28/04/2024

Operadoras autorizadas possuem mais linhas de telefonia fixa do que as concessionárias

No mês de dezembro de 2021, as autorizadas ultrapassaram, pela primeira vez, as concessionárias na telefonia fixa; saiba detalhes.

De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pela primeira vez na história, as operadoras autorizadas ultrapassaram as concessionárias na prestação do serviço de telefonia fixa (STFC) no mês de dezembro de 2021. As concessionárias ficaram com 14.320 milhões de linhas ativas, enquanto as autorizadas ficaram com 14.380 milhões.

Essa é a primeira vez que o modelo de autorização para o serviço supera de fato a concessão desde pelo menos 2008, possivelmente antes. Ainda de acordo com os dados da agência, isto pode ter acontecido ainda em junho do ano passado. No entanto, a equivalência na queda abrupta – e, mais difícil ainda, com crescimento posterior – das concessionárias indica que poderia ter um erro de coleta de dados, tanto que no mês seguinte, o cenário voltou ao que era esperado.

As concessionárias voltaram a ter a maioria, mesmo que a tendência de queda tenha permanecido. Nos meses que se seguiram, as linhas foram ficando ainda mais próximas, convergindo agora, justamente nos últimos 31 dias de 2021.

Entre novembro e dezembro de 2021, houve uma pequena queda na quantidade de linhas ativas no serviço de telefonia, sendo que os dados apontam que agora são 28,7 milhões de linhas ativas, enquanto que em novembro teve 28,9 bilhões, uma diferença mensal de 0,7%.

LEIA TAMBÉM:

–> Oi é líder de mercado em telefonia fixa, segundo relatório da Anatel

–> Telefonia fixa teve queda de 4,1% de linhas ativas em um ano

–> Governo italiano pode assumir o controle da rede de telefonia fixa da TIM

Em comparação aos dados de dezembro de 2021 com dezembro de 2020, a diferença anual foi de -5,8% linhas ativas, sendo que quanto a região, Sul obteve a maior queda anual, com 9,0% a menos de linhas ativas. No Norte, surgiram novos assinantes de linhas telefônicas fixas. Entre novembro e dezembro de 2021 houve um pequeno aumento de 0,4% na quantidade de linhas ativas naquela região.

Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, em dezembro de 2021, houve uma queda global na quantidade de assinaturas do serviço de telefonia fixa. A organização aponta que há um declínio constante de acessos de STFC, com 11 acessos por 100 habitantes em todo o mundo, abaixo do pico de 19 por 100 em 2006.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários