17/12/2025
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AT&T irá lançar rede 5G em cinco cidades americanas

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Lançamento deverá acontecer nas próximas semanas e tecnologia será usada para acesso fixo-móvel.



Mais cinco cidades dos Estados Unidos devem receber a rede 5G nas próximas semanas, mas dessa vez a empresa responsável pela implantação da tecnologia será a AT&T. 


As primeiras cidades a receber a tecnologia de quinta geração da AT&T são Atlanta, Houston, Nova Orleans, Oklahoma City e Dallas.


No começo de 2019, a rede móvel chegará a outros sete municípios, incluindo Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Orlando.

A primeira a lançar uma rede 5G nos Estados Unidos foi a Verizon, no início deste mês. A empresa levou a tecnologia e já começou a vender planos em quatro cidades americanas: Houston, Indianápolis, Los Angeles e Sacramento.

Assim como a Verizon, a AT&T deverá oferecer acesso fixo-móvel (FWA, na sigla em inglês) por meio da rede 5G, já que ainda não há handsets disponíveis. A empresa está utilizando ondas milimétricas de 28GHz. 


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Para permitir a implantação de 5G, a companhia também investe em backhaul, aproveitando a expansão do acesso fixo FTTH. 

Segundo a operadora, sua infraestrutura é de 18 milhões de premissas de fibra. A expectativa é chegar a 22 milhões de unidades com fibra até 2019, dos quais 14 milhões serão de residências e 8 milhões corporativos. 

A empresa também anunciou que chegará a 24 cidades com licença de acesso assistido com 4G (LTE-LAA) ainda neste ano. 

A Verizon está investindo ainda no chamado “5G Evolution” (na verdade, utilizando LTE-Advanced), que consegue velocidade teórica de 400 Mbps atualmente.

Em julho, a operadora disse que iria lançar o primeiro smartphone 5G do mundo ainda em 2018, mas não deu mais notícias sobre o assunto. 

Energia consumida pela Vivo será 100% renovável ainda neste ano

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Outra meta da Telefônica, dona da marca, é reduzir em 30% as emissões de dióxido de carbono até 2020.


A Vivo passará a ter 100% de seu consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, com a obtenção de energia renovável certificada, a partir de novembro


A iniciativa é um passo importante para impulsionar a sustentabilidade na operação da marca. 


A operação brasileira da Telefônica soma-se à da Espanha, Alemanha e Reino Unido para contribuir de forma definitiva para a meta global do grupo que é chegar a 2030 com consumo totalmente proveniente de fontes renováveis.

“Considerado o principal ofensor na geração de Gases de Efeito Estufa (GEE), o consumo de energia elétrica, agora totalmente limpa e renovável, permitirá também à Vivo uma redução de 64% nas emissões de CO2 em 2020”, revela a executiva da área de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. 

A meta global da Telefônica é reduzir em 30% as emissões absolutas de CO2 até 2020 e 50% até 2030, além de cortar pela metade o consumo de energia por tráfego até 2020. 

As medidas visam maior eficiência operacional, financeira e ambiental da Telefônica. 

“A obtenção de energia no mercado livre e a geração distribuída permitem redução de tarifas e convergem para uma operação essencialmente mais sustentável”, informa o diretor de Patrimônio da Vivo, Caio Silveira Guimarães. 


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Em 2017, a empresa aderiu ao RE100, compromisso público firmado por 126 empresas globais de chegar a 100% de energia elétrica renovável. 

Para atingir este desafio, as empresas podem optar por geração própria, compra de energia renovável com fonte rastreável e compra de certificados no mercado livre. 

A aquisição do certificado global de RECs (Renewable Energy Certificates) é a comprovação de que a energia consumida pela empresa é originada de fontes limpas e renováveis. Cada REC equivale a 1 MWh de energia.

Geração distribuída de energia


A operadora também começará a realizar a geração distribuída de energia, de fonte renovável. A geração distribuída de energia é aquela na qual o próprio consumidor passa a produzir sua eletricidade. 

A fase 1 adotada pela Vivo, que conta com energia proveniente de CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas), responderá por cerca de 5% do total de energia consumida pela empresa. 

Para as próximas fases, outras fontes de energia em geração distribuída estão sendo avaliadas pela operadora, como por exemplo, a energia solar. 

A operação brasileira da Telefônica responde por 28% da energia utilizada pelo grupo e é considerada fundamental para o cumprimento das metas de eficiência, energia renovável e baixa emissão de carbono do grupo. 

Reclamações contra operadoras registradas na Anatel caem -14,3%

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Maioria das queixas são relacionadas à cobrança e qualidade dos serviços.


Seguem caindo as reclamações contra as operadoras registradas junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em setembro, houve uma queda de -14,3% no número de queixas, o que representa 37,5 mil queixas a menos em relação ao mesmo período de 2017.


Entre agosto e setembro, a queda foi um pouco menor, de -10,3%, uma redução de 25,7 mil registros. As principais reclamações estão relacionadas à cobrança e qualidade dos serviços.


A maior queda percentual foi nas queixas em relação à telefonia móvel, que teve 27,6 mil reclamações a menos (-21,5%). 

As queixas referentes à telefonia fixa tiveram uma redução de -12,6%, uma queda de 7,5 mil nos números. 

Já TV por assinatura teve 5 mil reclamações a menos (-14,5%).

O único serviço que apresentou aumento de reclamações foi a banda larga fixa, com 2,6 mil queixas a mais (6,3%) entre setembro de 2017 e setembro deste ano. 

As queixas sobre cobrança são quase metade das realizadas contra a telefonia móvel

No mês passado, os planos pós-pagos registraram 33,7 mil reclamações (46,7%) sobre cobrança, 7 mil (9,8%) referente a qualidade e funcionamento de serviços e 7 mil também no que tange ao cancelamento.

Já na modalidade pré-paga, a maioria das reclamações foi referente aos créditos, 10,6 mil (37%). Outras 5,2 mil (18%) queixas foram sobre ofertas, bônus e promoções e 3,9 mil (13,6%), qualidade e funcionamento.

A telefonia fixa também teve a maior parte das reclamações referentes à cobrança, 22,2 mil (42,8%) queixas. Outras 8,7 mil (16,8%) reclamações foram referentes a qualidade e funcionamento e 5,6 mil (10,7%) sobre cancelamento. 

No mesmo período, o serviço de banda larga fixa registrou 15,7 mil reclamações divididas em qualidade e funcionamento (36,5%); 13,1 mil (30,4%), cobrança; e 3,7 mil (8,6%), cancelamento.
A TV por assinatura registrou em setembro deste ano 14,9 mil queixas motivadas por cobrança (50,8%); 3,2 mil (10,8%), cancelamento; e 2,8 mil (9,5%), ofertas, bônus e promoções.


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Reclamações por empresas


Na telefonia móvel, a maior queda percentual nas reclamações foi registrada pela Nextel, que reduziu para mais da metade o número de queixas (-53,8%). 

Na sequência, temos a Vivo que apresentou redução de 8,2 mil reclamações (-29,6%). A Claro teve menos 5,6 mil (20,9%), a Oi menos 2,7 mil (-15,3%) e a TIM, menos 6,4 mil (-13,7%).

Na telefonia fixa, a maior queda no percentual de queixas foi da NET, que reduziu as reclamações em -33,1%. Em seguida, temos a Oi com menos 5,6 mil reclamações (-17,4%) e a Vivo com menos 0,2 mil (-1,4%).

Na TV por assinatura, nos últimos 12 meses a Oi teve redução de 0,9 mil reclamações, um percentual de -25,8%. A SKY reduziu em 2,7 mil o seu número de queixas (-22,6%). Já o grupo NET/Claro menos 1,7 mil (-10,2%). 

Enquanto isso, a Vivo registrou um aumento de 0,3 mil reclamações (+ 11,4%) contra o serviço.

Nesse período, em relação às queixas sobre banda larga fixa, a Oi teve queda de 6,1 mil reclamações (-36,6%) e a Vivo menos 0,6 mil reclamações (- 4,8%). Já a NET teve aumento de 0,9 mil reclamações (+ 13,5%).

Reclamações por estado


As reclamações dos principais serviços de telecomunicações tiveram redução em todas as unidades da Federação, comparando-se setembro de 2018 a setembro de 2017.  

As maiores reduções ocorreram em São Paulo, menos 7,9 mil reclamações (-9,9%); no Rio de Janeiro, menos 7,1 mil (-17,4%); em Minas Gerais, menos 4,6 mil (-13,1%); na Bahia, menos 3,5 mil reclamações (-20,2%); e em Pernambuco, menos 1,7 mil (-22%). 

Proporcionalmente, a maior redução de queixas ocorreu em Rondônia, com 33,9% em relação a setembro do ano passado.

Vivo inaugura Iconic Store em Ribeirão Preto

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Loja traz experiências diferentes aos clientes, como degustação de produtos, ambiente conectado e espaço de coworking.



Uma nova Iconic Store da Vivo foi inaugurada na última terça-feira (23), no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto. É a primeira loja que a operadora abre no interior de São Paulo com esse design.


A loja é inspirada na proposta de coworking e oferece ao consumidor um ambiente conectado, flexível e tecnológico com atmosfera colaborativa e integrada.


Esse modelo permite aos clientes e visitantes da loja trabalharem utilizando o wi-fi da Vivo com tablets e notebooks disponíveis para clientes.

Nestes locais, o consumidor também poderá conectar seus próprios devices e fazer uso da internet em alta velocidade da Vivo. 

O projeto foi desenvolvido pelo GAD, uma empresa de consultoria de Branding e Design.

É a quarta loja nesse modelo inaugurada pela Vivo no país. As demais estão localizadas no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, no Barra Shopping, no Rio de janeiro e Barigui, em Curitiba.

“Estamos buscando a migração dos tradicionais Pontos de Venda (PDV) para Pontos de Experiência (PDX). Acreditamos que este espaço seja uma referência inovadora e transformadora para o mercado. Este conceito está sendo ampliado para as principais capitais do Brasil”, explica o diretor de lojas da Vivo, Fernando Rheingantz. 

“Ribeirão Preto entra na vanguarda com a chegada do conceito de inovação, conectividade e tecnologia integrando e permitindo que o consumidor esteja no centro da transformação digital. Em nossa nova loja, os consumidores terão áreas, como o Espaço TV, para que naveguem no Vivo TV como se estivesse no sofá da sua casa, além de testar smartphones e acessórios em diferentes espaços da loja e até mesmo trabalhar no espaço coworking”, revela o diretor da Vivo na Regional São Paulo, João Truran. 

A loja também dispõe o Espaço Guru, onde os especialistas em tecnologia da Vivo oferecem consultoria para orientar e tirar dúvidas de clientes.


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Os clientes que visitarem a loja também poderão experimentar todo o portfólio da Vivo, como a Vivo TV, banda larga em ultra velocidade, acesso a games, e ainda música ambiente em todos os espaços com uma playlist desenvolvida pela operadora para tornar a experiência única e encantadora.

A Iconic Store da Vivo em Ribeirão Preto está localizada à av. Cel Fernando Ferreira Leite, 1540, – Piso Califórnia, Setor Mogiana. A loja funciona de segunda à sábado, de 10h às 22h e, aos domingos, de 14h às 20h. 

“Ao longo dos últimos anos temos investido muito tempo em pesquisar e conhecer as melhores práticas do mercado nacional e internacional para oferecermos uma experiência ainda mais única aos nossos clientes. Queremos encantar as pessoas e esse é nosso objetivo com o conceito das iconic stores, que também serve de inspiração para todo o restante da nossa operação em todos os canais”, ressalta o VP de B2C da Vivo, Marcio Fabbris.

Atendimento


Para deixar a experiência na Iconic Store ainda mais interessante e inovadora, o atendimento da Vivo passou por várias oficinas

Eles aprenderam técnicas de teatro e comunicação intuitiva para encantar cada vez mais o cliente. 

A Vivo também foi buscar as melhores práticas do segmento de hotelaria e entretenimento para levar ao cliente uma experiência completa no mundo do varejo, também chamado pela empresa de “Jeito Vivo de atender”

Prêmio POPAI 


A loja Vivo do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, levou o prêmio ouro POPAI Brasil 2017 e a Iconic Store do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, recebeu o prêmio prata em 2018, ambos na categoria Projetos para Design e Arquitetura de Loja. 

O prêmio POPAI Brasil é a principal premiação nacional que reconhece os projetos mais originais e eficazes de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação no ponto de venda.

Anatel e IBCT irão realizar pesquisa com foco no consumidor

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Para o acordo, foi realizado um investimento de R$ 4,1 milhões.


A Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) irá realizar estudo, pesquisa e gestão de dados com foco nas relações de consumo em parceria com o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBCT). O termo foi assinado na última terça-feira (23).


Para o acordo, foi realizado um investimento de R$ 4,1 milhões. Os resultados serão utilizados para aprimorar as ações regulatórias de proteção dos direitos do consumidor de telecomunicações. 


O instituto vai entregar dois produtos para a agência: uma análise do comportamento do consumidor e uma aferição de boas práticas de relacionamento com consumidor.


Assim, é preciso que o Brasil se antecipe já que é a 5ª rede mundial de telecomunicações e a tendência é que cada vez mais consumidores estejam envolvidos.

No estudo, será utilizada uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores e bolsistas de Administração, Psicologia e Estatística. 

Segundo a diretora do Instituto, Cecília Leite Oliveira, a expectativa é que os resultados saiam em dois anos

TIM Live Ultrafibra chega a Manaus

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Operadora está oferecendo pacotes de 100 Mega até 2 Giga de velocidade na região.


Manaus é a primeira cidade do Amazonas a receber o serviço TIM Live Ultrafibra. As novas ofertas já estão disponíveis para consumidores e empresas do município.


O plano conta com a tecnologia FTTH (Fiber to the Home) e parcerias inéditas de entretenimento com FOX, Esporte Interativo, Cartoon Network e Looke.


Para o site Manaus Alerta, a operadora disse que está investindo em uma renovação do portfólio e em uma tecnologia que traz maiores velocidades e estabilidade de conexão.

A TIM está expandindo o serviço aos poucos. Anteriormente, a atuação do TIM Live Ultrafibra era concentrada em São Paulo, Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense. No início de agosto, o serviço chegou a Salvador, na Bahia.

A cobertura em Manaus está começando nos bairros Centro, Flores, D. Pedro, Adrianópolis e Cachoeirinha e vai seguir crescendo para abranger as principais áreas da cidade. 

Os planos TIM Live Ultrafibra oferecidos na região vão de 100 Mega a 2 Giga de velocidade – a maior disponível no mercado brasileiro, com preços a partir de R$ 144 mensais. 

A tecnologia utilizada é a FTTH, que permite que a fibra chegue até a casa do cliente, trazendo maior rapidez na navegação e estabilidade de conexão.

Os novos conteúdos de vídeo e entretenimento estão inseridos nos planos em combos diferentes, de acordo com a velocidade contratada. 

A novidade na ultra banda larga é a associação com a FOX Networks Group e o seu recém-lançado plano FOX+, permitindo ao cliente assistir a filmes, séries, documentários, esportes ao vivo, programas infantis e reality shows de 11 canais diferentes, onde e como quiser.

A oferta de 150 Mega, por exemplo, conta com os canais da FOX, Esporte Interativo e Cartoon Network por R$ 160 mensais


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A partir de 500 Mega, o cliente consegue todos os conteúdos. Mas todos os serviços podem ser comprados de forma avulsa.

Todos os planos contam com o TIM Live Fone, que funciona na tecnologia VoIP (Voz sobre IP). Para realizar chamadas, o cliente só precisa conectar qualquer aparelho telefônico ao modem. 

Estão incluídas ligações ilimitadas locais para fixos de qualquer operadora, sem nenhum custo adicional. 

A partir do plano de 150 Mega, são incluídas também chamadas ilimitadas para fixos de todo o Brasil. 

Os planos de 1 e 2 Giga contam ainda com uma franquia de longa distância internacional.

Quem contratar o plano de 300 Mega ou mais recebe ainda o serviço de Power Wi-Fi, equipamento que melhora a cobertura do sinal da internet sem fio.

Ainda é possível utilizar o TIM SOS, que oferece uma assistência técnica por telefone para auxiliar o usuário na configuração de seus devices (tablets, home theater, notebook, impressoras, console de jogos etc) e em instalações de software e outros itens.

A mensalidade da banda larga de fibra da TIM ainda inclui um pacote de proteção

São quatro serviços diferentes, disponíveis de acordo com o plano contratado: TIM Protect Segurança, TIM Protect Backup, TIM Protect Filhos e TIM Protect Wi-Fi.

As ofertas TIM Live Ultrafibra contam ainda com dois novos serviços de valor adicionado: TIM Banca Virtual, com as principais revistas do Brasil reunidas em um único aplicativo, e o TIM Live Ensina, que entrega um vasto conteúdo para estudos e aprendizado, ideal para revisão do ENEM.

TIM é condenada a pagar R$ 50 milhões por danos morais coletivos

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Ministério Público processou a operadora por derrubar chamadas da promoção Infinity.


A TIM foi condenada a pagar R$ 50 milhões de indenização por danos morais coletivos. A decisão da Justiça do Distrito Federal, publicada na última sexta-feira (19), reconheceu a prática abusiva da operadora ao promover a “derrubada” de chamadas da promoção Infinity por meio de sistema de interrupção automática.


A ação foi promovida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 2013 e argumenta que a operadora não estava prestando serviços com a devida boa fé.


A interrupção intencional de chamadas promocionais tinha o objetivo de gerar cobrança de nova ligação, segundo o portal R7.

Segundo o MPDFT, somente no Distrito Federal, 170 mil consumidores haviam sido afetados pela prática ilícita em março de 2012.

O plano em questão começou a ser oferecido em 2009. Os demais minutos seriam de graça, desde que gerados para outro número da mesma operadora. 

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a promoção acabou por sobrecarregar o sistema, o que tornou o desligamento do Plano Infinity quatro vezes maior que o de outros da mesma operadora.

A Justiça considerou que além do dano aos consumidores, a prática pode ser considerada propaganda enganosa.


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Em sua defesa, a TIM disse que a fiscalização da Anatel não constatou a derrubada proposital das chamadas do plano Infinity.

O que houve, segundo a operadora, foi um defeito na qualidade do serviço decorrente do sistema de proteção às fraudes.

Esse defeito impediu que a TIM entregasse aos consumidores o que foi por eles contratado, ou seja, ligações com duração ilimitadas com a cobrança apenas no primeiro minuto.

Em nota a operadora afirmou que já foi notificada pelo tribunal e que vai tomar as medidas cabíveis. 

“A operadora reitera, de toda forma, que a Anatel já confirmou a inexistência de qualquer indício de queda proposital das ligações”, diz o comunicado. 

Em relatório publicado em maio de 2013, a agência afirma que “não é possível concluir que a TIM estaria conferindo tratamento discriminatório aos usuários do plano Infinity pré-pago.”

TIM antecipa Black Friday e dá bônus de internet

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Operadora também está dando descontos especiais em smartphones da Apple, Samsung, Motorola e LG.


A Black Friday irá acontecer só no dia 30 de novembro, mas a TIM antecipou as ofertas e já está oferecendo preços especiais para usuários do TIM Black e TIM Controle.


Os consumidores que contratarem os planos TIM Pós B Social, C, D ou E, ganharão 4GB extras de dados por mês durante 12 meses.


Já para os clientes do TIM Controle B e Redes Sociais, o bônus será 2GB de internet por mês também durante um ano, além da internet do plano. 

Os planos TIM Black participantes da promoção têm valor mensal a partir de R$ 119,99, com pacotes a partir de 7GB de internet mais 7GB exclusivo para assistir aos streamings de parceiros da operadora, como Netflix, YouTube, Looke, Cartoon Network Já! e Esporte Interativo Plus.

Os planos também contam com uso ilimitado de aplicativos de comunicação (WhatsApp, Messenger e Telegram), de mobilidade (Waze e Easy Taxi), e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). 

Incluem ainda chamadas ilimitadas para qualquer operadora do Brasil e os serviços de streaming de música e revistas, TIM Music by Deezer e TIM Banca Virtual, com as assinaturas incluídas.

Já o plano TIM Controle custa R$ 49,99 mensais e possui 4GB de internet (3,5GB com bônus de 500MB de internet todo mês para quem recebe a conta online).


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O pacote conta ainda com o uso ilimitado dos aplicativos de comunicação (WhatsApp, Messenger e Telegram) e mobilidade (Easy Taxi e Waze) sem descontar da internet do plano, além de ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil.

A degustação ilimitada durante três meses para os aplicativos de redes sociais Facebook, Instagram e Twitter ofertados pela TIM ainda está valendo.

Ofertas de smartphone


A TIM também preparou preços especiais em smartphones da Apple, Samsung, Motorola e LG nesta Black Friday antecipada.

No plano TIM Black 10GB, por exemplo, o iPhone 6S sairá por R$ 1.499 (desconto de R$ 1.000 em comparação com os valores de tabela).

Já o Moto G6Play sairá por R$ 499 (desconto de R$ 700 em comparação com os valores de tabela) no mesmo plano. 

No plano TIM Black 50GB os descontos podem chegar até R$ 1.250.

A Black Friday antecipada da TIM acontece tanto nas lojas físicas como no site da operadora (tim.com.br).

Oi faz arrastão de vendas do seu novo plano pré-pago

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Operadora recrutou 170 colaboradores para vender o novo “Oi Livre” na região Centro-oeste.

A Oi realizou um arrastão de vendas do novo “Oi Livre” em seis cidades das regiões Norte e Centro-oeste: Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Palmas e Porto Velho. 

 
A ação foi realizada na última quinta-feira (18) e contou com a participação de 170 colaboradores. 
 
A operadora reformulou neste mês seus pacotes pré-pagos e passou a oferecer 4GB de internet por R$ 30 mensais
 
Nos novos planos também foram liberados o WhatsApp e o Messenger, ambos para troca de mensagens (áudio, vídeo, foto, texto), sem descontar da franquia, em qualquer valor de recarga, por 31 dias.
 
O saldo não utilizado pode ainda ser acumulado para o mês seguinte se o cliente fizer nova recarga em até 24h após o fim da vigência da oferta.
 
O cliente Oi Livre tem também flexibilidade para trocar a franquia de voz por internet e vice-versa sempre que desejar e sem custo, pelo aplicativo de autoatendimento Minha Oi.

 
“A Oi tem sua estratégia comercial direcionada pelos interesses dos consumidores. Quando a operadora identificou que o cliente queria flexibilidade no uso dos seus créditos, criou a funcionalidade de troca de benefícios para os planos Oi Livre e Oi Mais Controle”, contou o diretor de Marketing Varejo e Empresarial da Oi, Rogério Takayanagi.
 
“Além disso, vimos a frustração do cliente quando suas promoções acabam antes do final do mês e ele não tem mais como ficar conectado.  O cliente quer usar o WhatsApp ou o Messenger todos os dias, não quer ficar parte do mês fora do ar. A partir dessa necessidade, desenvolvemos ofertas que garantam benefícios de voz e dados durante 31 dias em qualquer valor de recarga e o uso WhatsApp para mensagens, fotos, vídeos e áudios durante todo esse período de forma ilimitada”, completa o diretor.
 
Baseado nisso, a operadora o comercial Novo Oi Livre Wifaii com o Whindersson Nunes
 
No vídeo, o comediante interpreta dois personagens: o WhinderssOn e o WhinderssOff. O primeiro está conectado o tempo todo. Já o segundo precisa fazer sacrifícios para poder “filar” Wi-Fi. Assista ao filme:

Claro Brasil cresce em receita puxada pelos serviços móveis

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Já nos serviços fixos, operadora teve retração.



A Claro Brasil, dona das marcas Claro, Embratel e NET, teve uma receita 0,9% maior no terceiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. 


A receita líquida total foi de R$ 8,9 bilhões. O valor é 0,7% maior que o obtido no segundo trimestre deste ano.


O crescimento de 10,5% na receita de serviços móveis foi suficiente para compensar a queda de 3,4% na receita de serviços fixos.



As receitas oriundas da banda larga fixa cresceram 12,9%. Foram 105 mil novos acessos no trimestre, elevando a base de banda larga para 9,4 milhão de usuários.

Já as receitas de outros serviços fixos reduziram 3,4%. Grande parte dessa redução veio da contração de 19,8% nas receitas de longa distância e de 5,8% nas receitas de TV por assinatura. 

A perda de assinantes de TV por assinatura ocorre principalmente na TV digital via satélite. Nos oito primeiros meses de 2018, a Claro perdeu 171 mil assinantes de TV via satélite e 9 mil de TV a cabo.


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Serviço móvel


No terceiro semestre de 2018, a Claro perdeu 522 mil assinantes pré-pagos. No entanto, grande parte dessa perda foi recompensada no pós-pago que ganhou 472 mil novos contratos.

Mas a Claro deve garantir a liderança em market share de pré-pago nesse último trimestre. Em agosto a diferença que a separava da líder TIM era de 34 mil pré-pagos.





O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do trimestre totalizou R$ 3,5 bilhões, um aumento de 16,2% em relação ao trimestre anterior, com a margem Ebitda alcançando 38,4%. 


Parte do resultado se deve possivelmente a uma vitória obtida pela operadora na Justiça em um processo envolvendo algumas empresas do grupo. A operadora ganhou a ação que questionava a incidência do ICMS sobre as contribuições sociais.

A Claro também teve um resultado positivo no aumento da receita líquida média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) móvel. A operadora cresceu 13% nesse quesito.