Queda astronômica no número de clientes da Oi é o mico de novembro

COMPARTILHAR:

Nextel apresentou crescimento de 1,05% no número de clientes cadastrados na base. Veja o desempenho das demais operadoras de telefonia celular.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na noite desta quarta-feira (09/01), os dados de acessos da telefonia móvel referentes ao mês de novembro de 2018. No penúltimo mês do ano a Oi fez feio e perdeu 762.691 usuários, quase o total de perdas de Vivo (-390.401) e TIM (-387.937) juntas.

Foi durante o mês de novembro, mais precisamente no dia 19, que a Oi lançou a famosa oferta para a Black Friday que oferecia 50GB de internet e ligações ilimitadas para qualquer operadora nacional por R$ 99 por mês. Pelo visto a massiva divulgação do Oi Mais Top nas redes sociais não ajudou nos números de acessos do mês.



A promoção estava prevista para encerrar no dia 02 de dezembro, mas a companhia decidiu prorroga-la por mais uma semana, até 9 de dezembro. O site Minha Operadora perguntou à Oi quantos consumidores aderiram ao plano Oi Mais Top durante o período promocional mas a assessoria de imprensa da companhia disse que dessa vez não iria compartilhar os números.

Seguindo com os demais desempenhos do mês… A Claro também perdeu clientes (-51.519), mas essa queda foi bem mais discreta que as da concorrência. Entre as maiores operadoras de celular do Brasil, apenas a Nextel cresceu. A operadora, controlada pela norte-americana NII Holdings, adicionou 34.053 clientes em novembro.
Uma observação sobre a Algar Telecom: desde o mês de julho – quando tinha 1,28 milhão de linhas ativas – a empresa não envia os dados de acompanhamento dos acessos móveis para a Anatel. Por este motivo o Minha Operadora decidiu excluir a operadora do nosso gráfico de desempenho mensal até que haja nova movimentação nos números.


Levando em consideração o crescimento percentual de base, que é o que o Minha Operadora utiliza para definir as empresas destaque e mico do mês, o mês de novembro no segmento de telefonia celular ficou assim:

  1. Nextel (aumentou a base em +1,05%) => DESTAQUE
  2. Claro (diminuiu a base em -0,08%)
  3. Vivo (diminuiu a base em -0,52%)
  4. TIM (diminuiu a base em -0,68%)
  5. Oi (diminuiu a base em -1,99%) => MICO

O Brasil fechou o mês de novembro contabilizando 231.827.959 chips móveis ativos (-0,65% na comparação com outubro). Desse total, 133.377.989 linhas são pré-pagas (queda de 2,16% em relação ao mês anterior) e 98.449.970 são pós-pagas e controle (aumento de 1,47%).

Com os dados atualizados, a Vivo permanece sendo a maior operadora de telefonia celular do Brasil, com 73,6 milhões de clientes. Veja no ranking abaixo quantas linhas ativas cada operadora possuía no décimo primeiro mês de 2018:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
24 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários