24/03/2024

5G avança no mundo mesmo com pandemia

Mais de 80 redes comerciais já estão em operação ao redor do planeta. Brasil segue sem data para leilão de frequências.

Apesar dos efeitos negativos sobre a economia e no dia a dia das pessoas, a crise global provocada pelo novo coronavírus não afetou o crescimento do 5G. Segundo dados da Omdia, a conexão de nova geração apresentou um crescimento de 308,66% no primeiro trimestre de 2020, quando comparado com o trimestre anterior.

O 5G contou com mais de 63,6 milhões de conexões de quinta geração no mundo inteiro nos três primeiros meses deste ano.

Segundo a TeleGeography, em termos regionais, a América Latina e Caribe chegaram ao fim do primeiro trimestre de 2020 com 3.004 conexões 5G (142,85% acima do trimestre anterior). Ao todo são 5 redes comerciais de quinta geração em operação na região.

Já na América do Norte, foi registrado 1,18 milhões de conexões e sete redes em operação.

No mundo são 82 redes comerciais 5G funcionando. A expectativa é que esse número alcance 206 redes e 238 milhões de conexões 5G até o final deste ano.

Além disso, no mercado global já estão disponíveis mais de 100 modelos de dispositivos 5G, oferecendo suporte para frequências de banda baixa, média e milimétrica (mmWave). É o que aponta o Relatório Ericsson Mobilidade.

VIU ISSO?

–> 46% do total de conectados no mundo ainda utilizam redes 2G e 3G

–> Bolívia registra ataques em antenas de celular

–> Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

“Mesmo durante a pandemia, a 5G manteve a maior taxa de crescimento histórico de qualquer tecnologia celular”, afirma Chris Pearson, presidente da 5G Americas.

Entretanto, o 5G Americas para a América Latina e o Caribe ressalta que a imposição de isolamento social por governos regionais – o que têm reduzido o poder de compra de uma grande parcela da população – e a redução no volume de remessas financeiras da Europa e América do Norte, pode afetar o crescimento da nova rede na região.

No Brasil, ainda não há uma data definida para o leilão de frequências do 5G. Espera-se que ele ocorra até o início de 2021.

Com informações de Assessoria de Imprensa 5G Americas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários