28/04/2024

Qualcomm e ZTE alcançam maior velocidade de internet do mundo com 5G mmWave SA

De acordo com as empresas, a tecnologia chegou a velocidades impressionadas, alcançando cerca de 7 Gbps de downlink e 2.1 Gbps de uplink.

Uma das principais características que o 5G garante ter é o alcance de altas velocidades de internet, quando comparada ao 4G ou ao 5G não-standalone. Pelo menos, em um experimento realizado pela Qualcomm e a ZTE, a tecnologia chegou a velocidade impressionante, alcançando cerca de 7 Gbps de download com o 5G mmWave SA.

As duas empresas anunciaram a mídia internacional que a conexão mmWave Standalone’ alcançou a velocidade mais rápida do mundo, com resultados impressionantes em dois cenários diferentes: cerca de 7 Gbps em taxa máxima para downlink e 2.1 Gbps em uplink. Lembrando que o 5G SA não tem a necessidade de um âncora no espectro LTE ou sub-6 GHz, permitindo a implantação de rede e dispositivo 5G mmWave.

O que isto quer dizer? Isto significa que as operadoras têm a possibilidade de oferecer conexão banda larga de fibra sem fio em velocidade multi-Gigabit e de baixa latência. Serviço que pode ser ofertado tanto para clientes comerciais quanto residenciais. Além disso, o uso de mmWave Standalone independente do espectro LTE torna possível a implementação de acesso sem fio fixo em todos os tipos de uso.

De acordo com o experimento, que foi feito sob a orientação técnica do IMT-2020 (5G) Promotion Group, da China, a ZTE e a Qualcomm, a taxa de pico de downlink alcançada foi próximo de 7 Gbps sobre o mmWave standalone 5G na banda de 26 GHz, amparada por uma estrutura de quadros DDDSU. Além disso, possibilitou que as empresas alcançassem a taxa de uplink de 2.1 Gbps.

Esses resultados foram realizado por meio de uma plataforma de teste móvel Desarm-RF Snapdragon X70 5G, conectada na infraestrutura do laboratório de Xangai da ZTE, por meio de downlink de 4×200 MHz e larguras de banda uplink de 2×200 MHz.

“Estamos orgulhosos de colaborar com a ZTE neste marco, um avanço significativo na evolução e na etapa de comercialização que está se aproximando do 5G mmWave Standalone”, afirma Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de Cellular Modems & Infrastructure da Qualcomm Technologies, Inc.

Embora ainda esteja em seu início, sendo que atualmente está presente apenas em 15 capitais brasileiras, essas evoluções técnicas ao redor do mundo trarão essências benefícios para atividades complexas no futuro, que não está tão distante assim. Essas altas taxas de velocidades facilitarão o desenvolvimento de vários setores, assim como para os usuários, que aos poucos terão mais dispositivos compatíveis com 5G a sua disposição.

Para nível de entendimento, o 5G é a primeira a usar o espectro mmWave, que são ondas milimétricas. Ao usar esse espectro, a rede opera em uma banda acima de 24 GHz, conseguindo alcançar velocidade de transferência de dados extremamente alta. Ou seja, permite que o 5G funcione em frequências altas, entre 24 e 60 GHz.

Entretanto, seu alcance de cobertura é limitado, por isso a necessidade de ter mais antenas e com distância pequenas entre elas. Além disso, as ondas milimétricas têm capacidade de dar conta de literalmente trilhões de dispositivos conectados à internet.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários