24/04/2024

Anatel pretende adiar renovação de licenças de operadoras para 2028

Medida serve para evitar possíveis entraves judiciais com as teles.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está pretendendo adiar a renovação das licenças das empresas de telefonia móvel e fixa. A ação evitaria que as operadoras questionem no Supremo a nova Lei Geral das Telecomunicações, em vigor desde outubro de 2019, que prevê a renovação automática de concessões.

Segundo a Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ), da Presidência da República, a norma só pode ser aplicada em novas licenças, geradas a partir da tecnologia 5G. No entanto, como existe a controvérsia jurídica, a Anatel está estudando o adiamento.

Com a medida, as licenças que vencem a partir deste ano seriam renovadas apenas em 2028.

Além do impasse das renovações automáticas, a Anatel também precisa resolver outros pontos que geram dúvidas no novo marco das teles, como a incorporação dos bens e imóveis públicos atrelados às licenças formalizadas há mais de 20 anos. O decreto com a regulamentação da nova lei deve ser publicado em março.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco legal das telecomunicações

–> Reclamações diminuirão com o novo marco das teles, diz ministro

–> Abranet critica a nova lei das telecomunicações e pede mudanças

O primeiro contrato que precisaria de renovação é o da Vivo, que vence em novembro e engloba todo o estado do Rio de Janeiro. O adiamento para 2028 seria porque neste ano venceria as últimas licenças pendentes. Assim, a Anatel teria 8 anos para resolver impasses e tomar uma decisão que englobe todas as operadoras.

“Interpretações diferentes dessa [renovação automática] importariam em admitir que todo o esforço governamental de alteração da legislação somente produziria efeitos em aproximadamente 30 ou 40 anos”, afirmou a assessoria da Vivo.

Com informações de Folha de São Paulo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários