Telefónica, dona da Vivo, pretende monetizar suas antenas

Plano prevê uma possível locação ou venda de parte de suas torres instaladas em seus principais mercados, inclusive no Brasil.

Após reunião do conselho de administração, a Telefónica anunciou nesta terça-feira, 10, que pretende monetizar nos próximos 12 meses a sua extensa infraestrutura de telecomunicações móveis, incluindo as instaladas no Brasil, onde opera com a Vivo.

A ideia da companhia é criar mais valor para os seus acionistas, melhorando seus retornos financeiros. No entanto, não ficou definido na reunião se essa monetização seria por meio de locação ou venda de suas torres.


O comunicado fala em aproveitar diversas opções, como sinergias por meio de compartilhamento de rede e capitalizar infraestrutura para agentes públicos e privados.

“A Telefónica possui vários acordos com outras operadoras de telecomunicações, empresas de torres e investidores financeiros para promover economia de custos e excelência de rede através do compartilhamento de infraestrutura passiva e equipamentos de telecomunicações ativos”, afirma a empresa.

VIU ISSO?
–> Aprovação da Lei das Teles reflete nas ações da Vivo, Tim e Oi
–> Vivo tem a melhor banda larga do Brasil, segundo a nPerf
–> Vivo fornecerá conectividade para unidades do McDonald’s

Atualmente, o grupo espanhol possui diretamente 68.000 torres em 12 mercados, das quais quase 18.000 pertencem à Telxius, sua subsidiária responsávl pela infraestrutura.

Cerca de 60% delas estão em seus principais mercados: Espanha, Reino Unido, Alemanha e Brasil.

A monetização de toda essa infraestrutura poderia gerar 830 milhões de euros (R$ 3,729 bilhões) em receita e 360 milhões de euros (R$ 1,617 bilhão) em lucro operacional (OIBDA).

Enquanto isso, a Telefónica tem buscado expandir seu portfólio global. Na semana passada, José María Álvarez-Pallete, presidente global da empresa, apresentou a Bolsonaro a estratégia de acelerar a expansão de redes de fibras ópticas e serviços móveis no mercado brasileiro.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários