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Claro não cumpre oferta prometida para quem tenta mudar de operadora

Operadora oferece uma promoção especial para quem pede portabilidade para outra empresa, mas não cumpre a promessa mesmo depois de abrir reclamação no SAC.



Quando um cliente Claro decide mudar de operadora e solicita a portabilidade numérica, ele geralmente recebe até duas mensagens de texto (SMS) da Claro oferecendo uma oferta tentadora para que permaneça como usuário da empresa. São elas:

  1. “ESPERA! Quel tal 3G de internet +500 min outras operadoras e livre para Claro? Cancele sua portabilidade e GANHE NA HORA 1 mes gratis e depois eh so R$14,99/mes”;
  2. “Continue na Claro! Aqui vc fala ILIMITADO p/ Claro + Whats + 3GB de internet. Cancele sua portabilidade e GANHE 1 mes GRATIS e depois eh so R$14,99/mes”.



Acontece que, apesar das promessas, alguns leitores denunciaram ao Minha Operadora que a empresa não cumpre com a oferta e, mesmo cancelando o pedido de portabilidade, a promoção não é ativada na linha do usuário. Nós levamos a fundo essa denúncia e testamos na prática essa suposta propaganda enganosa da Claro.

Para começar, pegamos um chip pré-pago da Claro e solicitamos a portabilidade para um plano da Oi. Exatamente às 17h30 do dia 28/03, recebemos uma notificação da Claro avisando que eles receberam o pedido de portabilidade. Meia hora depois, a primeira mensagem da Claro mencionando a oferta chegou. No dia seguinte (29/03), às 11h19, recebemos a segunda mensagem sobre a “oferta imperdível”.

Note que a Claro utiliza alguns termos em caixa alta, como “GANHE NA HORA”, para apelar ao consumidor que aceite a promoção de retenção. Pois bem, entramos em contato com a Oi e solicitamos o cancelamento da portabilidade da linha da Claro. A Oi confirmou que o bilhete de portabilidade foi cancelado em 02/04. A linha da Claro, porém, continuou sem nenhuma promoção ativa. Mas espera um pouco, ela não seria ativada “NA HORA”?

Nós não deixamos por isso mesmo. Entramos em contato com a Claro no dia 05/04 e explicamos ao atendente que havíamos cancelado a portabilidade e mesmo assim a oferta prometida não foi ativada. O funcionário disse que iria abrir um chamado e que em até 24 horas a promoção deveria já estar funcionando na linha. Ele ainda acrescentou alguns detalhes adicionais: a promoção não tinha prazo de validade e os minutos para qualquer operadora eram válidos também para chamadas de longa distância.

Passaram-se 24 horas e a promoção seguiu sem dar sinal de aparição na linha da Claro. Neste domingo (07/04), ligamos novamente para a central da Claro a fim de pedir uma explicação sobre o motivo de a promoção ainda não ter sido inserida. Recebemos a informação da atendente de hoje que a reclamação já havia sido concluída – ninguém havia entrado em contato para dar uma resposta – e que a promoção não poderia ser ativada no celular.

VIU ISSO?

A consultora da operadora não soube explicar porque a Claro costuma oferecer a promoção e não cumprir, mas disse que quem faz a análise de cada caso é o setor de portabilidade numérica. Portanto, eles analisaram a nossa linha e tomaram a decisão de não ativar a oferta enviada por SMS enquanto a mudança de operadora estava em andamento. A funcionária disse que o titular da linha poderia abrir um novo chamado se quisesse, mas recusamos.

Resultado da análise: a Claro oferta uma promoção especial para quem deseja mudar de operadora. A única condição é cancelar o pedido de portabilidade numérica. Ao cancelar o bilhete de portabilidade, no entanto, a operadora ignora a oferta e a promoção não é ativada na linha. Mesmo após abrir uma reclamação, a Claro não cumpre com o prometido ao consumidor.

O site Minha Operadora entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro para que a companhia esclarecesse qual é a dificuldade em cumprir uma oferta divulgada para o consumidor. Tão logo recebamos um posicionamento, atualizaremos essa matéria.


[ATUALIZAÇÃO – 09/04/2019 18H32]:


Por meio de nota enviada ao Minha Operadora, a Claro afirma que as ofertas de bônus continuam sendo disponibilizadas normalmente para os clientes elegíveis e que a não concessão da promoção prometida para a linha que utilizamos nos testes foi afetada por uma “intermitência pontual do sistema”. A operadora não explicou, no entanto, porque mesmo após a abertura de reclamação o setor de retenção da Claro não concedeu o benefício.


Leia abaixo o posicionamento oficial na íntegra:


“A Claro informa que as ofertas de bônus seguem à disposição dos clientes que atenderem aos critérios da promoção. O caso apontado pela reportagem, que foi afetado por uma intermitência pontual do sistema, foi analisado e teve o bônus concedido. A operadora está à disposição para esclarecer dúvidas de seus clientes.”

Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
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