18/04/2024

TV por assinatura perdeu cerca de 500 mil clientes em dezembro de 2021

Perda relacionada ao mês anterior, mas no total do ano, o segmento apresentou crescimento de 2,2 milhões de clientes a mais que em 2020.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os dados relacionados a TV por assinatura no mês de dezembro de 2021. De acordo com a agência, o segmento perdeu cerca de 500 mil clientes, em comparação com o mês de novembro, e teve 16 milhões de acessos ao serviço no último mês do ano passado. Entretanto, no ano, foram 2,2 milhões de clientes a mais do que no ano de 2020.

O crescimento no ano se deve, principalmente, a uma mudança no método de contagem que a Anatel fez, sendo que passou a considerar também o acesso de TV paga por clientes que utilizam planos gratuitos para sintonizar canais abertos. A mudança ocorreu em julho, sendo que na época, o número de acessos saltou de 13,9 milhões de assinantes para 16,3.

Embora tenha ocorrido um aumento devido à mudança de contagem, dezembro registrou uma erosão de base, dando continuidade ao encolhimento da TV por assinatura, que tem enfrentado uma concorrência, como a pirataria e as plataformas OTT não contabilizadas pela Anatel.

Prestadoras de TV por assinatura

Todas as empresas que oferecem o serviço perderam assinantes em dezembro de 2021, sendo que a SKY foi a que registrou a maior queda, com 260 mil clientes. Enquanto que a Claro e a Oi perderam cerca de 60 mil clientes cada uma. A Vivo também apresentou queda, mas com uma menor redução em relação às concorrentes: 12 mil clientes a menos.

LEIA TAMBÉM:

–> 5 Canais da Disney serão encerrados na TV por assinatura; saiba quais são

–> TV por assinatura perdeu 300 mil clientes entre outubro e novembro de 2021

–> Vivo terá 4 novos canais na grade da sua TV por assinatura; saiba quais são

Quanto às regiões, embora tenha tido uma queda nacional de clientes, o Norte apresentou um aumento de 1,2% de assinantes, passando de 638 mil para 645 mil. O Nordeste foi a região que apresentou a maior queda, com -5,7%, caindo de 3,185 milhões para 3,005.

As tecnologias de suporte também apresentaram redução no mês de dezembro, em comparação ao mês anterior. No entanto, o que apresentou a maior queda foi a TV por assinatura via satélite, tendo 330 mil clientes a menores. A fibra foi a tecnologia com a menor queda: de 1.096.000 para 1.092.000 clientes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários