5G avança no mundo mesmo com pandemia

COMPARTILHAR:

Mais de 80 redes comerciais já estão em operação ao redor do planeta. Brasil segue sem data para leilão de frequências.

Apesar dos efeitos negativos sobre a economia e no dia a dia das pessoas, a crise global provocada pelo novo coronavírus não afetou o crescimento do 5G. Segundo dados da Omdia, a conexão de nova geração apresentou um crescimento de 308,66% no primeiro trimestre de 2020, quando comparado com o trimestre anterior.

O 5G contou com mais de 63,6 milhões de conexões de quinta geração no mundo inteiro nos três primeiros meses deste ano.

Segundo a TeleGeography, em termos regionais, a América Latina e Caribe chegaram ao fim do primeiro trimestre de 2020 com 3.004 conexões 5G (142,85% acima do trimestre anterior). Ao todo são 5 redes comerciais de quinta geração em operação na região.

Já na América do Norte, foi registrado 1,18 milhões de conexões e sete redes em operação.

No mundo são 82 redes comerciais 5G funcionando. A expectativa é que esse número alcance 206 redes e 238 milhões de conexões 5G até o final deste ano.

Além disso, no mercado global já estão disponíveis mais de 100 modelos de dispositivos 5G, oferecendo suporte para frequências de banda baixa, média e milimétrica (mmWave). É o que aponta o Relatório Ericsson Mobilidade.

VIU ISSO?

–> 46% do total de conectados no mundo ainda utilizam redes 2G e 3G

–> Bolívia registra ataques em antenas de celular

–> Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

“Mesmo durante a pandemia, a 5G manteve a maior taxa de crescimento histórico de qualquer tecnologia celular”, afirma Chris Pearson, presidente da 5G Americas.

Entretanto, o 5G Americas para a América Latina e o Caribe ressalta que a imposição de isolamento social por governos regionais – o que têm reduzido o poder de compra de uma grande parcela da população – e a redução no volume de remessas financeiras da Europa e América do Norte, pode afetar o crescimento da nova rede na região.

No Brasil, ainda não há uma data definida para o leilão de frequências do 5G. Espera-se que ele ocorra até o início de 2021.

Com informações de Assessoria de Imprensa 5G Americas.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários