23/04/2024

Governo inaugura Infovia 01, trecho de fibra óptica entre Santarém e Manaus

Com vida útil de 25 anos, a Infovia 01 leva conectividade para escolas, unidades de saúde, de segurança e outros órgãos públicos.

Nesta segunda-feira (07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou em Santarém, no Pará, a Infovia 01, que faz parte do programa Norte Conectado, e liga a cidade paraense a Manaus por meio de 1,1 quilômetro de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos, onde também serão beneficiados os municípios de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa, Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes.

Com vida útil de 25 anos, a Infovia 01 leva conectividade para escolas, unidades de saúde, de segurança e outros órgãos públicos. “A gente quer criar condições dignas, por isso a infovia é importante“, declarou o presidente Lula, na inauguração. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, informou que cada uma dessas cidades terá uma rede metropolitana própria.

“O nosso sonho é conectar o Brasil inteiro tanto na educação como na saúde. É muito importante que a gente consiga fazer chegar ao nosso povo o que a gente tem de melhor na área da saúde e aos nossos estudantes que a gente tem que melhor na educação. E, graças a Deus, os avanços tecnológicos permitiram que a gente pudesse conectar o país inteiro”, completou.

O trecho inaugurado, assim como a Infovia 00 (entre Santarém e Macapá), teve capacidade concedida a um consórcio de operadoras que poderá explorar a infraestrutura em troca da manutenção da rede e do atendimento de órgãos públicos. São elas: Aquamar, BR Digital, Claro, Clickip, Easytech, Mobwire, Ozônio Telecom, Telefônica (Vivo), TIM, Você Telecom, Manaós e PPLink.

A cerimônia de inauguração da Infovia 01 foi realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde ocorreu a ancoragem do cabo, e contou com a presença também de outras autoridades. Entre elas, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, o governador do Pará, Helder Barbalho, a primeira-dama, Janja da Silva, além de ministros como Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Juscelino Filho (Comunicações), Jader Filho (Cidades), entre outros.

O ministro das Comunicações também declarou que o governo levará “tecnologia para um dos maiores biomas do planeta, sem causar dano ao meio ambiente“, por meio da Infovia 01 e outras sete que já começaram a ser construídas nos estados da região Norte. “Estamos assegurando um dos direitos fundamentais de nossos tempos, o direito à inclusão digital“, afirmou Juscelino Filho.

“Essa infovia vai economizar 58 milhões de árvores que não precisam ser cortadas. Se a gente fosse fazer torre [de transmissão] teria que cortar”, destaca Lula.

Por meio do Programa Norte Conectado, às oito infovias deverão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, com recursos que somam R$ 1,3 bilhão. As infovias são compostas por 24 pares de fibra óptica, onde cada par possui capacidade de até 20 terabyte por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em alta definição com elevada qualidade, de acordo o ministro das Comunicações.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários