23/04/2024

SIM SWAP: você conhece o golpe da portabilidade?

Com o número da vitima nas mãos, os criminosos conseguem acessar as redes sociais e fazer vendas falsas se passando pelo dono do perfil.

Há uma nova forma de roubar acessos nas redes sociais: através da portabilidade. Os criminosos têm como alvo pessoas com perfil com muitos seguidores nas redes sociais. Eles usam esses perfis hackeados para divulgar venda de produtos de alto valor com preços abaixo do mercado e disponibilizam conta para pagamento como se fossem o dono do perfil.

Pessoa usando celular

Com isso o consumidor perde não somente o acesso às redes sociais, mas aos aplicativos de mensagem instantânea e consequentemente o contato com familiares e amigos que também podem ser enganados com os golpes de vendas.

Como funciona

Para que entenda melhor o golpe, ele acontece da seguinte maneira: o golpista liga para uma operadora e pede a portabilidade de um número. Ao passar pela troca de operadora ele consegue facilmente trocar os acessos das redes sociais, pois uma das formas de mudar a senha é através do código de verificação que é enviado por SMS. De tal forma o criminoso consegue controlar tudo que esse número tiver acesso.

Também conhecido como SIM SWAP (SIM se refere ao chip e SWAP significa troca em inglês), esse golpe não tem estatísticas na Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, segundo Gustavo Santana Borges, superintendente de controle da Anatel, em entrevista a TV Record.

Como se proteger

Na mesma matéria o advogado criminalista Pedro Ioki fez a recomendação de não deixar tudo ligado a somente um número de celular, sempre ter uma opção reserva de segurança. Outra forma de se proteger é ativar a verificação de duas etapas.

Gustavo também afirmou que já foi criado um protocolo para proteger o consumidor. Ao ser feito um pedido de portabilidade o número recebe um SMS de confirmação, para validar, ou não, a mudança de operadora.

Fora isso, a Anatel também deixou claro que é obrigação das operadoras de telefonia móvel proteger o seu cliente de casos como esses.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários