segunda-feira, 29 de outubro de 2018

TIM oferece “teste drive” do 5G para moradores de cidade italiana

O que você achou? 
Visitantes podem dirigir carro à distância por meio de “controle remoto”.

A TIM está oferecendo um “teste drive” da conexão por 5G para os moradores da cidade de Turim, na Itália. A demonstração é uma parceria entre a operadora, a Ericsson e a prefeitura da cidade. 

Uma das experiências com a rede de quinta geração que os visitantes poderão degustar é o carro “de controle remoto” que pode ser dirigido a uma distância de vários metros. 

Os visitantes também podem dar uma volta dentro do carro. Assim, um operador irá dirigir o veículo com um volante para computador a alguns metros de distância. 

O experimento é possível porque o 5G possui latência perto de zero, o que aumenta a confiabilidade e a segurança da conexão. 

A TIM também está fazendo demonstrações de algumas tecnologias para a realidade virtual, soluções Smart City, otimização de serviços públicos, acessórios de robótica industrial e até mesmo um drone de monitoramento ambiental que permite uma coleta maior de dados em tempo real.


A dificuldade inicial para o funcionamento da rede é a ausência de dispositivos compatíveis com a nova tecnologia. 

A velocidade de conexão do 5G deve chegar a 20Gbps com uma latência de apenas 2 a 5 ms. 

Além disso, a TIM informou que a infraestrutura que está instalando na cidade terá capacidade para aguentar até um milhão de objetos conectados por quilômetro quadrado. 

No Brasil, ainda não há previsão de quando o 5G deve chegar. Segundo a TIM, a chegada da tecnologia por aqui depende apenas de uma licitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nos Estados Unidos, a Verizon começou a comercializar os primeiros planos de quinta geração em quatro cidades para acesso fixo-móvel. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário