa.