23/04/2024

Câmara anuncia novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia

Entre os assuntos debatidos na comissão estará a implantação das redes 5G no Brasil.

Imagem: Agência Câmara

Nesta quarta-feira, 10 de março, foi eleito o deputado Aliel Machado (PSB/PR) para o cargo de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

A comissão conta com 42 deputados (mais suplentes) e tem como função debater temas voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, além de comunicação social (incluindo a imprensa), telecomunicações, serviços postais e o setor de informática.

Na pauta da comissão estarão temas como a implantação do 5G, a distribuição da vacina da Covid-19 e a inclusão digital no país.

Em 2019, a comissão era presidida pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

VIU ISSO?

–> Novo projeto de lei pode tornar mais caro os serviços de streaming

–> Deputado quer obrigar Apple a incluir carregador na caixa de iPhone

–> ‘Huawei não está apta a participar da rede privativa do governo’

No ano passado, a CCTCI não funcionou por conta da pandemia.

Aliel tem 32 anos e disse que a comissão tem grande responsabilidade no país, devido ao desafio de levar educação e vacina para os brasileiros.

Ele também reforçou a importância da imprensa para a manutenção de um país democrático e a dependência da ciência e tecnologia para gerar novos empregos.

“Essa comissão que assumimos hoje trata de muitos temas importantes. Situações que hoje são a prioridade número um do país. Desde educação de qualidade para as pessoas mais simples, até a vacina que vai proteger as pessoas. Além disso, a comunicação e a liberdade de imprensa, que passam por dificuldades e sofrem ataques constantes. E sabemos do papel fundamental que elas têm num país democrático”, disse o deputado.

Ele defendeu ainda a independência do Legislativo no momento atual de pandemia, de não apenas auxiliar o governo, mas também cobrar o Poder Executivo.

O deputado disse que vai definir um plano estratégico, com metas que deverão ser cumpridas.

Aliel Machado

Em segundo mandato como deputado federal, o novo presidente do CCTCI já foi filiado ao PCdoB e da Rede.

Desde 2018, Aliel está no PSB, tendo atuado como vice-líder do partido, além de vice-líder da Oposição na Casa.

Ele também já foi vice-presidente da comissão especial que estuda a PEC 199/19 – sobre a prisão após condenação em segunda instância -, e relator da comissão especial do PL 7197/02 – que trata da revisão de medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O mandato do deputado na presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática será de um ano.

Com informações de Agência Câmara.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários