TIM é multada em 114 milhões de euros

Operadora foi condenada por sua atuação na Itália; entenda o ocorrido.

Ilustração TIM
Imagem de fundo: Pixabay

A Telecom Itália, dona da TIM, levou uma multa nada saudável para os cofres da companhia. A AGCM (Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado da Itália) multou a operadora em 114 milhões de euros.

Junto da empresa, prestadoras como Wind Tre, Vodafone Itália e Fast Web também receberam a punição.


Tudo ocorreu por conta do “28-day billing”, ou seja, um ciclo de 28 dias para o cliente pagar sua fatura. A nova prática surgiu em 2017 no país e as empresas encontraram uma maneira de ter mais lucro.

As quatro concordaram coletivamente em aumentar seus preços após a introdução do novo faturamento. Com isso, no período de um ano, os clientes recebiam uma 13ª fatura mensal.

VIU ISSO?

–> Cai o interesse pelo TIM Beta nos últimos 12 meses

–> Na Itália, TIM dá 10GB/mês para quem aderir a recarga automática

–> TIM deve ficar com 70% da Oi Móvel

Mas, como nem tudo passa batido, a autoridade responsável pela fiscalização julgou que todas violaram as regras de concorrência.

Com isso, a TIM recebeu uma multa de 114 milhões de euros, Vodafone teve que arcar com uma punição de 60 milhões, Wind Tree em 39 milhões e Fastweb com 14 milhões.

Em nota, a AGCM destaca que a multa serve para evitar futuros conluios entre empresas, principalmente os que são prejudiciais para clientes.

A AGCOM (Autoridade Garantidora de Comunicações) também não deixou a abusiva prática passar batida e multou as teles em mais 1,16 milhão de euros. Os consumidores terão que ser ressarcidos.

Com informações de Telecompaper

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

1
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Manoel Neto Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Manoel Neto
Colaborador

Bom dia já faz mais de 5 anos que a Tim cobrar não para mandar boletos eu nunca tive contado com a Tim falou que vai colocar meu nome no serasa pode deixar na hora que chegar algum papel falando que eu não posso comprar vou atrás do meu direito. Deus saber que faz deixar ele na minha frente.

Cidade - UF
São Carlos SP