26/04/2024

Comissão pede explicações da Anatel sobre exigências do 5G

Deputados questionam se portaria cria regra que pode restringir a participação da Huawei nas redes móveis do país.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Os deputados que integram o Grupo de Trabalho (GT-5G), que tem o objetivo de acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil, pretendem pedir explicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a proposta de edital para o leilão de frequências.

Entre os tópicos que os parlamentares querem um maior esclarecimento da agência está o que determina requisitos mínimos de segurança para as futuras redes de nova geração.

Segundo a proposta do edital, as operadoras “obedecerão a regulamentação específica, devendo ser utilizados equipamentos projetados, desenvolvidos, fabricados ou fornecidos por empresas que observem padrões de governança corporativa compatíveis com os exigidos no mercado acionário brasileiro.”

A dúvida é a extensão desta exigência de governança corporativa.

VIU ISSO?

–> Comitiva do Ministério das Comunicações visitará fábrica da Huawei

–> Bolsonaro desmente liberação da Huawei para ter acesso à vacina

–> Biden pretende manter política de banimento da Huawei

De forma geral, o texto do edital não impede explicitamente a participação de qualquer fornecedor nas redes móveis do país.

Porém, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, o dispositivo da governança corporativa poderia ser uma maneira velada de impedir a participação da Huawei no país.

Além disso, o texto do edital não deixa claro se o cumprimento da exigência é exclusiva para a rede móvel privativa do governo ou se vale para todas as redes, de todas as operadoras.

Integrantes da comissão devem se reunir com o conselheiro e relator Carlos Baigorri, da Anatel, para que ele esclareça este e outros tópicos da proposta de edital do 5G.

Com informações de Telesíntese.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários