Vivo lança mensagens de texto no padrão RCS

Operadora oferecerá suporte à mensagens instantâneas nativo dos aparelhos Android, o que permite enviar e receber arquivos, imagens, vídeos e adesivos.

A partir de uma parceria com a Google, a Vivo anunciou hoje, 10, o lançamento do serviço “Rich Communication Services” (RCS), considerado a evolução do SMS. Com o novo recurso os clientes podem enviar arquivos maiores, saber quando as mensagens são entregues ou visualizar se a outra pessoa está digitando sua resposta.

Ele funciona como um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, Telegram ou Messenger, mas sem a necessidade que o destinatário tenha um aplicativo específico instalado. É um sistema que transforma mensagens de texto básicas da operadora em algo mais completo.


Com o RCS é possível criar grupos de conversa, além de trocar mensagens por meio da redes Wi-Fi. Ao utilizar a rede da operadora, o aplicativo não consome o pacote de dados.

Os clientes da Vivo também podem interagir com outras operadoras que tenham suporte ao RCS.

VIU ISSO?
–> Google vai criar pontos de Wi-Fi gratuitos em todo o Brasil
–> Criminosos estão enviando boletos falsos por SMS
–> Veja como parar de receber SMS publicitários das operadoras

Para utilizar o recurso, o único requisito é que o dono do celular Android tenha o aplicativo nativo “Mensagens”. O cliente da Vivo receberá uma notificação quando o novo padrão estiver disponível, bastando apenas seguir as orientações para utilizá-lo.

A tecnologia desenvolvida pela Google oferecerá uma melhor experiência de mensagens de texto aos usuários do Android. Ele é um equivalente ao iMessage, da Apple. A novidade é significativa, pois o RCS será o novo padrão de mensagens de texto assim que as operadoras de todo o mundo atualizarem seus sistemas, tornando-o em um mensageiro universal.

Desde janeiro, a Oi já oferecia o recurso. Em breve, a Claro e a TIM também devem oferecer suporte ao padrão RCS.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
Notificação de