18/04/2024

Claro anuncia novo serviço de TV por assinatura via internet

Rumores já indicavam o lançamento de um streaming box com a oferta de canais lineares.

Nesta terça-feira, 15, durante o evento online Painel Telebrasil, José Felix, CEO da Claro, confirmou que a operadora vai lançar nas próximas semanas um novo serviço de TV Paga que disponibiliza canais fechados pela internet.

Conforme adiantado pelo Minha Operadora, rumores em julho passado já apontavam que a Claro pretendia lançar um “streaming box”, um dispositivo que permitiria assistir canais lineares da TV Paga por meio da conexão banda larga, sem a necessidade do assinante ter uma cobertura dos cabos coaxiais ou instalar uma antena parabólica em sua casa.

Com a recente decisão do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que os canais lineares ofertados pela internet não são enquadrados na lei da TV paga (SeAC) e, portanto, não serão regulados pela agência, a Claro tem total segurança jurídica para lançar o novo serviço.

É válido lembrar que a discussão foi iniciada quando a própria Claro fez uma denúncia na Anatel contra a FOX, que estava disponibilizando canais lineares para usuários que não são assinantes da TV Paga.

A ideia é que o cliente solicite o dispositivo da Claro na forma de comodato e ele mesmo faça a instalação em sua TV. O aparelho oferecerá o sinal via internet de emissoras de TV aberta, além de canais premium, como Telecine, HBO, FOX, Paramount, entre outros. O aplicativo da Netflix também poderá ser acessado pelo streaming box.

A intenção é que o custo do novo serviço seja mais baixo do que a TV por assinatura tradicional. No entanto, ainda não foi divulgado preços, planos ou programação.

VIU ISSO?

–> Canais ganham mais tempo de sinal aberto na Claro net

–> Pacote HBO está com preço promocional na Claro

–> Mês do cliente: NOW com 50% de desconto

A migração da TV Paga para a internet é vantajosa não apenas para a Claro mas para outras operadoras. Nesse novo modelo de negócios as empresas pagam apenas o ISS.

Por sua vez, a TV por assinatura tradicional, enquadrada na Lei de SeAC, tem que pagar diversos impostos, como ICMS, Fust, Funttel e Condecine, além de atender obrigações da Anatel.

Com informações de Tecnoblog.

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários