29/03/2024

Pequenos provedores tiveram aumento de 144% na demanda, diz Abrint

Entidade aponta que empresas regionais de internet têm apresentado crescimento superior ao das grandes operadoras durante a pandemia.

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), a partir dos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontou que a demanda por serviços de banda larga fixa de alta velocidade tem crescido nos provedores regionais durante a pandemia.

Entre e março e setembro deste ano, o aumento do acesso à internet em velocidades superiores a 34 Mbps subiu cerca de 20%. Este crescimento foi puxado principalmente pelos pequenos provedores (47%), enquanto as grandes operadoras apresentaram aumento de apenas 18%.

Segundo a entidade, somente em setembro passado, os provedores regionais tiveram um crescimento de demanda de 144% em relação ao ano passado, com 3,5 milhões de novos acessos. Já as grandes operadoras aumentaram em 39% no período.

“A essencialidade da internet de banda larga ficou evidente no período de isolamento social e os provedores tiveram um protagonismo muito grande na expansão dos acessos de maior velocidade”, explica Alessandra Lugato, diretora da associação.

VIU ISSO?

–> Quais empresas lideram entre os pequenos provedores de banda larga?

–> Pequenos provedores estão de olho no mercado de TV por Assinatura

–> TV por assinatura pirata pode sobrecarregar provedores de internet

Para 2021, a Abrint acredita que o setor deve continuar a apresentar um aumento de demanda por maiores velocidades de internet, e que o diferencial competitivo será a oferta de Serviços de Valor Adicionado (SVA), como armazenamento em nuvem, controle parental, antivírus, entre outros.

Atualmente, os pequenos provedores têm participação de mais 60% do mercado de internet por fibra óptica.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários