12/04/2024

Portabilidade em alta no Brasil: 2,34 mi de trocas de operadoras em três meses

Mudança de operadora sem trocar de número, também conhecido como portabilidade, existe no Brasil desde 2008.

A portabilidade de operadoras de telefonia móvel está em alta entre os brasileiros. Foram 2,34 milhões de trocas de empresas provedoras de sinal de telefone durante o último trimestre. Os dados foram divulgados pela ABR Telecom, Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, durante o último sábado, 24. 

Telefone celular

A ABR Telecom é a entidade responsável pelo serviço e divulgou dados para o site TechTudo. Segundo ela teve um aumento de 11,43% se comparado com abril a junho de 2022. Desde 2008, quando houve a liberação para portabilidade, já aconteceram mais de 60 milhões de trocas. 

A portabilidade de telefonia móvel tem alta demanda no Brasil todo

Quando se trata do serviço fixo o número é menor, dentro do mesmo recorte. Foram cerca de 344 mil pedidos de portabilidade de uma operadora para a outra. 

A matéria do Techtudo mostra o estando Bernardo Lima, de 22 anos, morador de Brasília, que disse estar com inúmeros problemas com a operadora antiga, por isso a portabilidade foi a melhor idade.  

“Estava enfrentando muitos problemas com minha antiga operadora. A internet deles sempre acabava antes do mês, me obrigando a contratar pacotes extras”

Esse número alto deve-se também às várias campanhas que as próprias operadoras fazem para conseguir atrair novos clientes por meio da portabilidade. Existem alguns benefícios que elas dão em troca como bônus de internet ou desconto na mensalidade. 

Como funciona e como fazer

A portabilidade demora em média três dias e pode ser cancelada com o passar do primeiro dia após a solicitação. Segundo a ABR Telecom, quem quiser fazer a mudança de operadora sem perder o número precisa provar que é titular da linha. 

Depois disso, basta ligar para o SAC da operadora, fornecer os dados e fazer o pedido do serviço. Dentro do prazo de três dias a mudança acontece. 

Confira quais são as regiões com maior demanda de portabilidade:

  • Sudeste – 46.968.000;
  • Sul – 15.366.677;
  • Nordeste – 10.136.056;
  • Centro-Oeste – 6.472.536;
  • Norte – 2.299.294.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários