Recém-chegado dos EUA, Fábio Faria vai fazer novo tour 5G pela Europa

Ministro deve participar da maior feira móvel do mundo, além de visitar a controladora da operadora TIM.

Imagem: Twitter/Reprodução

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, deverá realizar uma nova viagem pela Europa entre os dias 27 de junho e 2 de julho de 2021.

Na agenda, está a participação do ministro na Mobile World Congress (MWC21), em Barcelona, na Espanha, além de encontro com autoridades na Itália, para tratar assuntos relacionados ao 5G.

A autorização da viagem foi publicada na edição desta quinta-feira, 24 de junho, do Diário Oficial da União, mediante despacho assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Além do Fábio Faria, participam da Mobile World o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, e o especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações da agência, Egon Cervieri Guterres.

VEJA TAMBÉM:

–> Fábio Faria quer criar nova agência regulatória no lugar da Anatel

–> Fábio Faria apresenta prioridades do Ministério das Comunicações a deputados

–> De volta ao Brasil, Fábio Faria monta ‘LEGO 5G’ com a família

Vale lembrar que a Espanha – assim como outros países europeus – estão impedindo a entrada de brasileiros no país, mesmo aqueles que já estão completamente imunizados contra a Covid-19.

Entretanto, Faria deve se beneficiar das normas gerais do governo espanhol acerca do ingresso de viajantes detentores de passaportes oficiais e diplomáticos.

O MWC21 é uma das maiores feiras de tecnologia móvel do mundo, reunindo neste ano cerca de 50 mil pessoas sob forte esquema de segurança sanitária.

No congresso, o ministro participa do painel sobre a digitalização da América Latina.

Já em Roma, na Itália, Faria deve se reunir com Luigi Gubitosi, CEO da Telecom Italia (controladora da TIM no Brasil).

Nesta semana, o ministro já havia se encontrado com Francesco Azzarello, embaixador da Itália no Brasil, para discutir o desenvolvimento do setor de telecom entre os dois países.

Por enquanto, não há confirmação se o ministro visitará na Espanha o Grupo Telefónica (dona da Vivo).

Porém, pode ocorrer um eventual encontro com José María Alvarez-Pallette, CEO do grupo Telefónica, no estande montado pela operadora na Mobile World Congress.

Tour internacional

Esta não é a primeira viagem internacional de Fábio Faria para tratar assuntos relacionados ao leilão do 5G no Brasil.

Em fevereiro passado, o ministro já havia atravessado a Europa e a Ásia para se encontrar com autoridades e visitar países e fábricas que desenvolvem a tecnologia 5G.

Há duas semanas, Faria foi até os Estados Unidos para conhecer a rede privativa 5G, utilizada pelo governo americano, além de participar de reuniões com potenciais investidores para o setor de telecom.

No próximo mês de agosto, o ministro também pretende participar da reunião ministerial do G20 sobre comunicações e transição digital.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários