23/04/2024

Presidente da Anatel participará presencialmente da ‘Mobile World’

Representante brasileiro ainda não foi vacinado. Mesmo com temor de nova onda da pandemia, organização mantém realização da maior feira mobile do mundo.

Presidente da Anatel participará presencialmente da ‘Mobile World’

Nesta quinta-feira, 17 de junho, foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que autoriza o afastamento do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, para participar da Mobile World Congress 2021 (MWC21).

O evento – o mais importante da indústria móvel – ocorrerá em Barcelona, na Espanha, entre os dias 28 de junho e 1º de julho deste ano.

A realização da Mobile World ocorre em um momento em que a Europa começa a afrouxar as medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas ainda teme novas ondas de casos da doença, impulsionadas pelo aparecimento de novas variantes.

É esperado um público de 50 mil pessoas durante a feira. Para tal, foi planejado um forte esquema de segurança sanitária para garantir a saúde dos participantes.

VEJA TAMBÉM:

–> Maior feira de telefonia móvel do mundo é cancelada

–> GSMA adia novamente a Mobile World Congress

–> GSMA garante que ‘Mobile World’ acontecerá neste ano

Mesmo assim, algumas empresas já sinalizaram que não pretendem participar da feira deste ano.

Vale lembrar que a União Europa tem impedido a entrada de estrangeiros no bloco de países provenientes de várias nações, incluindo o Brasil.

De acordo com a Embaixada da Espanha no Brasil, desde o último dia 2 de fevereiro, são permitidos apenas voos para Espanha a partir do Brasil de cidadãos espanhóis ou andorranos; estrangeiros residentes na Espanha ou Andorra; ou passageiros em trânsito para um país não pertencente ao Espaço Schengen e com conexão inferior a 24 horas, sem sair da zona de trânsito internacional do aeroporto espanhol.

Ou seja, brasileiros estão impedidos de entrar na Espanha, mesmo que eles estejam completamente imunizados.

A medida vale até pelo menos o próximo dia 6 de julho de 2021.

Entretanto, Euler vai se valer das normas gerais do governo espanhol acerca do ingresso de viajantes detentores de passaportes oficiais e diplomáticos.

Procurada pelo Minha Operadora, a Anatel informou que Leonardo Euler, ainda não tomou a vacina contra Covid-19 e nem deve tomar antes da viagem, uma vez que ele tem apenas 39 anos de idade, não sendo ainda contemplado no plano nacional de vacinação.

Porém, ele deverá fazer um exame de diagnóstico de Covid-19 cerca de 72 horas antes do embarque para a Espanha.

Assim como em edições anteriores da MWC, o presidente da agência reguladora brasileira foi convidado diretamente pela GSMA, a organizadora do evento, com a possibilidade de participação virtual.

Além da presença física no evento, ele deverá participar de reuniões bilaterais com reguladores estrangeiros.

A passagem aérea será custeada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

“O evento de Barcelona oferece amplas oportunidades de aprendizado de dezenas de programas liderados por parceiros, seminários da GSMA e encontros de alto nível, de modo que a participação da Anatel é de extrema importância para atrair investimentos ao setor no país, além de intercambiar experiências em nível transnacional. Tendo em vista a magnitude do Congresso, que transformou-se num dos principais eventos de telecomunicações/TICs em nível internacional, faz-se importante a presença do alto corpo diretivo da Anatel e, complementarmente, em representação do próprio CGI no evento”, justificou Euler.

Na viagem, Leonardo será acompanhado do assessor Egon Cervieri Guterres, especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações da Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários