22/04/2024

Relatório da Opensignal revela operadora com melhor rede móvel no país

Novo estudo avaliou a experiência do brasileiro no uso do streaming, chamadas via app e jogos, além da cobertura 4G e velocidades de download e upload.

Relatório da Opensignal revela operadora com melhor rede móvel no país

Nesta quinta-feira, 29 de julho, a empresa de medição Opensignal publicou um novo relatório no qual é feita uma análise da experiência dos usuários no uso de redes móveis no Brasil. Os dados foram levantados durante o período de 1º de março a 29 de maio de 2021.

Segundo o estudo, a Claro possui a melhor rede móvel do país, quando são analisados a experiência de jogos, o uso de aplicativos de chamadas de voz, velocidade de download e também de upload. O resultado é parecido com o revelado por uma pesquisa recente divulgada pela nPerf.

A Claro, por exemplo, registrou velocidade média de download de 22,6 Mbps, contra os 17,6 Mbps da Vivo, 16,3 Mbps da TIM e 11,9 Mbps da Oi. No upload, a Claro teve taxa de 7,9 Mbps, a Vivo 6,5 Mbps, a TIM 6,3 Mbps e Oi 4,6 Mbps.

Em chamadas realizadas em aplicativos de voz, a Claro teve pontuação de 78,2. Em seguida, aparecem a TIM com 74,7 pontos, Vivo com 72,0 e Oi com 68,9. Para os gamers que utilizam a rede móvel para jogar, a Claro atingiu 61,7 pontos. TIM tem pontuação de 56,0, Vivo tem 42,4, e Oi 36,4.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel fecha acordo com Opensignal, Bwtech e Ookla Speedtest

–> Oi é destaque em ranking global da Opensignal

–> Serviços de telefonia e internet ficaram mais baratos no Brasil, diz Anatel

A Claro perdeu apenas em experiência de vídeo e disponibilidade de redes 4G. Nestes índices, a TIM levou a melhor.

Na reprodução de vídeos em streaming, a TIM atingiu pontuação de 66,0, sendo seguida logo atrás da Claro (65,5 pontos) e Vivo (64,2). A Oi teve pontuação de 55,0. Finalmente, na disponibilidade 4G, a TIM alcançou 89,9 pontos. Após, está a Vivo com 81,2, Claro com 78,6 e Oi com 69,7.

De acordo com a metodologia da Opensignal, as pontuações entre 65 e 75 são consideradas como “Muito Bom”. Já as entre 55 e 65, a empresa classifica como “Bom”. O levantamento utilizou dados de apenas as quatro principais operadoras do país, e dos usuários que utilizam o app da Opensignal. Além disso, as medições também levaram em conta a navegação dos usuários em redes 5G DSS lançadas pelas empresas de telefonia.

Vale lembrar que o Minha Operadora também oferece uma ferramenta gratuita para medir a velocidade da internet móvel ou fixa. Para utilizá-lo, basta acessar o link minhaoperadora.com.br/velocimetro.

Com informações de Opensignal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários