26/04/2024

Saiba a diferença entre o 5G DSS, SA e NSA

Confira do que se trata cada modalidade da quinta geração de internet móvel disponível atualmente. Saiba também o que é o 5G mmWave.

Nos últimos meses, o 5G virou o centro do setor de telecomunicações, especialmente pela promessa das operadoras que participaram do leilão realizado no ano passado da capacidade de ultra velocidade e baixa latência que a tecnologia oferece. No entanto, ainda há dúvidas entre os consumidores sobre as diferenças entre as modalidades da rede disponíveis atualmente: DSS, Standalone (SA) e Non-Standalone (NSA).

Cada uma das redes possuem suas características, que envolve tanto vantagens quanto desvantagens, uma vez que são essas peculiaridades que determinam a qualidade de cada 5G. Confira abaixo do que se trata cada uma delas:

5G DSS

Lançado em 2020, as operadoras começaram implementar o 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing). Em tradução livre, a sigla significa Compartilhamento Dinâmico de Espectro. Nessa modalidade, a rede é compartilhada com as mesmas frequências e estrutura dos padrões 4G, 3G e até 2G, resultando assim em resultados pouco satisfatórios.

A tecnologia tem uma velocidade um pouco maior do que o 4G+, mas há relatos de que o 5G DSS chega a ser até mais lento, fazendo com que fosse chamado de “5G impuro” ou “5G falso”.

5G Puro

Essa modalidade utiliza frequências dedicadas, ou seja, não compartilha espectro de frequência com nenhum outro padrão ou rede, mas ele é dividido em duas categorias: Non-Standalone (NSA) e Standalone (SA).

O 5G NSA foi o primeiro a ser implementado e ativado pelas operadoras, pois mesmo usando uma frequência dedicada, usa o mesmo núcleo de rede do padrão 4G, uma vez que já estava bem estabelecido no Brasil, sendo mais fácil para a empresa implementar essa modalidade.

Para nível de entendimento, o núcleo de qualquer infraestrutura de rede se chama core. Ou seja, o core de rede é como se fosse o coração, que leva os recursos necessários para todas as partes da rede. Ele é formado por servidores, equipamentos e configurações que vão permitir que todos os usuários conectados usufruam do serviço de maneira adequada.

Por isso que o 5G NSA é chamado assim, pois ele usa o núcleo da infraestrutura do 4G. Já o 5G SA não, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exige com padrão. Essa modalidade exige um núcleo de rede dedicado somente para ele, tornando assim uma rede mais cara e com maior complexidade para implementação.

A nível de consumidor, dificilmente será notada a diferença entre as duas redes, pois ambas usam uma tonelada chamada eMBB (Enhanced mobile Broadband – Banda Larga Móvel Melhorada), que permite que ambas alcancem altas velocidade e baixa latência.

Já para nível corporativo, há peculiaridades que tornam o 5G SA mais atrativo. Sua função de Slicing, permite sua divisão em várias sub-redes, possibilitando a conexão de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) com maior facilidade e estabilidade. Além de poder entregar uma latência ainda menor, ótima para atividades que requerem menor tempo de resposta.

O que é o 5G mmWave

Volta e meio falando de notícias sobre o 5G de ondas milimétricas. Enquanto o 5G SA e NSA usa a frequência de 3,5 GHz, o 5G mmWave usa a faixa de 26 GHz, que também foi leiloada pela Anatel. No entanto, ela ainda irá demorar muito para ser usada, pois além de usar um espectro muito alto, seu sinal tem baixa penetração.

Ou seja, para ter um uso de sua alta capacidade, é necessário um número muito grande de antenas, além de que seu sinal é afetado por qualquer obstáculo, como paredes, janelas de vidro e até mesmo árvores.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários