24/03/2024

Starlink participará de licitação para conectividade em escolas, afirma Fábio Faria

Governo Jair Bolsonaro pretende ampliar parceria com operadoras de satélite para levar conectividade às escolas ainda este ano.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quinta-feira (11), durante evento da pasta para falar sobre o 5G em São Paulo, que sua peregrinação internacional para visitar empresas de tecnologia de baixa órbita (LEO) continuou, cujo ideia é oferecer a conexão via satélite em locais remotos (escolas) enquanto soluções do 5G não chega. Entre essas empresas, a Starlink é a mais avançada.

Essa iniciativa é intenção do governo Jair Bolsonaro em ampliar parceria com operadoras de satélite para levar conectividade às escolas. O ministro falou sobre um processo licitatório, mas não deu detalhes de quando seria e quais as condições. Ao ser questionado se já tinha algum contrato assinado, ele falou que “A Starlink está formalizando, eles participam de uma licitação”.

De acordo com Faria, falta apenas a Starlink construir um gateway para o sistema no Brasil, justamente na região da Amazônia. “Estão instalando neste mês, e em setembro vão inaugurar as primeiras escolas“, disse.

Ele também lembrou de outros serviços LEO, mencionado a visita recente à Virgin Orbit, em Los Angeles, além de Projeto Kuiper, OneWeb e a própria Starlink. A expectativa é chegar com essa tecnologia de conexão antes do 5G.

“Não podemos esperar oito anos para chegar na escola na Amazônia. Quando chegar a fibra, ligamos lá. Qualquer tipo de conexão é importante”.

Essa infraestrutura estaria próxima de finalização, já em setembro. No evento, Fábio Faria também falou que no próximo 22 de setembro irá inaugurar na região, em parceria com o CPQD, “a primeira escola que não tem energia elétrica, com uma antena de Internet do lado do painel solar“, mas não falou se se trata de uma conexão via satélite.

O ministro das Comunicações afirmou que haveria uma licitação para empresas que desejam ser a fornecedoras do serviço que será disponibilizado nas escolas, mas não confirmou se realmente há algum acordo com a Starlink. Atualmente, o Programa Wi-Fi Brasil é abastecido pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), no âmbito do Gesac.

Starlink perde subsídio no EUA

Nesta semana, a agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), negou o pedido da empresa de Elon Musk para utilização do fundo de universalização digital para áreas rurais (RDOF).

De acordo com Jessica Rosenworcel, chairwoman da FCC, após análise legal, técnica e regulatória, a Starlink não demonstrou que poderia ofertar o serviço que estava prometendo, afirmando em comunicado que seria impossível “subsidiar iniciativas que não entregam velocidades prometidas ou que provavelmente não atenderiam aos requerimentos do programa“.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários