Hoje o Grupo Algar, que além de uma potência no setor de telecom atua em outros ramos de negócio, está completando 65 anos. Relembre sua trajetória.
A história da Algar corre paralelamente com a evolução do mercado telecomunicações no Brasil, já que estamos falando da operadora mais antiga – em atividade – do país, que completa hoje 65 anos.
A empresa foi fundada no dia 15 de fevereiro de 1954 pelo empresário português Alexandrino Garcia (1907 – 1993), porém podemos dizer que o que resultou na Algar começou 24 anos antes, com a primeira iniciativa empreendedora da família Garcia, a José Alves Garcia e Filhos, uma máquina beneficiadora de arroz, fundada em 1930 em Uberlândia.
A variedade de empreendimentos sempre pontuou a família Garcia, que entre os anos 40 e 50 se envolveu nos setores de comércio de automóveis e indústrias, e até na imprensa, com a aquisição do Jornal Correio de Uberlândia, que encerrou suas atividades em 2016.
A Algar começou sob o nome de CTBC – Companhia de Telecomunicações do Brasil Central. Na época Alexandrino Garcia era o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia; ele estava interessado em melhorar os serviços de telefonia na cidade de Uberlândia e região.
Dessa vontade, Alexandrino e outros membros da Associação formaram a CTB, e mais uma vez a característica da família Garcia em anexar empreendimentos aparece novamente, com a aquisição da companhia telefônica Teixerinha, que tinha 500 terminais e controlava os serviços em Uberlândia e outras cidades da região.
Além da Teixeirinha, outras empresas de telecomunicações – e até do setor do agronegócio – foram agregadas ao que ficou conhecido como Grupo Algar.
Neste 65º aniversário o saldo é de uma empresa ousada, pautada na expansão e variedade de seus serviços. Falando explicitamente sobre a sua atuação no campo de telecomunicações, a Algar Telecom conta atualmente com uma base superior a 1,4 milhão de clientes em 16 estados. Sua infraestrutura passa por mais de 60 mil Km de fibra ótica em mais de 350 cidades.
Relembre alguns dos momentos dessa trajetória de 65 anos da Algar.
➤ 1954 – Fundação
Embora a trajetória da família que deu origem a Algar começou no fim dos anos 20 a constituição da Algar se deu em 1954, com a CTBC. Quatro anos depois Alexandrino assumiu o controle acionário da CTBC e iniciou sua expansão.
➤ A primeira ligação para Brasília – 1960
Neste ano a CTBC lançou o sistema de micro-ondas, que ligava Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A primeira ligação telefônica para Brasília foi feita a partir de Uberlândia.
Em 1967 a CTBC incorporou outras empresas de telefonia, estabelecidas em 8 diferente cidades.
➤ Gráfica Sabe – 1969
Como comentamos no início, uma das características do Grupo é a sua pluralidade. Em 1969 foi fundada em Uberlândia a Gráfica Sabe – atualmente Algar Mídia, para a publicação de listas telefônicas.
➤ Instalação dos primeiros telefones público – 1976
Este foi um ano bem movimentado para o grupo, já que foi constituída a Brasil Central Táxi Aéreo – atual Algar Aviation -; a CTBC ativou os serviços de DDD e DDI, instalou os primeiros telefones públicos, ativou a ativa a rota de micro-ondas no Triângulo Mineiro e lanço a telefonia rural.
➤ Investimento no agronegócio e o surgimento do ABC – 1977
Foi fundada a Agropecuária Brasil Central S.A. que adquire a fábrica de óleo da Fujiwara Hisato, atual Algar Agro. Dessa empresa surge a sigla ABC, que durante mais de duas décadas formou as iniciais do Grupo, que se tornou uma holding em 1982 com o surgimento do Grupo ABC.
➤ Comunicação por fibra – 1984
A companhia foi a primeira a implantar uma rede comercial de fibras ópticas no Brasil, em Uberlândia. No final da década, em 1988, a CTBC instalou o primeiro cabo óptico na cidade de Franca/SP.
➤ Mudança em sua estrutura – 1990
O Grupo deixou alguns setores de atuação e estrutura seus negócios em quatro grandes setores: Telecom, Agro, Serviços e Entretenimento.
➤ Telefonia móvel – 1992
A CTBC lança a telefonia móvel celular, antes mesmo que o serviço estivesse disponível em várias capitais brasileiras.
➤ Falecimento de Alexandrino Garcia – 1993
O idealizador do grupo, o português Alexandrino Garcia, morreu neste ano. A companhia também ativou o serviço celular rural fixo com a maior planta do país e também telefones públicos com cartões indutivos.
➤ Aquisição da Image TV – 1996
Foi adquirida a Image TV operadora de TV a cabo em Uberlândia e Araguari (antiga Cabo Total). A ABC Sabe (atual Algar Mídia) lança o programa Correio na TV e disponibiliza seu conteúdo na internet; lança a NetSabe e a lista classificada na internet. É introduzido o sistema celular digital.
➤ Telefone pré-pago – 1998
CTBC lança o telefone celular pré-pago, pioneiro no Brasil. No mesmo ano é disponibilizado no mercado o Kit Pré-Pago CTBC Celular. Consórcio Algar vence a disputa pela área 3 da Banda B de telefonia celular nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Começa as atividades da Universidade Algar. É criada a ACS, atual Algar Tecnologia.
➤ Foco na acessibilidade – 1999
A CTBC lançou o telefone público para pessoas com dificuldades de fala e audição e instala a primeira Estação de Rádio Base suspensa do País.
O grupo também deu mais uma prova do seu pioneirismo, com o serviço de telemedicina, que foi demonstrado através da Engeredes, empresa do grupo Algar.
➤ União de todas as empresas de telecomunicações, a nova CTBC – 2002
Neste ano o Grupo Algar anunciou a união das seis empresa do grupo da área de telecomunicações em uma nova fase da CTBC, que tem relação com os primórdios da companhia. As seis empresas unidas foram as seguintes: CTBC Telecom, CTBC Celular, Brasilis Data Center, Engeredes e Net Site
➤ Contact Center em Campinas -2004
Algar Tecnologia inaugurou contact center em Campinas. Algar Telecom adquire um provedor na cidade de Ribeirão Preto (SP) e passa a oferecer serviços de acesso à internet.
➤ O nome Algar como referência – 2009
Neste ano todas as empresas do grupo passaram a utilizar o nome Algar.
➤ Aquisição da banda H – 2010
Algar Telecom adquire a banda H, a última frequência de telefonia (3G) no Estado de Minas Gerais, em regiões complementares à sua área de atuação.
➤ Expansão da banda H – 2011
A Algar Agro inicia construção de uma nova refinaria e envase de óleo no Maranhão. A Algar Aviation passa a representar a Piaggio Aero no Brasil. A Algar Telecom inicia a expansão da banda H, em 19 cidades, com a oferta de pacotes que contemplam serviços de telefonia fixa e celular, internet banda larga fixa e móvel, e TV por assinatura via satélite. ➤ Surgimento da marca Algar Telecom – 2013
Em 2013 a CTBC passou a se chamar Algar Telecom. Medida que foi anunciadacom o objetivo de fortalecer a monomarca do Grupo Algar.
➤ Melhoria na qualidade das chamadas – 2014
Em 2014 a Algar anunciou uma solução para controle de crédito pré-pago, conhecida tecnicamente como Online Charging System (OCS). A solução reduziu a queda das chamadas da rede da operadora em até 40%.
➤ Algar Telecom se mantém firme contra franquia de dados na banda larga fixa – 2016
Em meio ao momento mais conturbado sobre a possível aplicação da franquia de dados na banda larga fixa a Algar Telecom optou por não entrar no coro das operadoras que tentaram implantar essa modalidade de serviço.
“A operadora reforça que trabalha para entregar uma conexão de qualidade e não prevê mudanças na oferta desse serviço, a não ser que seja necessário, para garantir mais qualidade aos usuários”, declarou a Algar Telecom em nota.
➤ Cloud Phone e ligações ilimitadas – 2017
A Algar Telecomlançou o Cloud Phone, serviço unificado de voz, dados e vídeo, que é baseado em nuvem dedicado às empresas. A companhia também anunciou novos planos pós-pago epré-pago com ligações ilimitadas.
➤ Melhor empresa para o consumidor – 2018
No ano passado a Algar Telecom recebeu o Prêmio Época Reclame Aqui 2018 como a melhor empresa para o consumidor na categoria serviço de telecomunicações. Em 2017 a companhia também venceu o prêmio.
Confira abaixo uma das ações publicitárias realizadas pela Algar Telecom no ano passado.
➤ Pontapé nas operações em Salvador e ampliação da rede no Sul de Minas – 2019
Até o momento, os grandes anúncios da Algar, no quesito telecom, em 2019 é asuachegada em Salvador, oferecendo serviços TIC (Tecnologia da informação e comunicação) para micro, médias e grandes empresas.
Vimos como é rica a história da Algar. A companhia sempre teve entre suas características a ousadia, maleabilidade e expansão.
Essas características resumem o que é a Algar, que há 65 anos começou com um engenheiro, Luis Alberto Garcia, atual presidente de honra do conselho de administração do Grupo, e que hoje emprega cerca de 24 mil funcionários – mais de 4.000 só na Algar Telecom.
SKY perde um dos principais canais infanto-juvenis do mercado a partir do dia sete de março.
Conforme informamos na semana passada, o canal TV Rá-Tim-Bum (48), de propriedade da Fundação Padre Anchieta, será removido da grade da Sky a partir do dia 7 de março. A operadora já chegou a uma definição do canal substituto, que será o Fashion TV Brasil, na numeração 84.
O FashionTV foi fundado pelo Grupo Turner em 2007, depois mudou de nome em 2011 para Glitz e passou para o controle da programadora Box Brazil no ano seguinte, quando teve a marca reinaugurada. Com uma programação voltada para o segmento de moda, cobre os principais eventos do segmento, traz entrevistas com modelos, estilistas e demais profissionais, além de vídeos dos bastidores das passarelas.
Por outro lado, a Sky perde um canal infanto-juvenil tradicional. Além de uma programação educativa e que se moderniza com o passar do tempo, a TV Rá-Tim-Bum já exibiu atrações produzidas pela TV Cultura e que tiveram grande repercussão entre os anos 1990 e 2000, como Rá-Tim-Bum (atração que deu nome ao canal), Castelo Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum.
Hoje a programação da TV Rá-Tim-Bum dá prioridade a atrações mais recentes, mas continua apostando em clássicos como Cocoricó, Vila Sésamo e A Mansão Maluca do Professor Ambrósio, por exemplo.
Apesar de não renovar o contrato com a Sky – por um motivo que não foi divulgado – a TV Rá-Tim-Bum segue sendo transmitida pelas operadoras Oi TV, Claro TV, Vivo TV, Algar Telecom, NET, Nossa TV, Cabo Telecom, TCM, BVCi, TVN, TV Alphaville, além de poder ser sintonizada no satélite Intelsat 11.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou no Diário Oficial da União que foi aprovado o aumento de capital da Claro, em R$ 7,1 milhões. Com o aumento, o capital social do Grupo Claro, que além da Claro incluiEmbratel e NET, passa de R$ 17,31 bilhões para R$ 17,38 bilhões.
A decisão, aprovada em unanimidade pelo Conselho Diretor da agência reguladora, vale por 180 dias e a Claro S.A tem até 60 dias para encaminhar à agência as cópias autenticadas dos atos praticados para a realização da operação.
O conselheiro relator Moisés Moreira, destaca que o pedido tem o objetivo de realizar aumento de capital, sem alteração nos controles societários das empresas do grupo econômico
A área técnica da Anatel concluiu que a operação não afetará a competição mercadológica, já que “foi verificado que não haverá concentração econômica nos mercados de serviços de telecomunicações e, consequentemente, a operação não tem o condão de limitar ou de qualquer forma prejudicar a livre, ampla e justa competição entre os prestadores de serviços de telecomunicações”.
Em termos regulatório também nenhum impeditivo. “Portanto, em termos regulatórios, não se vislumbram quaisquer aspectos impeditivos para a aprovação do pedido de anuência prévia apresentado pela Claro”, esclarece a Anatel.
Após a conclusão da operação, haverá uma variação nas participações societárias. A ClaroPar no capital votante da companhia passará dos atuais 83,21% para 83,25%, e no capital total passará de 45,46% para 45,53%. Lembrando que a mudança não irá alterar o poder de mando na empresa.
Durante o período de degustação o Telecine Premium vem com as super estreias “Jurassic World: Reino Ameaçado” e “Han Solo: Uma História Star Wars”.
A SKY, maior operadora de TV paga via satélite do país e especialista em entretenimento, irá abrir de 16 a 24 de fevereiro o sinal dos seis canais do pacote Telecine – que incluem Premium, Action, Touch, Pipoca, Fun e Cult – para clientes Pré-Pago. Eles estarão disponíveis para quem realizar uma recarga ou estiverem com uma recarga ativa durante o período.
Entre os destaques da programação, além de 200 filmes para assistir como Vingadores: Guerra Infinita, Tomb Raider, Pantera Negra e 50 Tons de Cinza, estão as super estreias do Telecine Premium:
16/02, a partir das 22h
OPERAÇÃO RESGATE
Jurassic World: Reino Ameaçado
Owen (Chris Pratt) e Claire (Bryce Dallas Howard) retornam à ilha Nublar para salvar os dinossauros restantes de um vulcão que está prestes a entrar em erupção. Eles encontram novas e aterrorizantes raças de dinossauros gigantes ao descobrir uma conspiração que ameaça todo o planeta.
23/02, a partir das 22h
QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ…
Han Solo: Uma História Star Wars
Na nova aventura desse clássico, o piloto Han Solo (Alden Ehrenreich) e sua namorada Qi’ra (Emilia Clarke), decidem procurar um trabalho, mas acabam perseguidos pelo Império, que separa o casal. Inconformado, Han e os parceiros, Chewbacca (Joonas Suotamo) e Lando Calrissian (Donald Glover) planejam resgatar Qi’ra.
SKY Pré-Pago
No SKY Pré-Pago, o cliente compra o equipamento e escolhe a recarga de pacote de programação que quer contratar com opções de 15 dias a 12 meses de duração, a partir de R$ 18,90, sem fatura ou carência. Para valorizar ainda mais o conteúdo e dar flexibilidade, a SKY disponibiliza também opcionais de curta duração, que variam de 3 a 30 dias, de canais como Telecine, HBO, Première, Combate, Sexy Hot, SexPrive e Playboy TV, para clientes com recarga ativa.
É possível efetuar recargas em mais de 200 mil endereços, entre padarias, farmácias, bancas de jornal, bares e postos de combustível, além de lotéricas, correspondentes bancários do Bradesco Expresso e lojas credenciadas SKY. A recarga também pode ser efetuada por telefone, pelo aplicativo “Minha SKY”, chat online ou pelo site.
Serviço
Canais Telecine – 16 a 24 de fevereiro – Telecine Premium (100), Telecine Action (101), Telecine Touch (102), Telecine Pipoca (103), Telecine Fun (104) e Telecine Cult (105).
O app do Mercado Pago está com uma nova promoção de desconto em recarga. As recargas para Claro, TIM, Vivo e Oi estão com 50% de desconto. O valor do desconto é limitado a R$ 10.
Lembrando que o desconto vale apenas uma vez para cada e-mail cadastrado noMercado Pago.
Confira abaixo uma imagem que mostra que a promoção está valendo. A promo permanecerá ativa até o dia 28 de fevereiro.
Como usufruir do desconto?
Basta baixar e entrar no app do Mercado Pago, selecionar a operadora em questão e o valor da recarga. Na página de confirmação do pagamento o app irá destacar que o desconto foi aplicado.Além das recargas o app do Mercado Pago oferece uma opção bem interessante que é a rendimentos e 5,25% ao ano, para o dinheiro parado na conta pelo aplicativo.
Este rendimento pode ser utilizado para fazer compras, pagamentos e retiradas para um banco. Também é possível interromper o rendimento quando o cliente achar necessário.
Para ativar o recurso basta apenas clicar a opção “Render meu dinheiro”. O Mercado Pago diz que você não precisa esperar um ano, o rendimento acontece diariamente. “É um serviço simples e de muito baixo risco. Diferente da poupança, o dinheiro rende desde o primeiro dia (contando apenas os dias uteis da semana)”, destaca o app.
Resultado financeiro mostra que o Grupo está cada vez mais forte nos segmentos que atua.
O Grupo Claro – Claro, NET e Embratel, controlado pela América Móvil, revelou seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2018.
Nesse período o grupo registrou R$ 9,1 bilhões em receitas líquidas. Durante todo o ano a receita registrada foi de R$ 35,8 bilhões. A receita líquida total do quarto trimestre de 2018 cresceu 1,3% em relação ao terceiro trimestre.
O segmento que mais contribuiu para os R$ 9,1 bilhões em receitas líquidas no quarto trimestre do ano foi o fixo, que registrou R$ 5,822 bilhões, já os serviços móveis foram responsáveis por R$ 2,8 bilhões.
Curiosidades em cada divisão:
Segmento fixo:
– Os bons índices registrados em rankings de velocidade impactam positivamente a forma como o público trata os serviços de banda larga do grupo, o que aumenta a procura. Em 2018 a NET adicionou 449 mil novos clientes.
– Em conexões de Ultra Banda Larga – superiores a 34 Mbps – o grupo alcançou 4,4 milhões de acessos. O Grupo é líder no segmento, com 54,5% de participação.
– A liderança também aparece no segmento de TV por assinatura, com 49,3%.
– O grupo fechou o ano com 56,4 milhões de clientes móveis. Foram adicionados 3,2 milhões de novas linhas em 2018.
– A quantidade de linhas pré-paga é a faixa mais representativa: 33 milhões de linhas.
– Em novembro a Claro registrou o seu maior crescimento no ano no pós-pago: adição de 535,5 mil novos clientes
– As melhorias em infraestrutura de cobertura têm um custo, que, evidentemente, significam na elevação do preço do serviço. O gasto médio por usuário nesse segmento cresceu 8,7%.
Selecionados vão trabalhar na sede da companhia, localizada no bairro Cidade Monções, capital paulista.
A disputa por uma vaga no Programa de Trainee da Vivo 2019 foi um verdadeiro vestibular, com uma relação de 687 candidatos por vaga. Neste ano, a Vivo selecionou 32 trainees que conquistaram uma oportunidade em meio a 22 mil inscrições de todo o Brasil. Os aprovados, que ingressaram na empresa este mês, passaram por quatro meses de um concorrido processo seletivo.
Cerca de 53% dos aprovados são mulheres. Isso representa um crescimento de 15% de selecionados do sexo feminino em relação à edição anterior, o que demonstra que o Programa Trainee Vivo está em linha com os valores da operadora de estimular uma cultura mais inclusiva e democrática.
O processo seletivo contou com várias etapas, entre entrevistas, dinâmicas online, painéis, e até mesmo happy hour, onde os gestores e os ex-trainees interagiram com os candidatos, trocando experiências. A seleção também teve uma etapa de design thinking, com a criação de um produto final. “Durante todo o processo trabalhamos o relacionamento com os jovens. Além de selecionar trainees com o perfil da empresa, nosso intuito era que os participantes saíssem dessa experiência levando um aprendizado”, destacou Niva Ribeiro, VP Pessoas.
Segundo a executiva, o feedback dos participantes, ao final do processo, apontou que o objetivo foi concluído. “Eles avaliaram que a seleção foi realizada de forma humanizada e que houve um aprimoramento de seus conhecimentos em todas as etapas”, pontuou. O Programa de Trainee da Vivo tem duração de 18 meses e é realizado desde 2000.
Promoção tem relação com os 50 anos da Sercomtel, completados no ano passado.
Ainda em ritmo de comemoração aos seus 50 anos, completados no ano passado, a paranaense Sercomtel está com uma promoção ativa chamada BOX 50 Anos em que garante descontos na mensalidade do Plano de Banda Larga Ideal aos clientes que contratarem o Plano de Voz da telefonia fixa “MAIS”.
Para participar o cliente deverá contratar o Plano de Voz Fixa “MAIS” + Plano Banda Larga Ideal e permanecer com os serviços contratados por um período de 12 meses.
Durante os 3 primeiros meses o valor de todas as opções de planos – de 2 Mbps a 20 Mbps, será R$ 50, em referência ao quinquagésimo aniversário da Sercomtel.
A promoção é válida até o dia 30/06. A Sercomtel diz que todos os planos da promoção BOX 50 também podem ser contratados individual e separadamente, porém sem os
descontos promocionais.
Como contratar a promoção?
A contratação poderá ocorrer através do Centro de Atendimento – 103 43, lojas ou por um Consultor de Vendas da Sercomtel. Caso queira conferir o regulamento da promoção clique aqui.
Foram emitidos 1 bilhão de euros em títulos verdes (green bonds), pela Telefónica, que é dona da Vivo.
A Telefónica, dona da Vivo,anunciou a primeira emissão de títulos verdes, os green bonds, do setor de telecomunicações. A companhia emitiu 1 bilhão de euros em títulos. O prazo é de cinco anos.
Os green bonds são parecidos com títulos de dívida convencionais, porém com a diferença que só podem ser utilizados para o financiamento de investimentos considerados sustentáveis, como a energia renovável. Mais de 50% da eletricidade utilizada pela Telefónica vem de fontes renováveis.
A transação foi muito bem recebida pelos investidores institucionais, cuja demanda permitiu que o cupom fosse fixado em 1,069%, até 25 pontos-base abaixo das indicações iniciais de preço. O prêmio final pago é de cerca de 3 pontos base, significativamente abaixo da média das emissões do ano. No total, mais de 310 investidores participaram, dos quais mais de 80% são investidores internacionais.
No mês passado a Telefónica anunciou os vencedores da quarta edição do programa Iniciativa de Inovação Sustentável (IIS), iniciativas que promovem a inovação sustentável.
A empresa já é 100% renovável na Europa e no Brasil, aproximando-se de sua meta de ser renovável em todos os países até 2030. E reduziu suas emissões de CO2 em 28% em três anos, com o compromisso de reduzi-las em 30% até 2020 e 50% até 2030, em consonância com o Acordo de Paris.
Executivo da Disney tenta convencer Cade a não barrar a fusão com a Fox no Brasil, que esbarra na questão dos canais esportivos.
Desde o fim do ano passado circulamrumores sobre um possível veto do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) à fusão entre Disney e FOX no Brasil.
O ponto central em relação ao possível veto são aos canais esportivos, já que com a fusão o grupo Disney passa a controlar, além da ESPN, os canais FOX Sports, que atuam na mesma linha editorial.
Para debater a questão o CEO da Disney, Bob Iger, veio ao Brasil. O executivo foi hoje (12) ao Cade, em Brasília, para explicar detalhadamente essa fusão ao presidente da autarquia, Alexandre Barreto.
Em janeiro o Cade já havia sinalizado que o grupo terá que se desfazer de canais esportivos, já que a fusão resulta em um aumento significativo na concentração de canais desse segmento nas mesmas “mãos”. Vamos aguardar para ver no que vai dar essa reunião do CEO da Disney com o Cade.
O Cade também resolveu prorrogar para até sexta-feira (15) o prazo para que o grupo entregue as respostas sobre a fusão.