18/04/2024

5G chegará em Natal, no mais tardar, no final de agosto, segundo conselheiro da Anatel

Em evento, Artur Coimbra de Oliveira falou da lei municipal sobre a regulamentação das antenas que é um obstáculo em outros estados.

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a expectativa é que a internet 5G esteja disponível em Natal até o fim de agosto. Enquanto que o prazo para atingir todos os municípios do Rio Grande do Norte é até 2028.

O conselheiro da Anatel, Artur Coimbra de Oliveira, participou de evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado, em comemoração a Semana da Indústria, onde representantes do governo federal falaram sobre as mudanças que os usuários comuns e o setor produtivo terão nos próximos anos.

“A gente acredita que o Rio Grande do Norte vai ser atendido muito rapidamente e, no mais tardar, no final de agosto, a cidade de Natal já vai ter o atendimento. Mas quando a gente olha para o estado como um todo, os quase duzentos municípios do Rio Grande do Norte, esses municípios serão atendidos até o final de 2028”, diz o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra de Oliveira.

O conselheiro falou sobre a lei municipal sobre a regulamentação das antenas que já foi aprovada na capital potiguar, o que segundo ele, ainda é um obstáculo em outros estados.

Nathalia de Souza Lobo, secretária Nacional de Telecomunicações da MCom, também participou do evento e falou que a nova rede chegará em localidades que até o momento não são atendidas por internet banda larga.

“A Brisanet, que foi a ganhadora do leilão de 5G nessa faixa, tem a obrigação de levar conectividade para mais 65 localidades aqui na região que também vão receber 5G ou 4G. Localidades que não têm ainda infraestrutura de banda larga”, pontuou.

Em relação aos usuários, Artur Coimbra fala que deverão incorporar a nova rede ao dia-a-dia ao longo dos próximos longos anos e irão perceber a agilidade da internet, permitindo uma transmissão de dados em tempo real.

“[…] Então à medida que as pessoas forem trocando seus equipamentos, elas vão passar a sentir a diferença, que é uma velocidade muito rápida, que a gente chama de internet tátil. Você não precisa clicar e esperar baixar aquela coisa. […] Uma velocidade muito rápida e que vai habilitar uma série de outras aplicações como o metaverso, realidade virtual, realidade aumentada, que graças ao 5G poderão ser utilizadas em qualquer lugar”, afirma.

De acordo com Nathalia Lobo, a velocidade do 5G possibilita a geração de novas soluções do ponto de vista da tecnologia. “A chegada do 5G pro Rio Grande do Norte significa, além de ter uma ultra banda larga, soluções de baixíssima latência, respostas super-rápidas, além de muita inovação e possibilidade de construção de soluções novas. […] Facilita processos da robotização e do uso da decisão autônoma por meio de inteligência artificial, além da nuvem para coleta de dados“, afirma.

Quando foi questionado sobre o preço que será cobrado para a população ter acesso à rede e se seria barato, a secretária Nacional de Telecomunicações falou que os valores serão determinados pelas próprias empresas, mas que quando a tecnologia avança, serviços mais antigos ficam mais acessíveis.

Durante o evento também foi anunciado que o estado está se preparando para as novas possibilidades que o 5G pode trazer. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a construção de um centro para desenvolvimento de pesquisas e novos produtos a partir do 5G.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários