28/03/2024

Wi-Fi debaixo d’água está perto de se tornar realidade

Mergulhadores poderão transmitir informações em tempo real para a superfície com a conexão.

Ilustração - Xavier Pita (KAUS Discovery)
Imagem: Xavier Pita (KAUS Discovery)

A notícia é grandiosa para pesquisadores e mergulhadores do universo aquático. Diversos cientistas estão unidos para tornar possível o lançamento do Wi-Fi subaquático, ou seja, a conexão que terá um bom funcionamento debaixo d’água.

De fato, as ondas de rádio nunca performaram bem quando submersas, o que dificultava a vida de mergulhadores e até pesquisadores quando era necessário enviar informações em tempo real para a superfície.

O novo sistema, conhecido como Aqua-Fi, vai se basear em uma tecnologia via laser. A mesma foi testada em 2018 para transmissão de vídeos em Full HD na água.

Na prática, um mergulhador poderia fazer o registro das imagens ou vídeos em um smartphone, dentro de uma caixa estanque.

A transmissão dos dados deve ocorrer ondas de rádios, que vai diretamente para um dispositivo implantado nos tanques de ar utilizado pelo usuário.

É o dispositivo que carrega um microcomputador capaz de converter os dados em pulsos de luz, que são emitidos para a superfície em um laser integrado de 520 nanômetros ou matriz de LED.

VIU ISSO?

–> Carros Fiat e Jeep terão Wi-Fi com internet da TIM

–> Influenciadora confunde Wi-fi de 5 GHz da Oi com 5G

–> Wi-Fi grátis do Google vai sair do ar

O modelo, obviamente, ainda passará por testes e será aprimorado para enfrentar desafios em alto mar.

De acordo com o principal cientista do projeto, Assoc. Prof. Basem Shihada, é uma maneira relativamente barata e flexível para conectar ambientes subaquáticos na internet global.

Com informações de KAUST Discovery

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários