17/12/2025
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Justiça de Portugal volta atrás e aprova plano de recuperação da Oi

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Assim, plano da tele passa a ter respaldo legal em todas as cortes estrangeiras que a companhia detém subsidiárias.



A Justiça portuguesa voltou atrás e decidiu reconhecer a homologação do plano de recuperação judicial da Oi. Com isso, o plano da tele passa a contar com o respaldo de todas as cortes estrangeiras onde a companhia detém subsidiárias, investidores e/ou credores.


Em agosto, a Justiça portuguesa havia indeferido o reconhecimento da homologação por haver ainda recurso contra o plano em primeira instância, impetrado pela Pharol, principal acionista da Oi.


A operadora então interviu contra a primeira sentença com recurso no Tribunal da Relação de Lisboa.


A sentença do Juízo de Comércio de Lisboa foi publicada na última sexta-feira (26). A decisão afirma que “o plano torna-se vinculativo para a generalidade de credores, mesmo para os que não tenham tomado parte nas conversações, ou, independentemente disso, o não hajam subscrito.”

Na sequência, diz que “o mesmo sucede no Brasil, em que a decisão que se pretende ser reconhecida, de homologação do plano se tornou igualmente eficaz e vinculativa, independentemente do respectivo trânsito em julgado.”

Por fim, a decisão conclui que “não procede assim o argumento expedido na sentença recorrida de que ‘o plano de revitalização só produz efeitos jurídicos após o trânsito em julgado da decisão que o homologar.”

TIM oferece “teste drive” do 5G para moradores de cidade italiana

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Visitantes podem dirigir carro à distância por meio de “controle remoto”.


A TIM está oferecendo um “teste drive” da conexão por 5G para os moradores da cidade de Turim, na Itália. A demonstração é uma parceria entre a operadora, a Ericsson e a prefeitura da cidade. 


Uma das experiências com a rede de quinta geração que os visitantes poderão degustar é o carro “de controle remoto” que pode ser dirigido a uma distância de vários metros. 


Os visitantes também podem dar uma volta dentro do carro. Assim, um operador irá dirigir o veículo com um volante para computador a alguns metros de distância. 

O experimento é possível porque o 5G possui latência perto de zero, o que aumenta a confiabilidade e a segurança da conexão. 

A TIM também está fazendo demonstrações de algumas tecnologias para a realidade virtual, soluções Smart City, otimização de serviços públicos, acessórios de robótica industrial e até mesmo um drone de monitoramento ambiental que permite uma coleta maior de dados em tempo real.


A dificuldade inicial para o funcionamento da rede é a ausência de dispositivos compatíveis com a nova tecnologia. 

A velocidade de conexão do 5G deve chegar a 20Gbps com uma latência de apenas 2 a 5 ms. 

Além disso, a TIM informou que a infraestrutura que está instalando na cidade terá capacidade para aguentar até um milhão de objetos conectados por quilômetro quadrado. 

No Brasil, ainda não há previsão de quando o 5G deve chegar. Segundo a TIM, a chegada da tecnologia por aqui depende apenas de uma licitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nos Estados Unidos, a Verizon começou a comercializar os primeiros planos de quinta geração em quatro cidades para acesso fixo-móvel. 

NET/Claro TV e Vivo TV sofrem nova queda no serviço de TV paga

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Enquanto isso, Oi TV e SKY apresentam crescimento no serviço.


Há alguns meses, a Oi tem recebido o prêmio de Destaque do Mês do Minha Operadora pelo crescimento em TV por assinatura, mesmo diante de um cenário em que o número de assinantes de TV paga vem caindo.


No mês de setembro não foi diferente, a operadora foi a que mais cresceu em números percentuais: 1,26% em relação ao mês de agosto. 


Em números absolutos é um incremento de 19.862 novos contratos, alcançando a marca de 1.592.886 clientes, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Assim como no mês passado, a SKY engordou sua base de clientes. De agosto para setembro, a operadora conquistou 35.565 novos assinantes, passando a contar com 5.247.957 usuários.

O mico do mês ficou com a Vivo TV novamente, que perdeu -9.627 contratos, um percentual de -0,61%, contando agora com 1.600.473 clientes.


[ATUALIZAÇÃO – 01/11/2018 17H46]:

A NET/Claro TV também sofreu retração da sua base de contratos, perdendo -67.800 clientes, uma queda percentual de -0,39%. Assim, a operadora conta agora com 7.132.861 usuários.

1. Oi TV (+1,26%)
2. SKY (+0,68%)
3. Claro (-0,60%)
4. Vivo (-0,61%)

Quando se leva em consideração o desempenho anual, a Oi foi a única operadora que apresentou crescimento, adquirindo 131.045 contratos (+8,96%) nos últimos 12 meses.

A Vivo registrou menos 22.218 contratos (-1,37%), a SKY menos 40.787 (-0,77%), e a Claro/NET menos 418.246 (-4,53%).  


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As pequenas prestadoras de TV por Assinatura tiveram redução de 112.100 contratos (-12,65%).

O Brasil registrou 17.791.681 contratos ativos do serviço de TV por assinatura no mês de setembro de 2018, diminuição de 426.360 assinaturas (-2,34%) nos últimos 12 meses. 

Em relação ao mês anterior, a redução foi de 25.471 assinaturas (-0,14%).




Tecnologia


Em setembro de 2018, mais da metade dos assinantes de TV por Assinatura no Brasil receberam a programação por satélite, 9.682.924 contratos (54,42% do mercado), por cabo foram  7.457.355  (41,91%) e por fibra ótica foram 650.948 (3,65%).

Apenas os assinantes que receberam a programação da TV por Assinatura por fibra ótica aumentaram nos últimos 12 meses, mais 268.412 (+70,17%). 

Os assinantes via satélite tiveram redução de 575.669 (-5,61%) e os que recebem o sinal por cabo diminuíram em 118.375 (-1,56%).

Estados 

Nos últimos 12 meses, os estados com maior crescimento percentual no serviço de TV por assinatura foram Ceará com mais 25.468 (+6,60%), Amazonas com mais 17.528 (+6,05%) e Rio Grande do Norte com mais 10.360 (4,51%).

Nextel expande sua capacidade de tráfego de dados

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Solução de virtualização está sendo implantada na operadora pela Ericsson.


A Nextel expandir a capacidade de processamento de dados móveis da sua rede 4G por meio da implantação do Virtual Evolved Packet Core (vEPC), em parceria com a Ericsson.


A solução de virtualização também irá tornar a operadora apta para a chegada do 5G no Brasil e irá preparar a Nextel para o mundo cloud, que traz mais flexibilidade e agilidade na expansão dos negócios.


Com o vEPC, a Nextel poderá reduzir seus investimentos em equipamentos físicos e passará a contar com uma infraestrutura de data center com virtualização e evolução para cloud.

“A Nextel e o mercado em que atuamos como um todo segue uma tendência de virtualização”, afirma o CTO da Nextel, Estevam Araújo.

“Esse cenário exige evolução constante, e a Ericsson trabalhou como nossa parceira, mobilizando recursos e usando da sua experiência para executar esse processo de transformação da nossa rede”, completa.

A solução de virtualização começou a ser implantada pela Ericsson na Nextel no mês passado e deve ser concluída até o final do mês que vem


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A fabricante possui mais de 140 projetos semelhantes em todo o mundo.

“Facilmente escalável, esta solução ajudará a Nextel a crescer de forma mais ágil e econômica. Se comparada a um projeto de expansão tradicional, que se apoia mais em hardware, esta implementação trará uma economia de energia de cerca de 30% e uma utilização eficiente das aplicações de software superior a 90%”, afirma o vice-presidente Comercial da Ericsson, Murilo Barbosa.

De acordo com o estudo Mobility Report da Ericsson, globalmente as implementações de 5G são esperadas a partir de 2020. 

A Ericsson prevê mais de 1 bilhão de assinaturas 5G para banda larga móvel até o final de 2023, representando cerca de 12% do número total de assinaturas móveis. 

Ainda segundo o estudo, 20% do tráfego global de dados móveis será feito por meio de redes 5G em 2023.

A Ericsson também está com parceria com a TIM para centralizar a base de dados de usuários da operadora, que possui um volume de 70 milhões de assinantes no Brasil.

Telefônica, dona da Vivo, é condenada a indenizar vendedor

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Gerente da operadora cobrava metas dos colaborados fora do horário de trabalho, via WhatsApp.


A Telefônica, dona da Vivo, terá que indenizar um de seus vendedores por cobrar metas fora do horário de trabalho via WhatsApp. A decisão foi da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). 


No entendimento do TST, a conduta da operadora extrapolou os limites aceitáveis no exercício do poder diretivo do empregador. 


No processo, o vendedor afirmou que sofria assédio moral da Telefônica, com pressões excessivas por resultados e ameaças de demissão caso não atingisse as metas.

O trabalhador disse que a situação afetou não apenas a sua vida profissional, mas também sua vida privada, sua imagem pessoal e sua integridade psicológica. 

As testemunhas ouvidas pelo TST confirmaram as cobranças sofridas pelos empregados tanto durante quanto depois do expediente pelo WhatsApp.

Os testemunhos também dão conta de exposição dos números de cada vendedor tanto pelo aplicativo quanto no mural da empresa. 

Caso alguém não respondesse às mensagens enviadas fora do horário de trabalho, era questionado pelo gerente. 

As duas decisões de primeira instância deram ganho à operadora. A 48ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte não concordou com a tese de pressão excessiva. 

“A pressão por cumprimento de metas é inerente à função de vendedor, e a conduta da empresa neste sentido, por si só, não caracteriza assédio moral, mais ainda quando não comprovado de forma cabal eventual abuso”, afirmou o juízo.


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O TRT da 3ª Região de Minas Gerais manteve a sentença, mas afirmou que o empregado tem todo o direito de não responder as mensagens enviadas pelo aplicativo.

Já o relator do recurso no TST, Alexandre Agra Belmonte, disse que“há o uso e há o abuso” ao enviar as mensagens por WhatsApp fora do horário de trabalho. 

Para o ministro, a conduta invade a privacidade da pessoa, “que tem outras coisas para fazer e vai ficar se preocupando com situações de trabalho fora do seu horário”.

O relator explicou que, uma vez evidenciado na decisão do TRT que havia cobrança de metas fora do horário de trabalho, “a conclusão não pode ser a de que não há reparação por dano moral”. 

Por unanimidade, a Turma deu provimento ao recurso e fixou o valor da indenização em R$ 3,5 mil.

No início desse mês, a operadora também foi condenada a pagar R$ 8 mil a consumidora por danos morais. 

A autora da ação havia contratado serviço de telefonia com a operadora que foi suspenso sem motivos.

A Oi também foi condenada por danos morais neste mês de outubro por cobrança indevida de uma consumidora por um serviço de telefonia que não foi contratado. 


TIM foi condenada neste mês a pagar R$ 50 milhões de indenização por danos morais coletivos


A Justiça reconheceu a prática abusiva da operadora ao promover a “derrubada” de chamadas da promoção Infinity por meio de sistema de interrupção automática.

Correios Celular chega a mais um estado do Nordeste

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Operadora já está disponível em 71 dos 74 DDDs existentes no Brasil.



A operadora Correios Celular chegou à João Pessoa, na Paraíba, na última quarta-feira (24). A operadora funciona como uma MVNO (operadora móvel virtual) a partir da rede da TIM.


Com a expansão, a Correios Celular passará a operar em 24 estados, que correspondem a 71 dos 74 DDDs disponíveis em todo o Brasil, alcançando mais de 90% da população brasileira.


O lançamento ocorreu na sede da Superintendência Estadual da Paraíba, no Varadouro, com a presença do presidente dos Correios, Carlos Fortner, e o superintendente estadual, Alfredo Fernandes. 

No Estado, serão comercializados planos pré-pagos que contam com pacotes de ligações e planos de internet. 

Os pacotes foram planejados para serem os mais baratos do mercado, com benefícios como WhatsApp ilimitado, roaming grátis e internet sem cortes por 30 dias, mesmo após o consumo da franquia.
A operadora oferece cinco opções de planos na Paraíba, com preços entre R$ 20 e R$ 90.

Alô 20: 30 minutos em ligações para qualquer número fixo ou celular de qualquer operadora e DDD, mais 500 MB de internet.

Alô 30: 100 minutos em ligações para qualquer número fixo ou celular de qualquer operadora e DDD, mais 1 GB de internet.

Alô 40: 200 minutos em ligações para qualquer número fixo ou celular de qualquer operadora e DDD, mais 3 GB de internet.

Alô 60: 300 minutos em ligações para qualquer número fixo ou celular de qualquer operadora e DDD, mais 5 GB de internet.

Alô 90: 400 minutos em ligações para qualquer número fixo ou celular de qualquer operadora e DDD, mais 8 GB de internet.

Para se tornar cliente da Correios Celular, basta comprar um chip em uma agência dos Correios. É possível realizar a portabilidade e permanecer com o mesmo número. 

Anatel aplica desconto de 10,71% nas assinaturas da Algar Telecom

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Revisão de tarifas era uma das condições impostas pela agência para aprovação da reestruturação do grupo. 



A revisão tarifária do Grupo Algar foi aprovada na última quinta-feira (26) pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 


A partir do dia 1º de dezembro, será aplicado um percentual de desconto de 10,71% sobre as tarifas das assinaturas Residencial, Não Residencial e Tronco do serviço de telefonia fixa prestado pela Concessionária Algar Telecom S. A.


A revisão tarifária foi uma das condições impostas pela agência para aprovar a reestruturação do Grupo Algar, que permitiu a incorporação da Algar Celular S. A. e da Image Telecom TV Vídeo Cabo Ltda pelo grupo.

A Lei Geral de Telecomunicações (artigos 86 e 108) determina que devem ser integralmente transferidos aos usuários os ganhos econômicos da companhia.


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A Algar também está incorporando parte dos ativos da Cemig Telecom, cujo leilão o grupo venceu em agosto.

A Algar pagou R$ 77,8 milhões, ágio superior a 139%, pelos ativos da Bahia, Pernambuco, Ceará e Goiás.

Veja a tabela com os valores das novas tarifas da Algar sem impostos.

Nextel oferta planos pós-pagos para negativados

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Interessados podem participar da campanha “Voto de Confiança” até o dia 15 de novembro.

A Nextel está dando um voto de confiança aos consumidores. Até o dia 15 de novembro, as pessoas que estão com o nome negativado poderão contratar qualquer plano pós-pago da operadora. 

 
Os planos disponíveis são de 4GB por R$ 49,99 por mês e de 8GB por R$ 69,99 por mês. Esses preços são válidos para contratação realizada pela portabilidade.
 
Os pacotes contam com ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil utilizando o código 99, internet sem bloqueio, roaming nacional grátis e SMS ilimitado.
 
Só não poderão participar da campanha “Voto de Confiança” os clientes que estão inadimplentes com a Nextel.
 
“A Nextel entende e respeita sua luta do dia a dia e é por isso que estamos sempre pensando em soluções pra agilizar sua vida.  Neste momento tão importante do país, o nosso voto é pra você porque a gente sabe como o celular é fundamental para colocar suas finanças nos trilhos”, anuncia a operadora.


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Para divulgar a campanha, a operadora preparou um filme estrelado pelo ator João Côrtes, o ruivo da Nextel, e assinada pela agência Tribal Worldwide.
 
O vídeo tem como plano de fundo o período de eleições e traz a simulação de propagandas eleitorais clássicas: câmera frontal e tradutora de libras. 
 
Porém, ao contrário das promessas eleitorais, o ator fala de uma entrega real: até o dia 15 de novembro as pessoas negativadas podem adquirir qualquer plano pós-pago da operadora.
 
Veja o vídeo:

47,4% dos conteúdos da TV por assinatura no Brasil são estrangeiros

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Conteúdos brasileiros ocupam um espaço menor até que o ocupado pela publicidade.


A maior parte dos conteúdos da programação dos canais da TV por assinatura ainda é estrangeiro. Conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2017, apenas 17,7% das horas de programação dos canais foram de obras brasileiras.


O conteúdo de audiovisual brasileiro exibido pelas TVs perde até mesmo para a publicidade, que ocupa 19,7% da programação total. Já o conteúdo estrangeiro ocupa 47,4% das horas.  


Os 15,2% de horas restantes da programação é constituído por obras que não configuram espaço qualificado. 

Entre as obras brasileiras, 10,9% foram de conteúdo independente. Os números são do Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2017.

Produções financiadas por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) representam apenas 5,5% do total. 

Considerando apenas os títulos independentes, esse percentual é um pouco maior, de 7,2%, que representa 295 títulos. Desses, 202 são filmes.

No horário de maior audiência, a participação das produções brasileiras aumenta. 

Considerando apenas o horário nobre, as obras nacionais correspondem a 29,4% da programação nos canais adultos e 28,9% nos canais infantis.

Em contrapartida, a programação estrangeira diminui de 62,5% para 55,7% nos canais adultos e de 58,2% para 51,7% nos canais infantis.

A programação brasileira independente também aumenta sua participação, ocupando 20,8% do horário nobre dos canais adultos e 19,2% dos canais voltados para crianças e adolescentes.

Na TV por assinatura, o gênero mais exibido em 2017 foram as ficções e os documentários, que juntos representam 68,5% da programação. 
Já as obras de reality show, variedades e vídeos musicais somam 27,1% dos títulos.

Considerando apenas as produções brasileiras independentes, a maior parte delas se enquadra nos gêneros ficção e documentário (74,4%). 

Os reality shows e variedades representam apenas 5,3% dos títulos brasileiros independentes. Já as produções vídeos musicais respondem por 16,2%.

Filmes nacionais


Em 2017, o Brasil bateu o recorde de títulos brasileiros lançados nas salas de cinema. Ao todo, foram 160 longas-metragens, sendo 91 longas de ficção, 62 documentários e 7 animações.

Os títulos brasileiros venderam mais de 17 milhões de ingressos, o que representou uma participação de público de 9,6%. 

Em 2016, foram 142 estreias de filmes brasileiros, e em 2009, apenas 84.

Somando os filmes nacionais e internacionais, o Brasil vendeu, em 2017, 180 milhões de ingressos. 

No entanto, houve uma redução do público em salas de cinema em relação ao ano anterior (184,3 milhões). 

Ainda assim, a renda bruta auferida em salas de cinema, em valores absolutos, teve um aumento de 4,6% em 2017.

O filme que mais atraiu telespectadores foi o “Meu Malvado Favorito 3”, com quase 9 milhões de ingressos vendidos. 

Já o longa brasileiro mais visto foi “Minha mãe é uma peça 2”, que teve um público de mais de 5 milhões em 2017.

SKY abre canal AMC a partir desta sexta-feira

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Clientes pré e pós-pagos da operadora poderão curtir séries e filmes até o dia 6 de novembro.


A SKY irá abrir o canal AMC (114 e 514 HD) a partir desta sexta-feira (26). O canal conta com grandes sucessos do cinema e séries aclamadas como Fear The Walking Dead, The Terror e Animal Kingdom.


O sinal ficará aberto até o dia 6 de novembro para os clientes pós-pagos e pré-pagos da operadora que tiverem com recarga ativa. 


Entre os destaques desse período está a estreia da série Eli Roth’s History of Horror, no dia 30 de outubro, às 22h.

Integrando a série de documentários que a AMC vem produzindo sobre a cultura pop (Visionaries), Eli Roth’s History of Horror reúne ícones do gênero para discutir seus maiores temas e revelar as inspirações e dificuldades do passado e da atualidade. 

Apresentado por Eli Roth, diretor O Albergue, cada episódio de uma hora mostrará aos espectadores como o terror evoluiu, impactando a sociedade e mantendo os fãs viciados em sentir medo. 

Também no dia 30 de outubro, o canal irá estrear Stan Against Evil, às 23h. Stanley Miller junta-se relutantemente à sua jovem substituta no cargo, Evie Barrett, para lutar contra forças sobrenaturais.


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A história se passa numa pitoresca cidade dos Estados Unidos construída sobre terras onde bruxas eram queimadas no século XVII. 

Enquanto briga com demônios, Stan faz um acordo secreto para trazer de volta sua falecida esposa. 

As duas primeiras temporadas têm 8 episódios de 30 minutos cada. A terceira está prestes a estrear na TV americana.

No início deste mês, SKY retirou os canais Polishop TV da sua grade de programação.

Na próxima quarta-feira (31), os canais Joias VIP, HBO Plus E (123) e Max Prime E (129) também deixarão de fazer parte do line-up da operadora. 

Apesar disso, a programação continuará disponível nos canais HBO Plus e Max Prime.