Novo posicionamento em relação a conteúdos de assessoria de imprensa

Mantendo o nível de transparência que é esperado pelos seus leitores assíduos e visitantes ocasionais, o Minha Operadora torna público novo posicionamento no que diz respeito a como lida com conteúdos de assessoria de imprensa. O comunicado a seguir foi e está sendo repassado a todas as assessorias de imprensa que enviam releases e outros materiais destinados ao site:

Evolução na forma com que o Minha Operadora lida com releases e demais materiais de Assessoria de Imprensa

Com uma nova visão dos releases enviados por profissionais de Assessoria de Imprensa, o Minha Operadora se diferencia dos demais veículos de mídia do país ao conceder mais espaço – gratuito – para as empresas de telecomunicações deixarem os seus consumidores bem informados.

O site Minha Operadora quer continuar sendo a principal fonte de informação específica do setor de telecomunicações para o consumidor final*, por isso, estamos mudando as diretrizes de aceitação de conteúdo proveniente de assessoria de imprensa. Depois de alguns testes isolados, decidimos passar a aceitar e a publicar – na íntegra – todo conteúdo enviado por assessoria de imprensa a partir de 07/02/2019. Acreditamos que toda informação é relevante, e quanto mais comunicação melhor para o consumidor de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura no Brasil.



Este é um espaço que cada operadora agora tem para se comunicar diretamente com a base média de 1 milhão de leitores mensais do site e demais visitantes, sem a interferência direta da redação do veículo. Diferente dos demais veículos de mídia, o Minha Operadora não vai mais filtrar o conteúdo de assessoria e decidir o que é ou não relevante. Isso quer dizer que título, subtítulo, corpo do texto e imagens serão reproduzidos na íntegra dentro do site, desde que respeitados os seguintes limites:

  • Título: até 67 caracteres
  • Subtítulo: até 155 caracteres
  • Corpo do texto: até 5.000 caracteres
  • Imagem de chamada: 760 x 400px (altura x largura)



Títulos, subtítulos e releases que excedam os limites estabelecidos serão recebidos normalmente, mas sofrerão interferência da equipe de redação do Minha Operadora para adequação aos limites técnicos do site antes da publicação.
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Identificando conteúdo de Assessoria de Imprensa

Para diferenciar o conteúdo de assessoria do conteúdo orgânico do site, um selo acompanhará a imagem de chamada de cada matéria (em todas as plataformas de navegação, incluindo a divulgação do conteúdo das redes sociais) e um marcador intitulado “Por: Assessoria de Imprensa” estará presente no rodapé de cada postagem na versão do site para desktop.


Com as devidas marcações, buscamos diferenciar o conteúdo isento, analítico e original do Minha Operadora com os textos valiosos produzidos por cada assessoria que enviar conteúdo. Com essa diferenciação, o leitor saberá exatamente o que é reportagem do Minha Operadora e o que é conteúdo da empresa de telefonia, mas terá acesso aos dois textos e lerá o que mais lhe chamar a atenção.
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Disparo do e-mail até a publicação do release

Solicitamos aos jornalistas e profissionais assistentes das assessorias de imprensa que desejem ter esse espaço dentro do Minha Operadora que enviem qualquer material que gostaria que fosse publicado para o e-mail específico de recebimento de pautas prontas (releases), que é o imprensa@minhaoperadora.com.br.

Após o recebimento do release por e-mail, o Minha Operadora analisará o conteúdo e o publicará em um prazo máximo de três horas. Para que o conteúdo seja publicado mais rapidamente, pedimos a gentileza de enviar uma imagem na proporção 760 x 400px (largura x altura) acompanhando a postagem para que ela seja utilizada como chamada do artigo. Caso deseje que a matéria acompanhe outras imagens no decorrer do texto, basta enviá-las em anexo.**

Para ter um controle interno dos jornalistas e empresas interessadas em remeter releases diretamente para publicação, o Minha Operadora criou um simples cadastro (preencha aqui). O responsável pela equipe de assessoria (própria ou terceirizada) deverá preencher a lista de e-mails que irão enviar esses releases para a equipe, bem como o nome dos jornalistas. Esses endereços de e-mail serão alocados em uma lista prioritária de contatos.

Comentários e acompanhamento de reações do público

O Minha Operadora manterá aberto o sistema de comentários nas matérias de assessoria de imprensa que forem publicadas no site. A seção de comentários possui regras rígidas que devem ser obedecidas pelos comentaristas, baseadas em um Código de Conduta que está disponível para leitura de todos.

A decisão de manter a caixa de comentários ligada nas matérias de assessoria se baseia na ideia que temos de que este é um espaço primordial onde o leitor pode emitir a sua opinião sobre o que acabou de ler. Melhor ainda, esta pode se tornar uma oportunidade para que as operadoras respondam às dúvidas dos leitores sobre o conteúdo postado. Cada empresa poderá utilizar uma Conta Google com a marca da companhia para manter um contato direto com os comentaristas.

Medidas para evitar pura e simplesmente publicidade

Em respeito as empresas que anunciam no Minha Operadora, links externos e número de televendas que estejam presentes no release de empresas comerciais não serão publicados. Por exemplo:

“Para conhecer as demais promoções da [empresa], o consumidor deverá acessar www.exemplo.com.br/empresa ou entrar em contato com o número 0800.15.23.14”.

será substituído por

“Para conhecer as demais promoções da [empresa], o consumidor deverá acessar o site da ação ou entrar em contato por telefone”.

Conforme especificado no Código de Conduta de comentários do Minha Operadora, links externos e telefones de contato também não são permitidos na área de discussão abaixo das matérias, exceto em posts patrocinados.

Está autorizada a publicação de links externos nos releases enviadas de assessorias de imprensa que representam organizações governamentais e não governamentais (Anatel, MCTIC, Sinttel, SindiTelebrasil, Oi Futuro, Instituto TIM, Instituto NET Claro Embratel, Fundação Telefônica, Conar, etc.).


* Líder em audiência segundo a consultoria Similar Web.

** Somente a imagem principal deve respeitar a dimensão especificada, as demais fotos só precisam respeitar a largura de, no máximo, 760 px.




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