03/05/2024

Reclamações contra teles cai 23%, diz Anatel

Anatel divulgou relatório com dados de reclamações que recebe sobre diversos tópicos em relação as empresas de telecomunicações.

A Anatel registrou 23% de queda no número de reclamações. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou nesta quinta-feira, 02, o Relatório Panorama de Reclamações de 2022

Anatel

Neste documento a agência mostra diversos dados sobre reclamações que foram registradas por consumidores diretamente à ela. A instituição divulgou detalhes sobre os serviços, grupos econômicos e motivos de queixas. 

Mas o maior destaque foi a confirmação de uma tendência vista em 2021. Segundo a Anatel, as reclamações registradas pelos consumidores durante o ano passado foram menores do nos anos anteriores: foram 1,73 milhão de reclamações recebidas, número 22,6% menor que o volume do ano anterior (2,24 milhões).

“A queda no volume de reclamações em 2022 foi observada em todos os serviços, sendo a mais expressiva na telefonia fixa, com 155 mil reclamações a menos, o que representa diminuição de 40% em relação ao ano anterior”, afirma a agência.

Essa diminuição no número de reclamações foi visto em todos os grandes grupos econômicos e em nas prestadoras de pequeno porte, dentro de uma avaliação em conjunto. 

A Anatel destacou também que o tema de maior incidência nas reclamações é a cobrança. Enquanto a qualidade do serviço aparece logo depois, em segundo lugar. 

“Assim como nos anos anteriores, a maior parte das reclamações dos consumidores (37%) está associada a conflitos relacionados ao tema cobrança. Reclamações sobre a qualidade técnica e o funcionamento do serviço ocuparam a segunda posição, com 18% do total de registros”.

Foi constatado que a ocorrência de reclamações registradas em relação à quantidade de clientes atendidos por uma prestadora de serviços, conforme avaliado pelo Índice de Reclamações (IR), apresentou uma diminuição significativa.

Tal queda foi verificada a partir do cálculo do IR, que relaciona a quantidade de reclamações recebidas com cada 1.000 acessos em serviço. 

Em análise do ano de 2022, foi possível constatar que o IR geral do setor experimentou uma redução considerável, atingindo o valor de 0,46. Esse número é notavelmente inferior ao índice registrado no período anterior, quando o valor alcançado pelo IR foi de 0,62.

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