26/04/2024

Fusão entre Vero e Americanet é aprovada pelo Cade

Decisão foi publicada no DOU na última sexta-feira (04), mas a operação ainda precisa da aprovação da Anatel.

Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), decisão da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que aprovou a fusão entre os provedores Vero e Americanet, sem restrições. Com isso, contando a partir da última sexta-feira (04), foi aberto o prazo de 15 dias para recursos contrários à análise.

Se dentro desse prazo não houver objeções contra o negócio, a aprovação será mantida. Entretanto, vale lembrar que a fusão entre as empresas ainda não recebeu o aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que está em análise. O processo na reguladora foi aberto em 18 de julho, uma semana após o anúncio das empresas.

Com a fusão, as ações da da Meppel, controladora da Americanet, serão incorporadas pela Vero. A operação foi informada mês passado, quando as companhias afirmaram que a expectativa é de que a integração dos negócios promova, ao longo dos próximos anos, aumento da eficiência operacional e otimização do investimento em equipamentos de conectividade.

Sobre a Americanet e Vero

A Vero, que será incorporada, oferece conexão de internet de fibra óptica na região Sul e no estado de Minas Gerais, além de algumas cidades de Goiás, enquanto que a Americanet atua no setor de telecomunicações na prestação de serviço de comunicação multimídia (SCM), serviço telefônico fixo comutado (STFC) e serviço móvel pessoal (SMP), com presença relevante nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

De acordo com dados da Anatel, as empresas devem criar um ISP com mais de 1,4 milhão de acessos no país, ficando próximo dos provedores regionais que lideram o ranking. Juntas, abarcariam 3% da participação no mercado de banda larga. As empresas já estão entre os 10 maiores provedores regionais.

No processo de fusão, a Americanet foi assessorada pelo UBS BB e Machado Meyer Advogados, enquanto que Vero teve apoio do Banco Itaú BBA e do Lefosse Advogados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários