15/03/2024

TIM é multada em 114 milhões de euros

Operadora foi condenada por sua atuação na Itália; entenda o ocorrido.

Ilustração TIM
Imagem de fundo: Pixabay

A Telecom Itália, dona da TIM, levou uma multa nada saudável para os cofres da companhia. A AGCM (Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado da Itália) multou a operadora em 114 milhões de euros.

Junto da empresa, prestadoras como Wind Tre, Vodafone Itália e Fast Web também receberam a punição.

Tudo ocorreu por conta do “28-day billing”, ou seja, um ciclo de 28 dias para o cliente pagar sua fatura. A nova prática surgiu em 2017 no país e as empresas encontraram uma maneira de ter mais lucro.

As quatro concordaram coletivamente em aumentar seus preços após a introdução do novo faturamento. Com isso, no período de um ano, os clientes recebiam uma 13ª fatura mensal.

VIU ISSO?

–> Cai o interesse pelo TIM Beta nos últimos 12 meses

–> Na Itália, TIM dá 10GB/mês para quem aderir a recarga automática

–> TIM deve ficar com 70% da Oi Móvel

Mas, como nem tudo passa batido, a autoridade responsável pela fiscalização julgou que todas violaram as regras de concorrência.

Com isso, a TIM recebeu uma multa de 114 milhões de euros, Vodafone teve que arcar com uma punição de 60 milhões, Wind Tree em 39 milhões e Fastweb com 14 milhões.

Em nota, a AGCM destaca que a multa serve para evitar futuros conluios entre empresas, principalmente os que são prejudiciais para clientes.

A AGCOM (Autoridade Garantidora de Comunicações) também não deixou a abusiva prática passar batida e multou as teles em mais 1,16 milhão de euros. Os consumidores terão que ser ressarcidos.

Com informações de Telecompaper

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários