22/04/2024

Vivo, Claro e Oi bloqueiam acesso de clientes ao ‘The Pirate Bay’

Ferramenta de busca de arquivos torrent é utilizada para compartilhar séries e filmes piratas.

Vivo, Claro e Oi bloqueiam acesso de clientes ao ‘The Pirate Bay’

De acordo com uma denúncia feita pelo “Partido Pirata”, as principais operadoras do país estão bloqueando o acesso de clientes ao “The Pirate Bay”, site de busca de arquivos torrent famoso por disponibilizar conteúdos audiovisuais piratas.

O bloqueio é um reflexo da terceira fase da Operação 404, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que retirou do ar 334 sites IPTV e 94 aplicativos piratas, na semana passada.

“A Operação tem um impacto muito grande. Ela é fruto de uma cooperação constante no âmbito do Ministério. É uma determinação do ministro Anderson Torres, em termos de combate total ao crime organizado, à pirataria e ao crime contra a propriedade imaterial”, destacou o secretário de Operações Integradas do MJSP, Alfredo Carrijo.

Acatando uma determinação do MJSP, Vivo, Claro e Oi passaram a bloquear o acesso de clientes ao site em diversas regiões do país, e que usam o DNS padrão oferecido pela operadora.

VEJA TAMBÉM:

–> IPTV: ABTA lança mais uma campanha contra a pirataria da TV Paga

–> Anatel lança painel com dados do combate à pirataria

–> Pirataria da TV paga custa R$ 9 bilhões

Uma mensagem de erro é apresentada para aqueles que tentam acessar a página.

Em alguns casos, os usuários se deparam com uma página do próprio Ministério da Justiça informando que o site foi bloqueado pela Operação 404, como forma de reprimir a pirataria.

Porém o bloqueio não parece ser generalizado, com alguns usuários ainda conseguindo acesso ao The Pirate Bay por meio de redes móveis ou fixas das três operadoras.

Para burlar o bloqueio, muitos estão mudando o DNS ou usando serviços de VPN para acessar o site normalmente.

Além do The Pirate Bay, o Superflix – uma espécie de “Netflix pirata” – chegou a ser bloqueado, mas retornou ao ar sob um novo domínio.

Ao Canaltech, o Ministério da Justiça confirmou que o The Pirate Bay estava entre as páginas que foram retirados do ar por conta da pirataria de conteúdos.

Procuradas, as operadoras Claro, Vivo e Oi não quiseram comentar o assunto ou orientaram que o noticiário procurasse o Ministério da Justiça.

Com informações de Canaltech.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários