Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

Leilão do 5G no Brasil também deve ser pautado por questões políticas.

Nesta terça-feira, 16, o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, participou de um webinar promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), tratando de diversos assuntos. Durante a videoconferência, Braga declarou que o leilão do 5G no Brasil deve ser pautado não apenas por critérios técnicos, mas também por aspectos políticos.

O ministro afirmou que a primeira reunião sobre o 5G, tendo a participação de diversos ministérios, já foi realizado e garantiu que a discussão não será apenas técnica.


Na reunião citada, estavam presentes representantes do então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), do Ministério da Economia, do Ministério das Relações Exteriores, além do Gabinete de Segurança Institucional.

No lado político, Braga disse que o governo brasileiro está buscando o mesmo “posicionamento do mundo inteiro” e que está “repensando” parcerias, sem entrar em muitos detalhes sobre quais seriam.

Ele não mencionou, mas essas parcerias citadas podem ser relacionadas às empresas chinesas, como a Huawei, que tem sido bloqueada em vários países, como Estados Unidos, Austrália, Dinamarca, Canadá e, mais recentemente, no Reino Unido.

“Já temos, inclusive, diretrizes do próprio presidente no tocante a esse assunto, mas a discussão não é exclusivamente técnica”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil.

Por enquanto, Jair Bolsonaro mantêm silêncio sobre a questão da Huawei.

Em novembro do ano passado, Yao Wei, novo presidente-executivo da Huawei, fez uma visita à Bolsonaro. “Apenas ouvi”, resumiu o presidente brasileiro após a reunião. “Não ouvi a palavra leilão. Se falou, estava desatento”, completou.

VIU ISSO?

–> Operadoras poderão utilizar tecnologia 5G antes mesmo do leilão

–> ‘Menor preço’ não deve ser prioridade no Leilão 5G brasileiro

–> Anatel admite possibilidade de atraso no 5G

Apesar do intenso lobby dos Estados Unidos, outros membros do governo, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro do MCTI, Marcos Pontes e, mais recentemente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já fizeram declarações que não se pretende impedir a Huawei ou qualquer outra empresa de participar da estrutura de rede 5G no país.

O leilão das frequências segue sem data definida, podendo ocorrer no segundo semestre deste ano, ou no início de 2021.

Com informações de Tecmundo e ACRJ.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários