17/12/2025
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Vivo fecha terceiro trimestre com lucro de R$ 3,2 bilhões

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Operadora aumenta rentabilidade no trimestre com pós-pago e expansão de fibra; lucro líquido acumulado no ano atinge R$ 7,4 bilhões.



No 3º trimestre deste ano, a Vivo registrou um lucro líquido de R$ 3,2 bilhões, um crescimento de 159,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, o desempenho foi o mesmo.


Com o resultado, a companhia acumula lucro líquido de R$ 7,4 bilhões nos primeiros nove meses de 2018.


O bom desempenho da Telefônica foi possível especialmente pelo aumento de 5,3% do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no comparativo anual, totalizando R$ 3,9 bilhões.

Outro ponto que ajudou no desempenho da companhia foram os efeitos não recorrentes do trimestre, relacionados à decisão transitada e julgada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) relativa ao pagamento de PIS e COFINS sobre o ICMS relativo às operações da Vivo entre 2004 e 2013. 

O resultado trimestral da Vivo é reflexo da estratégia da companhia em focar em negócios de maior valor, como planos pós-pagos e expansão da rede de fibra.

As iniciativas de digitalização também garantiram o crescimento das margens e uma experiência única aos clientes.

 A margem EBITDA recorrente foi a 35,9%, 2,1 pontos percentuais maior quando comparada ao mesmo período de 2017. 

Considerando os efeitos não recorrentes do período, o EBITDA apresentou crescimento de 29,6% em relação ao terceiro trimestre de 2017, totalizando R$4,8 bilhões, com margem de 44,2%.

A Receita Operacional Líquida apresentou crescimento de 0,6% no acumulado do ano, impulsionado pelo crescimento dos planos pós-pago e pela acelerada expansão da base de clientes de fibra (FTTH).

Esses serviços citados acima compensaram o desempenho do serviço pré-pago, por conta da migração de clientes para planos pós-pago, e pela queda natural no uso de voz fixa diante à maturidade do serviço. 

Os Custos Operacionais Recorrentes mantiveram a trajetória de queda e apresentaram redução de 4,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, em um período em que a inflação foi de 4,5% (IPCA-12M).

“Nossa estratégia está alinhada à transformação digital que tem revolucionado indústrias e sociedades. As iniciativas de digitalização e simplificação tem como objetivo oferecer uma experiência única e exclusiva aos nossos clientes, por meio de produtos de alto valor, como 4G+ e fibra, ao mesmo tempo em que elevamos nossa rentabilidade e geração de caixa”, explica o Chief Financial Officer da Telefônica Brasil, David Melcon.

Investimentos em alta


Os investimentos da empresa subiram 9,4% no período, atingindo quase R$ 2,4 bilhões, representando 22,2% da Receita Líquida Operacional no trimestre. 

Os recursos foram concentrados, principalmente, na ampliação da rede de fibra – presente hoje em 104 cidades de 15 estados do país – e na maior cobertura e capacidade na tecnologia 4G e 4G+ (nome comercial da tecnologia 4.5G). 

Nos nove meses do ano, os investimentos somam mais de R$ 6 bilhões, o que representa 18,8% da Receita Operacional Líquida – aumento de dois pontos percentuais na comparação ao mesmo período do ano passado.

Segndo o Chief Operating Officer (vice-presidente Executivo) da Telefônica Brasil, Christian Gebara, os investimentos da operadora “seguem em ritmo acelerado com foco na ampliação do nosso mapa de cobertura e na expansão da rede móvel 4G, presente hoje em cerca de três mil municípios; e 4G+, que já alcança quase 900 cidades.”


VIU ISSO?



“Na rede fixa estamos entregando cada vez mais municípios com fibra. Lançamos 16 novos municípios, mesmo número de cidades que entregamos em 2017 e, até o final deste ano serão mais de 25 entregues no total, incluindo novas capitais”, completa o vice-presidente Executivo. 

No início do mês, a Vivo levou a sua rede de fibra para a cidade de Jataí, em Goiás. No mês passado, a operadora anunciou que irá investir R$ 7 bilhões em fibra ótica até 2020.

Móvel


A Receita Líquida Móvel da Telefônica segue crescendo e apresentou aumento de 1,8% no terceiro trimestre.

O crescimento foi influenciado por forte atividade comercial, adicionando aproximadamente 1 milhão de novos clientes pós-pagos em sua base somente no trimestre. 

No acumulado do ano, foram mais de 2,6 milhões de novos clientes no pós-pago – um crescimento de 16,3% quando comparado ao mesmo período de 2017. 

O crescimento da receita deve-se à expansão de 8,2% na Receita de Dados e Serviços Digitais, e à maior Receita de Aparelhos, que cresceu 72,4% na comparação com trimestre anterior.

O total de acessos móveis atingiu 74,4 milhões ao final do terceiro trimestre do ano, praticamente estável frente ao mesmo período do ano passado. 
A base de clientes pós-pagos já é maior que a de clientes pré-pagos, representando 53% da base móvel total. 

Por mais um trimestre, a Vivo consolida sua liderança no mercado móvel brasileiro, com 31.8% de market share total e 41,1% de market share pós-pago, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fixo


A Receita Líquida Fixa apresentou queda de 5,4% no trimestre, principalmente devido à menor base de comparação em relação ao mesmo período do ano passado, relativa à negociação de um grande contrato pontual que gerou um efeito positivo na receita de Dados Corporativos e TI. 

Desconsiderando esse fator, a receita cairia 2% no período, apresentando uma melhora na tendência devido à evolução positiva da Receita de Banda Larga que cresceu 14,2%.

No entanto, o serviço é ainda afetado pela queda natural das Receitas de Voz e pela redução da tarifa de interconexão fixa ocorrida em fevereiro de 2018. 
Do total da receita de banda larga, aproximadamente 70% se refere à Receita de Ultra Banda Larga, que apresentou crescimento de 28,5% no comparativo anual. 

O aumento acompanha o volume de acessos em ultra banda larga, que já representa 65,8% da base.

TV por assinatura


No serviço de TV por assinatura, a receita registrou crescimento de 0,8% no comparativo anual.

Embora os acessos totais do serviço tenham reduzido em 1,1% no trimestre, o serviço segue em ascensão com o IPTV (TV por fibra) que registrou aumento de 52,7% nos acessos. 

Dona da Vivo instala TV 4K em ônibus na Espanha graças ao 5G

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Conteúdo em ultra definição no ônibus graças ao 5G.



A operadora espanhola Telefônica já está se movimentando em
torno dos testes com o 5G. Enquanto o lançamento comercial ainda não acontece
(a previsão é para 2020) a companhia vai promovendo alguns testes. Um bem
curioso, que mostra bem o potencial da tecnologia, são TVs 4K, instaladas numa
linha de ônibus.

Este teste, realizado na cidade de Segóvia, na Espanha, irá
perdurar até 30 de novembro de 2019. Além da Telefônica/Movistar, Nokia, Avanza
e Teldet também estão envolvidas no projeto.

As três telas 4K foram instalados no ônibus pela Telefônica e Avanza. Elas são conectadas a um decodificador 4K projetado pela Nokia, que se conecta, através da rede móvel, ao servidor de vídeo hospedado no Mobile Edge Computing (MEC). 

A Telnet contribuiu com um roteador móvel de alto desempenho que garante uma conexão estável – essencial para a transmissão de conteúdos em alta definição.

Com essa implementação, que mostra o potencial da largura de banda das redes 5G, os passageiros da linha 1-San José poderão assistir a canais ao vivo da Movistar+

Huawei confirma que lançará smartphone dobrável com 5G em 2019

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Huawei investirá pesado em smartphones com 5G.

Richard Yu, CEO da Huawei, a segunda maior fabricante de
smartphones no mundo, confirmou que a companhia irá lançar um smartphone
dobrável, compatível com 5G, em 2019.

A confirmação chega pouco tempo depois de DJ Koh, CEO da
Samsung, dizer que a gigante sul-coreana irá apresentar ainda em 2018 um
aparelho dobrável, porém não ficou claro se ele será compatível com 5G.



Alguns
rumores mencionam que o primeiro smartphone dobrável com 5G da Huawei seguirá
na mesma toada do Mate 20 X – em relação ao tamanho de tela. Este modelo conta
com uma tela de impressionantes 7,2 polegadas.

VIU ISSO?

O investimento da Huawei no desenvolvimento de aparelhos com
5G é impressionante, a companhia estaria alocando US$ 600 milhões no negócio,
com o intuito que todos os seus próximos aparelhos sejam compatíveis com redes
5G.

Para o consumidor final, infelizmente, a expectativa é que
esses aparelhos com tela dobrável e 5G cheguem com preço bem elevado.



A LG, em conjunto com a operadora norte-americana Sprint, também lançará um smartphone compatível com 5G em 2019. O aparelho deve estar disponível no primeiro semestre.

NET anuncia novidades para melhorar a banda larga fixa residencial

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NET anuncia três medidas que visam potencializar a banda larga fixa residencial.


A NET anunciou o Wi-Fi Plus, Wi-Fi Plus 360º e o Ponto
Ultra.
Essas três novas soluções, de acordo com representantes da companhia,
podem melhorar o rendimento da banda larga fixa residencial, já que podem ser
adaptados às características de cada residência, ressalta Marco Dyodi, diretor
de marketing da NET.

Confira abaixo um resumo sobre cada das novidades
apresentadas pela NET:


Wi-Fi Plus


Com esse trunfo da compatibilidade com duas bandas de
frequência a rede pode enfrentar bem menos congestionamentos com outros
equipamentos que estejam operando na faixa mais convencional, que ainda é a de
2.4 GHz.

Desta forma, os roteadores Wi-Fi alcançam uma melhor
cobertura de internet, maiores velocidades de transferência e maior
estabilidade do sinal, colaborando para uma rede mais eficiente, destaca a NET.

Lembrando que para curta distância a melhor opção de conexão
entre o roteador e o dispositivo é através da rede de 5 GHz, porém caso você
esteja com o seu smartphone, por exemplo, mais afastado do ponto de acesso
(roteador) opte pela rede de 2.4 GHz.

O roteador Wi-Fi Plus estará disponível para todos os clientes
NET que contratarem planos a partir de 120 Mbps. Para realizar a troca por um
roteador Wi-Fi Plus basta ligar no 10621 e agendar a troca.

Wi-Fi
Plus 360º


Começamos pelo Wi-Fi Plus que é o nome dado pela NET para um
roteador dual-band, isto é, capaz de trabalhar em duas frequências: 2.4 GHz e 5
GHz.

O Wi-Fi Plus 360º é uma variação do Wi-Fi Plus comentando
anteriormente. A principal diferença é a sua capacidade de cobertura, tornando
essa opção interessante para empresas.

A tecnologia que comanda é a Mesh, que é uma solução que
visa resolver de forma eficiente a questão da expansão da área de cobertura sem
os problemas que outros dispositivos como repetidores e roteadores extras podem
ocasionar.

A tecnologia Mesh, presente no Wi-Fi Plus 360º consiste em
um ponto de acesso principal e dois auxiliares, que garantem uma sintonia para
que o melhor ponto de acesso, nas faixas com menor interferência possível, seja
entregue ao usuário.

Uma forma inteligente e rápida de extrair o máximo da rede
Wi-Fi do cliente.O Wi-Fi Plus 360º é disponibilizado em parceria com a TP-Link,
fabricante do modelo DECO M5. O kit Deco M5, que inclui 3 pontos de acesso, sai
por R$ 1.499,00 (6x R$ 249,99).
A instalação é gratuita para os clientes da NET.

Ponto Ultra


Chegamos agora a terceira novidade da NET, trata-se do Ponto
Ultra, que são pontos adicionais de conexão via cabo Ethernet.

Essa solução pode ser bem interessante para aqueles que
desejam jogar online, por exemplo, conectando o computador ou console em um
ponto de acesso por cabo, reduzindo as possibilidades de interferências,
ocasionadas com mais frequência em redes wireless.

O serviço está disponível para todos os clientes NET. O
serviço custa R$ 150,00 pela instalação de cada ponto adicional.

Smartphone é o dispositivo mais utilizado por brasileiros

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O brasileiro está cada vez mais ligado ao seu smarphone.

De acordo com Dados da pesquisa Global Mobile Consumer
Survey
, realizada pela Deloitte, com base na consulta de 2 mil pessoas, o
smartphone é o dispositivo mais utilizado por brasileiros. 92% dos consumidores
têm acesso!

A liderança dos smartphones, em relação ao posto de
principal dispositivo utilizado pelos brasileiros, nem de longe está ameaçada,
já que em segundo lugar aparece o notebook, com 70%.

Além de um aparelho com inúmeras possibilidades para o
entretenimento os smartphones no Brasil também se consolidam como uma
importante ferramenta de trabalho, mesmo fora do horário regular. 60% dos
entrevistados pela Deloitte já utilizam o smartphone para tratar de assuntos
relacionados ao trabalho fora do horário normal de expediente.


As funções mais utilizada, relacionada ao trabalho,
utilizada por brasileiros são: envio e recebimento de e-mails (62%) e mensagens
enviadas por apps para colegas ou clientes (60%)
.

Confira abaixo o ranking completo dos dispositivos mais
utilizados no Brasil.
  • Smartphone – 92%
  • Notebook – 70%
  • Desktop – 64%
  • Tablet – 48%
  • Celular convencional – 20%
  • Videogame portátil – 12%
  • Headset de realidade virtual – 10%
  • E-Reader – 9%
  • Smartwatch – 9%
  • Fitness band – 6%
Marcia Ogawa, sócia-líder da indústria de Tecnologia, Mídia
e Telecomunicações da Deloitte, destaca que, de acordo com dados do IBGE-PNAD,
No Brasil o celular já é o equipamento mais utilizado para acesso à internet
(95%), ultrapassando o computador (64%).


VIU ISSO?


“Portanto, falar de telefonia móvel no Brasil é falar
de um país continental e regulamentado repleto de oportunidades e com um povo
apaixonado pela conectividade, como poderá ser visto nos expressivos – e por
vezes curiosos – dados que trazemos neste relatório”, destacou a
executiva.

TIM discute aquisição da Nextel

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Caso se concretize o comando ficará nas mãos do fundador da GVT.

O interesse da unidade brasileira Telecom Itália (TIM) pela Nextel Telecomunicações, subsidiária brasileira da norte-americana NII Holdings, INC, está aumentando.

O conselho da Telecom Itália discutiu essa possibilidade de aquisição levantada por Amos Genish, diretor executivo e fundador da GVT



A conclusão sobre o caso ainda não foi tomada. Uma reunião foi feita nesta segunda-feira (22) para discutir diversas possibilidades. Em nota a Telecom Italia disse que o conselho de administração analisou as oportunidades de investir em ativos e de se desfazer dos que não são essenciais”.


Caso se concretize a TIM poderá expandir sua participação de mercado, já que estará adquirindo a quinta maior operadora do Brasil.


Do lado da Nextel, a NII Holdings, INC está mais do que interessada em adquirir um comprador. 

A empresa vem enfrentando por uma forte crise financeira e se desfazendo de serviços icônicos como sua rede iDen de rádio e se desfazendo de operações em outras partes do mundo – Argentina, Peru, Chile e México. Atualmente a Nextel possuí 3,2 milhões de clientes no Brasil (há um ano eram 3,4 milhões)

O Brasil é um país de extrema importância para a TIM – respondendo por 23% de sua receita total no ano passado. 

Um empecilho momentâneo para a aquisição passa pelo “spectrum cap”, que é o máximo de espectro que uma operadora pode ter. O problema pode ser contornado nos próximos meses, já que a Anatel está analisando a possibilidade de ampliar essa relação espectro x operadora.

Além da TIM, a Claro e a Vivo também estão interessadas na aquisição da Nextel.

Presos criam “setor de telefonia” em cela e publicam selfie na web

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Presos envolvidos na fraude foram identificados e transferidos para outras unidades.


Um grupo de pelo menos 14 detentos do Centro de Detenção Provisória (CPD) de São Vicente, no litoral de São Paulo, criou um “setor de telefonia” em uma das celas. Eles conseguiam fraudar o bloqueio de celular na unidade.


Segundo o G1, os presos se revezavam entre as gambiarras e celulares para burlar o sistema e trocar informações de dentro para fora do CDP. 


O grupo só foi identificado porque os detentos tiraram uma ‘selfie’ utilizando os celulares que rapidamente se espalhou pelas redes sociais, facilitando a identificação dos responsáveis pela fraude pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).



Por meio de nota, a SAP confirmou que, a partir de informações obtidas pelo Núcleo de Inteligência da pasta, fez uma revista geral na última segunda-feira (22) na unidade. 

Ainda de acordo com a secretaria, os detentos não conseguiam fazer ligações, mas havia “vazamento eventual de sinal de internet”. 


VIU ISSO?



Foram apreendidos 17 aparelhos celulares. Os 14 presos envolvidos na ação foram transferidos para outras unidades.

Após a descoberta da fraude, técnicos do sistema de bloqueio de sinal de celular estiveram na unidade para reforçar o sistema. 

O Centro de Detenção também está instalando uma tela de 16 metros ao lado da rodovia para evitar arremessos de novos aparelhos.

O CDP de São Vicente fica às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá. 

A unidade é reservada apenas para presos provisórios, com prisão preventiva ou temporária decretada. O local não abriga condenados.


Em agosto, o Senado Federal aprovou mais um polêmico projeto de lei que prevê a instalação obrigatória de bloqueadores de celulares em presídios do Brasil.

5G deve chegar ao Brasil apenas em 2021

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5G deve oferecer velocidades a 1 Gb/s e latências menores.

Enquanto nos Estados Unidos a Verizon já está com sua rede5G ativa no Brasil a previsão é que a quinta geração de conectividade móvel chegue
somente em 2021.



Essa é a expectativa da Claro, Vivo, Tim e Oi, que
comentaram sobre o assunto durante a Futurecom 2018.

Esse processo mais lento
para a adoção, após boa parte do mundo estar com suas redes ativas, está
relacionado com o planejamento, que não pode ser feito de qualquer maneira,
numa “corrida para perder dinheiro” – palavras de Eduardo Navarro,
presidente da Vivo.


A implementação do 5G demanda bem mais investimento. José
Félix, presidente da Claro, diz que são necessárias mais antenas. A velocidade
de transmissão do 5G é mais alta, porém o alcance é menor, o que demanda a
instalação de mais antenas que o 4G.

O grande objetivo de Félix é que a Claro seja a primeira
operadora a oferecer em 5G no Brasil. Porém a implementação será feita de forma
gradual, com a instalação em pontos que justifiquem o investimento.

A velocidade teórica do 5G pode ultrapassar a casa dos 1
Gbp/s, porém há uma grande diferença entre testes internos e resultados reais
de implementação, que atualmente ainda está numa fase inicial, de maturação da
tecnologia.

VIU ISSO?



A Verizon, por exemplo, que implementou sua primeira rede 5G
em partes selecionadas de Houston, Indianópolis, Los Angeles e Sacramento,
garante velocidade de download na casa dos 300 Mbps.

Voltando para a realidade brasileira, TIM e Oi são ainda
mais cautelosas quando o assunto é 5G. Ambas não querem participar dessa
“corrida pelo 5G”, adotando a tecnologia antes de seus rivais.

Tanto Erico Telles, presidente da Oi, quanto Sami Foguel,
presidente da Tim, reforçam a ideia do presidente da Claro: o retorno sobre o
investimento será crucial para o 5G no Brasil.



As primeira faixas 5G (3,5 GHz), devem ser leiloadas pela
Anatel em 2019.

14% dos brasileiros não utilizam senhas ou proteção no celular

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Para aqueles que utilizam, as tradicionais senhas continuam como principal forma de segurança.

Dados de um estudo recente divulgado pela Deloitte mostram como anda o panorama no Brasil em torno de como os usuários lidam com as mais variadas opções de segurança que os celulares oferecem.

Mesmo com todo o debate que se faz hoje em dia em relação à
privacidade, uma camada representativa de usuários ainda não aplicam medidas básicas de segurança em relação aos dados do smartphone, já que o estudo da
Deloitte diz 14% não utilizam nenhum tipo de proteção. 
Embora esse percentual esteja diminuindo. No ano
passado eram 24%.

Agora vamos falar dos que protegem seus aparelhos. A forma
mais utilizada, 61%, continua sendo por senhas e códigos Pins.

Logo em seguida aparece a impressão digital, que saltou de 15% no ano passado para 35% este ano. Esse crescimento está totalmente relacionado com a popularização de aparelhos com esse recurso biométrico.
Em termos da relação sistema operacional x impressão
digital, os usuários do iPhone, que roda o iOS, utilizam mais o recurso, 63%.
Já os que utilizam aparelhos com Android, dos 2 mil usuários entrevistados para
o estudo, 33% usam esse método de autenticação.


As demais formas de autenticação mais utilizadas são as
seguintes:
  • Reconhecimento de voz – 14%
  • Reconhecimento facial – 12%
  • Reconhecimento de Íris – 6%

Qual sistema de autenticação você mais utiliza para desbloquear o seu celular?

Vivo lança vídeos para combater vício no celular

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Campanha “Tem Hora pra Tudo” busca conscientizar os usuários sobre a importância de controlar o tempo que eles passam conectados.



Para combater o vício no celular, a Vivo está retomando a campanha “Tem Hora pra Tudo”. No último domingo (28), a operadora lançou dois filmes com a temática.

O primeiro vídeo, intitulado “Ninar”, mostra uma mãe embalando seu filho, cantarolando a música “Spending my Time”, da banda Roxette. 


No meio desse momento, o celular da mãe começa a tocar. A mulher, então, ignora o celular e segue se dedicando ao bebê. 

Ao ignorar o celular, a Vivo mostra que a mãe passou do status “disponível” para “presente”

Na legenda do vídeo, a operadora usa a frase “Tem hora pro mundo. Tem hora pro seu mundo.”



VIU ISSO?



O segundo vídeo, intitulado “Casal”, também é embalado pela música “Spending my Time”. Ele mostra um casal trocando carinho quando é interrompido pelo celular. 


Ao ignorar o celular, a Vivo mostra que a namorada passou do status “visualizar” para “namorar”.

Na legenda desse vídeo, a Vivo usa a frase “Tem hora pra ficar com todos. Tem hora pra ficar só vocês.”


“As pessoas nunca estiveram tão conectadas quanto hoje e entendemos que esta discussão é muito importante, pois permeia o dia a dia de todos. Nosso propósito é oferecer a melhor conexão para que as pessoas possam ter as melhores experiências e isso inclui também saber o momento de se desconectar”, afirma a diretora de Imagem e Comunicação, Marina Daineze.


No site da campanha, a Vivo explica que “todas as suas conexões são importantes e merecem ser vividas por inteiro. Mas quando a gente tenta abraçar tudo ao mesmo tempo, não vivemos nada 100%.”

A operadora segue explicando que tem hora para tudo. “Porque tem hora pra publicar e hora só pra namorar. Tem hora pra mandar mensagem. Tem hora pra entender a mensagem. Tem hora pro grupo de família. Tem hora pro almoço de família. E por aí vai. Só conseguimos viver tudo, quando vivemos uma coisa de cada vez.”

Também preocupados em combater o vício dos usuários em smartphones, a Apple e o Google lançaram ferramentas que ajudam o usuário a reduzir o tempo que passa conectado.

Uma pesquisa realizada com 20 mil pessoas pela Motorola constatou que 41,52% dos participantes se enquadram na categoria de teledependentes, pessoas que nunca deixam de usar o celular, mesmo quando sabe que é uma “regra” não usá-lo.