18/04/2024

Rede 5G é testada em escola pública na cidade de Vila Velha

De forma experimental, a tecnologia é testada em uma escola pública na cidade de Vila Velha em parceria com a Nokia Brasil; saiba detalhes.

Nesta terça-feira (8), a prefeitura de Vila Velha vai utilizar a rede 5G, de forma experimental, em uma escola pública. Além da rede sem fio, a conexão super-rápida poderá ser utilizada para auxiliar em serviços de monitoramento, com recebimento e leitura de placas de veículos.

O teste que utiliza a frequência entre 3,7 ou 3,8 MHz de transmissão está sendo realizado desde quarta-feira (2) na UMEF Professor Paulo César vinha, em Terra Vermelha. O experimento é feito em parceria com a Nokia Brasil, sendo que a cidade de Vila velha passa a ser a primeira no país a usar a tecnologia voltada para serviço público.

A unidade de ensino recebeu uma antena de transmissão do sinal 5G, câmeras de monitoramento, entre outros dispositivos de infraestrutura digital. O esperado é que após a implantação total da rede, todos os equipamentos se comuniquem sem interferência ou risco de invasão hacker.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, a nova tecnologia irá impulsionar a administração municipal a um nível inédito no país, aproximando e conectando secretarias e serviços, assim como permite velocidade na resposta rápida aos munícipes.

LEIA TAMBÉM:

–> Projeto de Lei que autoriza instalação de antenas 5G em Belo Horizonte é aprovado

–> 5G no Brasil: saiba quanto poderá custar o plano mais barato

–> Doze capitais estão prontas para receber o 5G, segundo o MCom

“Imagine poder monitorar o trânsito em tempo real, permitindo dar fluidez para uma ambulância que, por exemplo, está transportando um órgão captado e precisa se deslocar com rapidez. Todos os semáforos na rota dessa ambulância, traçada antes de sua saída do hospital até o ponto de chegada, ficaram abertos e criando uma linha verde”, explica o prefeito.

Tecnologia 5G

De acordo com o edital, a previsão é de que a rede esteja disponível em todos os municípios brasileiros com mais de 30 mil habitantes até julho de 2029. O 5G pode ser até vinte vezes mais rápida que o 4.5G.

Além disso, a quinta geração de conectividade móvel promete a redução de latência, tempo de intervalo entre o comando do usuário e resposta, além da possibilidade de interligar diversos objetos à rede.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários