25/03/2024

Bolívia registra ataques em antenas de celular

Governo local teve que desmentir boatos de que o coronavírus é transmitido por redes 5G.

Nesta terça-feira, 16, o governo boliviano precisou emitir um comunicado oficial afirmando que é falsa as notícias que a tecnologia 5G amplifica as infecções pelo novo coronavírus, após uma série de ataques à antenas de celular no país.

Além disso, autoridades precisaram lembrar a população que a rede 5G ainda não foi implementada na Bolívia.

“Não permitiremos violência ou caos em nossa pátria “, escreveu o ministro interino do governo, Arturo Murillo, em sua conta no Twitter.

O governo local chamou de “ataques terroristas” a destruição de várias antenas de operadoras de telefonia móvel nas cidades de Ichilo e Yapacaní, na província de Vera Cruz.

Autoridades destacaram que os danos a essas infraestruturas são prejudiciais à população, afetando serviços de telefone, televisão, internet, além de um registro digital de dados para o fornecimento de combustível.

O incidente ocorre alguns dias após onde os moradores de Cochabamba bloquearem a entrada na cidade, exigindo a flexibilidade da quarentena e a realização de eleições presidenciais. No local, uma torre de celular foi derrubada.

VIU ISSO?

–> Conspiração do 5G começa a incentivar golpes

–> Ataques às operadoras crescem por causa da ‘teoria do 5G’

–> Twitter também vai combater teorias conspiratórias sobre 5G

A destruição de antenas também tem sido registrada no Reino Unido, motivadas pela disseminação de fake news que afirmam existir uma relação entre a Covid-19 e o 5G. Na semana passada, um britânico foi preso por incendiar a infraestrutura de uma torre de celular.

Em abril deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) esclareceu que o novo coronavírus não se movimenta por meio de ondas eletromagnéticas ou redes de telefonia móvel. “A Covid-19 está se espalhando em muitos países onde não há rede 5G”, declarou a organização.

Com informações de CNN.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários