17/12/2025
Início Site Página 1586

Discussão sobre o uso da faixa de 450 MHz é adiada pela Anatel

0
Anatel alega que processo envolve questões muito relevantes, “cuja solução não é trivial”.



O Conselho Diretor da Anatel adiou novamente a decisão sobre o uso dos 450 MHz em relação as obrigações que devem ser cumpridas em relação ao leilão realizadas em 2012.


ClaroVivo, TIM e Oi pedem para trocarem as obrigações de implementação de redes terrestres assumidas em 2012, quando compraram a faixa de 450 MHz, por serviços via satélite.


As operadoras alegam ser restrita a disponibilidade de equipamentos nessa fatia do espectro. Por isso, para atender parte dos compromissos assumidos no leilão adotaram o uso de soluções via satélite. As teles querem que a Anatel reconheça e dê as obrigações do leilão como atendidas.


No ano passado a Vivo anunciou uma parceria com a Ericsson, Raízen e EsalqTec para o desenvolvimento da internet das coisas (IoT) para o agronegócio, utilizando o 4G na faixa de 450 MHz na região de Piracicaba.

VIU ISSO?


Em relação a adiar a decisão, o conselheiro Emmanoel Campelo declarou que “o processo envolve questões muito relevantes, cuja solução não é trivial. Inclusive já tem quatro manifestações de conselheiros. Em maior ou menor grau os votos admitem a cobertura satelital, mas se diligenciei a área técnica sobre os valores dos descumprimentos é necessário atualizar antes de trazer a proposta ao colegiado”.

Teles dos EUA não poderão utilizar equipamentos de telecom da China

2
Trump deve assinar em breve decreto que proíbe a utilização de equipamentos de telecomunicações chineses.



A tensão comercial entre Estados Unidos e China está ganhando contornos dramáticos, reforçados pelas alegações americanas sobre espionagem cibernética por parte dos aparelhos de telecomunicações de empresas chinesas.


Segundo informações de fontes próximas ao governo americano, o Presidente Donald Trump deve assinar em breve um decreto proibindo que operadoras dos EUA utilizem infraestrutura de telecom chinesas. A medida será um golpe e tanto em companhias como a Huawei, que detém uma grande participação no fornecimento de equipamentos de rede, ainda mais neste ano com a expansão da rede 5G.



A previsão é que a ordem seja publicada antes da edição 2019 da MWC (Mobile World Congress), maior evento sobre o setor móvel, que será realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro em Barcelona, Espanha.

VIU ISSO?

A proibição não irá parar por aí. Os assessores do governo americano também estão tentando convencer a União Europeia a tomar essa mesma decisão.

As principais empresas relacionadas com o bloqueio são a Huawei e a ZTE. A Huawei já foi banida em alguns países, como, por exemplo, a Nova Zelândia. Ao todo quase 20 países já aderiram ao boicote. Recentemente o Japão declarou que não utilizará equipamentos da Huawei e ZTE. A Polônia também deve se juntar a esse hall.

Procon-JP investiga Oi por suposta propaganda enganosa

13
Promoção que garante a troca de chips 3G por 4G é alvo da investigação.

A operadora Oi foi notificada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) para que dê explicações sobre o anúncio de uma promoção que não está sendo atendida da forma que é veiculada.


A promoção em questão, “Chegou o 4.G da Oi” trata sobre a troca do chip 3G por um 4.5G, porém consumidores alegam que o produto nunca está disponível e que a operadora não realiza a troca sem que haja a mudança de plano.


“As pessoas também estão denunciando que a empresa está condicionando a troca do chip por uma mudança de plano, ou seja, quem tem o pré-pago deve passar para o pós. Até onde sabemos sobre a publicidade da promoção, nada é especificado quanto a isso, portanto, o consumidor tem direito à troca do chip sem precisar trocar de contrato”, esclarece o secretário Helton Renê.

Baseado em denúncias dos consumidores, o Procon-JP exigiu que a Oi esclareça a questão em até 48h.  “Pedimos esclarecimentos à Oi sobre a indisponibilidade de um produto que está sendo oferecido aos clientes através de mensagens. Já estamos aguardando as explicações”.
O secretário explica que a operadora pode estar incorrendo em irregularidades previstas em vários artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como publicidade enganosa e prática abusiva.

VIU ISSO?


De acordo com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do Procon-JP, juntas, as operadoras somaram em janeiro deste ano 188 reclamações.
“Em 2018, todas as operadoras que prestam serviço em João Pessoa figuram entre as 10 empresas mais demandadas no Procon-JP, com 25% do total de reclamações na lista das dez mais, com a Oi aparecendo em primeiro lugar nas duas situações”.

TIM distribui convites para o TIM Beta até o final de fevereiro

49
Depois de cadastrado na página do plano o chip é migrado de graça para o TIM Beta em até 10 dias.



A TIM voltou a distribuir convites para o plano TIM Beta por meio da ação “Quero Ser Beta”. Apesar de não ter sido divulgada até o momento, o regulamento contendo a dinâmica dessa nova distribuição de chips está disponível na área de perguntas frequentes do site da oferta. Esse mesmo regulamento indica que os convites serão distribuídos até o dia 28/02.

O usuário que tenha conectado o Facebook no site do TIM Beta e ainda não tenha se tornado cliente do plano está apto a migrar para as ofertas que oferecem até 20GB de internet e 2.000 minutos em ligações para qualquer operadora do Brasil ao custo de R$ 55 por mês (inicialmente são ofertados 10GB de internet e 600 minutos pelo mesmo valor. Saiba como atingir o teto máximo de benefícios).



Um e-mail ou mensagem SMS será disparado para o usuário que se enquadre nas regras da promoção com um convite para realizar o cadastro para virar Beta. Após clicar no link da mensagem, o cliente deverá logar no site TIM Beta via Facebook e completar o cadastro informando o número do CPF (que não pode já ter sido cadastrado alguma vez no plano), nome completo e endereço com CEP.

VIU ISSO?

Em seguida, o consumidor deve comprar um chip pré-pago da TIM ou, se já tiver um que esteja cadastrado no mesmo CPF informado no site TIM Beta, informar o número da linha na página timbeta.com.br/virebeta.

Independentemente de o chip ser novo ou já ter sido cadastrado na rede da operadora há mais tempo, o número é migrado para o TIM Beta em um prazo de até 10 dias – sem custo – após a conclusão do processo. Fique de olho na oportunidade!


Uma pergunta:

O TIM Beta ainda é um plano atrativo para você?

Novo posicionamento em relação a conteúdos de assessoria de imprensa

0
Mantendo o nível de transparência que é esperado pelos seus leitores assíduos e visitantes ocasionais, o Minha Operadora torna público novo posicionamento no que diz respeito a como lida com conteúdos de assessoria de imprensa. O comunicado a seguir foi e está sendo repassado a todas as assessorias de imprensa que enviam releases e outros materiais destinados ao site:

Evolução na forma com que o Minha Operadora lida com releases e demais materiais de Assessoria de Imprensa

Com uma nova visão dos releases enviados por profissionais de Assessoria de Imprensa, o Minha Operadora se diferencia dos demais veículos de mídia do país ao conceder mais espaço – gratuito – para as empresas de telecomunicações deixarem os seus consumidores bem informados.

O site Minha Operadora quer continuar sendo a principal fonte de informação específica do setor de telecomunicações para o consumidor final*, por isso, estamos mudando as diretrizes de aceitação de conteúdo proveniente de assessoria de imprensa. Depois de alguns testes isolados, decidimos passar a aceitar e a publicar – na íntegra – todo conteúdo enviado por assessoria de imprensa a partir de 07/02/2019. Acreditamos que toda informação é relevante, e quanto mais comunicação melhor para o consumidor de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura no Brasil.



Este é um espaço que cada operadora agora tem para se comunicar diretamente com a base média de 1 milhão de leitores mensais do site e demais visitantes, sem a interferência direta da redação do veículo. Diferente dos demais veículos de mídia, o Minha Operadora não vai mais filtrar o conteúdo de assessoria e decidir o que é ou não relevante. Isso quer dizer que título, subtítulo, corpo do texto e imagens serão reproduzidos na íntegra dentro do site, desde que respeitados os seguintes limites:

  • Título: até 67 caracteres
  • Subtítulo: até 155 caracteres
  • Corpo do texto: até 5.000 caracteres
  • Imagem de chamada: 760 x 400px (altura x largura)



Títulos, subtítulos e releases que excedam os limites estabelecidos serão recebidos normalmente, mas sofrerão interferência da equipe de redação do Minha Operadora para adequação aos limites técnicos do site antes da publicação.
_______

Identificando conteúdo de Assessoria de Imprensa

Para diferenciar o conteúdo de assessoria do conteúdo orgânico do site, um selo acompanhará a imagem de chamada de cada matéria (em todas as plataformas de navegação, incluindo a divulgação do conteúdo das redes sociais) e um marcador intitulado “Por: Assessoria de Imprensa” estará presente no rodapé de cada postagem na versão do site para desktop.


Com as devidas marcações, buscamos diferenciar o conteúdo isento, analítico e original do Minha Operadora com os textos valiosos produzidos por cada assessoria que enviar conteúdo. Com essa diferenciação, o leitor saberá exatamente o que é reportagem do Minha Operadora e o que é conteúdo da empresa de telefonia, mas terá acesso aos dois textos e lerá o que mais lhe chamar a atenção.
_______

Disparo do e-mail até a publicação do release

Solicitamos aos jornalistas e profissionais assistentes das assessorias de imprensa que desejem ter esse espaço dentro do Minha Operadora que enviem qualquer material que gostaria que fosse publicado para o e-mail específico de recebimento de pautas prontas (releases), que é o imprensa@minhaoperadora.com.br.

Após o recebimento do release por e-mail, o Minha Operadora analisará o conteúdo e o publicará em um prazo máximo de três horas. Para que o conteúdo seja publicado mais rapidamente, pedimos a gentileza de enviar uma imagem na proporção 760 x 400px (largura x altura) acompanhando a postagem para que ela seja utilizada como chamada do artigo. Caso deseje que a matéria acompanhe outras imagens no decorrer do texto, basta enviá-las em anexo.**

Para ter um controle interno dos jornalistas e empresas interessadas em remeter releases diretamente para publicação, o Minha Operadora criou um simples cadastro (preencha aqui). O responsável pela equipe de assessoria (própria ou terceirizada) deverá preencher a lista de e-mails que irão enviar esses releases para a equipe, bem como o nome dos jornalistas. Esses endereços de e-mail serão alocados em uma lista prioritária de contatos.

Comentários e acompanhamento de reações do público

O Minha Operadora manterá aberto o sistema de comentários nas matérias de assessoria de imprensa que forem publicadas no site. A seção de comentários possui regras rígidas que devem ser obedecidas pelos comentaristas, baseadas em um Código de Conduta que está disponível para leitura de todos.

A decisão de manter a caixa de comentários ligada nas matérias de assessoria se baseia na ideia que temos de que este é um espaço primordial onde o leitor pode emitir a sua opinião sobre o que acabou de ler. Melhor ainda, esta pode se tornar uma oportunidade para que as operadoras respondam às dúvidas dos leitores sobre o conteúdo postado. Cada empresa poderá utilizar uma Conta Google com a marca da companhia para manter um contato direto com os comentaristas.

Medidas para evitar pura e simplesmente publicidade

Em respeito as empresas que anunciam no Minha Operadora, links externos e número de televendas que estejam presentes no release de empresas comerciais não serão publicados. Por exemplo:

“Para conhecer as demais promoções da [empresa], o consumidor deverá acessar www.exemplo.com.br/empresa ou entrar em contato com o número 0800.15.23.14”.

será substituído por

“Para conhecer as demais promoções da [empresa], o consumidor deverá acessar o site da ação ou entrar em contato por telefone”.

Conforme especificado no Código de Conduta de comentários do Minha Operadora, links externos e telefones de contato também não são permitidos na área de discussão abaixo das matérias, exceto em posts patrocinados.

Está autorizada a publicação de links externos nos releases enviadas de assessorias de imprensa que representam organizações governamentais e não governamentais (Anatel, MCTIC, Sinttel, SindiTelebrasil, Oi Futuro, Instituto TIM, Instituto NET Claro Embratel, Fundação Telefônica, Conar, etc.).


* Líder em audiência segundo a consultoria Similar Web.

** Somente a imagem principal deve respeitar a dimensão especificada, as demais fotos só precisam respeitar a largura de, no máximo, 760 px.


Seu celular pode pegar em todos os municípios com ideia da Anatel

18
Ainda em 2019 deve entrar em vigor um acordo de roaming entre as quatro principais operadoras do país nas cidades com menos de 30 mil habitantes.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as empresas de telefonia, quer colocar em prática ainda este ano o projeto “Roaming 30K”, que prevê que todos os municípios com menos de 30 mil habitantes sejam atendidos pelo modelo de roaming de voz e dados entre as quatro principais teles do país.


Mais de 1.700 cidades já solicitaram a presença do projeto. Essa união das operadoras seguindo esse modelo pôde ser visto recentemente em Brumadinho, com um acordo de roaming entre Claro, Vivo, TIM e Oi para prover sinal 4G na região, facilitando o trabalho das equipes de resgate.



É bom deixar claro que com esse projeto “Roaming 30K”, a Anatel não está permitindo um roaming total, em que todas as operadoras acessam as redes das outras, para evitar que um cliente que esteja na área da sua prestadora seja indevidamente atendido por outra empresa, encarecendo o serviço. Inviabilidades técnicas também estão na lista dos impedimentos.
O objetivo da Anatel é que, num primeiro momento, nas cidades em que haja mais de uma prestadora, apenas uma delas seja a responsável por receber os clientes das demais operadoras que não operam naquela região.

Atualmente todos os municípios do território nacional possuem cobertura de pelos menos uma operadora. Isto significa que, com a medida, se uma operadora sempre vai atender as demais, clientes de qualquer operadora terão sinal em todos os municípios do Brasil.

VIU ISSO?


Já numa segunda fase será possível viabilizar a utilização da rede de uma operadora por um usuário de outra, caso ele esteja na área de sombra de sua prestadora nativa, mesmo que exista cobertura da mesma na sede municipal. Isso deve melhorar o sinal em estradas e áreas rurais.
Segundo dados da Anatel, existem 667 municípios com menos de 30 mil habitantes com apenas uma prestadora, 1.356 com duas prestadoras, 919 com três e 1.545 com quatro ou mais.

Rede Telecine com sinal aberto em fevereiro

3
Entre as opções de filmes para curtir estão “Han Solo: Uma História Star Wars” e “De Volta Para o Futuro”. 



A Rede Telecine, da programadora Globosat, anunciou que entre os dias 16 e 24 de fevereiro vai abrir o sinal dos seus seis canais (Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Touch, Telecine Pipoca, Telecine Fun e Telecine Cult) para todos os assinantes de TV paga.

A emissora também destacou algumas opções disponíveis na programação que todos poderão curtir durante o período que o sinal estiver liberado.


No dia 17 o Telecine Cult irá exibir “Curtindo a Vida Adoidado” e “De Volta Para o Futuro”No dia 21 outra sessão de peso: “Han Solo: Uma História Star Wars”.


Já o Telecine Action garante adrenalina com os especiais “Bang Bang” (dia 16), “Maratona Velozes e Furiosos sem break” (dia 23) e a trilogia de “Rambo” (dia 24).

VIU ISSO?


Aproveitando que em 24 de março acontece mais uma edição da maior premiação da sétima arte, o Oscar, a Rede Telecine irá fechar o ciclo de sinal aberto em alto estilo. No Telecine Fun serão exibidas as animações premiadas e no Telecine Cult filmes que receberam a estatueta dourada na edição do ano passado da premiação: “Trama Fantasma”, “Corra!”, “O Destino de uma Nação”, “Três Anúncios Para um Crime”, “A Forma da Água” e “Eu, Tonya”.

App da Anatel para comparar ofertas de Telecom será lançado em 2019

1
Anatel diz que o aplicativo terá um papel importante para o consumidor, um instrumento importante na tomada de decisões.





Anunciado no ano passado, o “Anatel Comparador” ao que tudo indica chegará este ano para ao público. Trata-se de um aplicativo para a comparação de ofertas de serviços de telecomunicações. Com esse aplicativo você poderá, por exemplo, comparar planos de operadoras.


O Conselho Diretor da Anatel aprovou o grupo que irá coordenar, definir e acompanhar manutenção, padronizar aspectos técnicos, operacionais e de interface; especificar evoluções; padronizar, atualizar e evoluir base de ofertas e dirimir conflitos, do Anatel Comparador. A previsão é que o aplicativo seja lançado em 10 meses.



O presidente da Agência, Leonardo de Morais, falou da importância de empoderar o consumidor dando a ele informações. “Pela criação desse grupo vamos facultar ao consumidor um instrumento importante de tomada de decisões”. Ele disse ainda que a Anatel tem estudado medidas para aferir a qualidade do serviço e divulgar o desempenho das prestadoras, a partir do ano que vem.


VIU ISSO?


O Conselho se posicionou no sentido de ser uma iniciativa que trará maior transparência das ofertas do mercado de telecomunicações e que vai tornar mais fácil mais acessível a informação ao consumidor.  Os conselheiros destacaram ser o primeiro projeto do setor financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e que o aplicativo vai influenciar a competição entre as empresas.

Telefónica confirma que seus data centers estão à venda

0
Alguns dos 25 data centers da Telefónica espalhados por 9 países serão vendidos.





A Telefónica – dona da Vivo no Brasil e que recentemente vendeu para Claro por US$ 648 milhões suas operações na Guatemala e em El Salvador – anunciou que também está colocando à venda alguns dos seus data centers espalhados pelo mundo.


“Em relação às notícias que apareceram na mídia hoje, a Telefónica relata que, dentro da estrutura de sua política de gestão de portfólio baseada em uma estratégia de criação de valor e posicionamento estratégico, está explorando a possível venda de alguns dos seus Data Centers, o que poderia resultar em uma ou mais transações, tanto para todos quanto para alguns desses ativos “, declarou a companhia em nota.


O Grupo Telefónica conta com 25 data centers espalhados por 9 países. Existem 8 instalações na Espanha e o restante é distribuído no continente americano.

Entre os interessados na aquisição estão as empresas americanas Equinix e Realty Digital, especializadas em centro de dados. A canadense Brookield, fundo de investimento especializado em infraestrutura, também está interessada. A Telefónica Brasil optou por não comentar se data centers no Brasil também podem ser negociados.


No ano passado a Vivo ampliou seu data center Tamboré 1, localizado na região metropolitana de São Paulo. Inaugurado em 2012 essa base de dados e processamento custou R$ 400 milhões.


Segundo  o jornal Cinco Días, o Bank of America Merrill Lynch coordena a venda desses ativos, avaliados em torno de US$ 600 milhões.


Tanto a venda de subsidiárias quanto a de data centers fazem parte da estratégia da Telefónica de reduzir sua dívida, atualmente em 42.636 milhões de euros.

O que aconteceu? Claro despenca no mercado de telefonia móvel

27
Depois do desastre na TV por Assinatura via satélite, a Claro tomou outro susto no último mês do ano passado.



Não foi só a Claro TV que perdeu clientes acima da média durante o mês de dezembro de 2018. Dados atualizados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontam para uma perda de 2.456.659 clientes de celular da operadora em apenas 31 dias, uma média de mais de 79 mil linhas desativadas por dia.

Tanta gente saiu da Claro que a empresa por pouco não voltou a perder a vice-liderança do mercado de telefonia móvel para a TIM. A diferença entre as duas operadoras está em 0,22 pontos percentuais. A Claro possui 56,4 milhões de clientes no Brasil, enquanto a TIM atualizou os números para 55,9 milhões de usuários.



O ranking de market share do setor aponta que a Vivo segue na liderança isolada.


Além da Claro, as empresas Vivo (-445.702), TIM (-93.764) e Copel/Sercomtel (-789) também perderam consumidores. A Algar Telecom segue sem divulgar quantos clientes ganhou e perdeu desde o mês de julho do ano passado. Por isso, a empresa mineira está fora da nossa análise.

OUTROS ‘MICOS E DESTAQUES DO MÊS’


Nada como um mês após o outro: mico no mês de novembro, a Oi ficou mais forte em dezembro e conseguiu adicionar 291.272 clientes na rede de celular dela. Ficou ao lado da Porto Seguro Conecta, que mesmo anunciando o encerramento das suas operações de telefonia móvel pessoal subiu 43.975 linhas; Nextel, que absorveu 23.998 usuários do mercado; e Datora Telecom (+5.000), parceira do Grupo Vodafone no país no mercado de telecomunicações corporativa.


Com base nessa movimentação de clientes em dezembro de 2018, calculamos o crescimento percentual de base de cada uma para saber quem foi o mico e o destaque do mês. Segue:

  1. Porto Seguro Conecta (aumentou a base em +5,62%) => DESTAQUE
  2. Datora (aumentou a base em +1,27%)
  3. Oi (aumentou a base em +0,77%)
  4. Nextel (aumentou a base em +0,73%)
  5. TIM (diminuiu a base em -0,16%)
  6. Vivo (diminuiu a base em -0,60%)
  7. Copel/Sercomtel (diminuiu a base em -1,25%)
  8. Claro (diminuiu a base em -4,17%) => MICO
O mercado de telefonia celular do Brasil fechou o ano de 2018 contabilizando 229.210.890 linhas ativas. Desse total, 129,54 milhões são pré-pagas e 99,66 milhões são pós-pagas.