domingo, 7 de abril de 2019

Claro não cumpre oferta prometida para quem tenta mudar de operadora

Operadora oferece uma promoção especial para quem pede portabilidade para outra empresa, mas não cumpre a promessa mesmo depois de abrir reclamação no SAC.


Quando um cliente Claro decide mudar de operadora e solicita a portabilidade numérica, ele geralmente recebe até duas mensagens de texto (SMS) da Claro oferecendo uma oferta tentadora para que permaneça como usuário da empresa. São elas:

  1. "ESPERA! Quel tal 3G de internet +500 min outras operadoras e livre para Claro? Cancele sua portabilidade e GANHE NA HORA 1 mes gratis e depois eh so R$14,99/mes";
  2. "Continue na Claro! Aqui vc fala ILIMITADO p/ Claro + Whats + 3GB de internet. Cancele sua portabilidade e GANHE 1 mes GRATIS e depois eh so R$14,99/mes".




Acontece que, apesar das promessas, alguns leitores denunciaram ao Minha Operadora que a empresa não cumpre com a oferta e, mesmo cancelando o pedido de portabilidade, a promoção não é ativada na linha do usuário. Nós levamos a fundo essa denúncia e testamos na prática essa suposta propaganda enganosa da Claro.

Para começar, pegamos um chip pré-pago da Claro e solicitamos a portabilidade para um plano da Oi. Exatamente às 17h30 do dia 28/03, recebemos uma notificação da Claro avisando que eles receberam o pedido de portabilidade. Meia hora depois, a primeira mensagem da Claro mencionando a oferta chegou. No dia seguinte (29/03), às 11h19, recebemos a segunda mensagem sobre a "oferta imperdível".

Note que a Claro utiliza alguns termos em caixa alta, como "GANHE NA HORA", para apelar ao consumidor que aceite a promoção de retenção. Pois bem, entramos em contato com a Oi e solicitamos o cancelamento da portabilidade da linha da Claro. A Oi confirmou que o bilhete de portabilidade foi cancelado em 02/04. A linha da Claro, porém, continuou sem nenhuma promoção ativa. Mas espera um pouco, ela não seria ativada "NA HORA"?

Nós não deixamos por isso mesmo. Entramos em contato com a Claro no dia 05/04 e explicamos ao atendente que havíamos cancelado a portabilidade e mesmo assim a oferta prometida não foi ativada. O funcionário disse que iria abrir um chamado e que em até 24 horas a promoção deveria já estar funcionando na linha. Ele ainda acrescentou alguns detalhes adicionais: a promoção não tinha prazo de validade e os minutos para qualquer operadora eram válidos também para chamadas de longa distância.

Passaram-se 24 horas e a promoção seguiu sem dar sinal de aparição na linha da Claro. Neste domingo (07/04), ligamos novamente para a central da Claro a fim de pedir uma explicação sobre o motivo de a promoção ainda não ter sido inserida. Recebemos a informação da atendente de hoje que a reclamação já havia sido concluída - ninguém havia entrado em contato para dar uma resposta - e que a promoção não poderia ser ativada no celular.

VIU ISSO?

A consultora da operadora não soube explicar porque a Claro costuma oferecer a promoção e não cumprir, mas disse que quem faz a análise de cada caso é o setor de portabilidade numérica. Portanto, eles analisaram a nossa linha e tomaram a decisão de não ativar a oferta enviada por SMS enquanto a mudança de operadora estava em andamento. A funcionária disse que o titular da linha poderia abrir um novo chamado se quisesse, mas recusamos.

Resultado da análise: a Claro oferta uma promoção especial para quem deseja mudar de operadora. A única condição é cancelar o pedido de portabilidade numérica. Ao cancelar o bilhete de portabilidade, no entanto, a operadora ignora a oferta e a promoção não é ativada na linha. Mesmo após abrir uma reclamação, a Claro não cumpre com o prometido ao consumidor.

O site Minha Operadora entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro para que a companhia esclarecesse qual é a dificuldade em cumprir uma oferta divulgada para o consumidor. Tão logo recebamos um posicionamento, atualizaremos essa matéria.

[ATUALIZAÇÃO - 09/04/2019 18H32]:

Por meio de nota enviada ao Minha Operadora, a Claro afirma que as ofertas de bônus continuam sendo disponibilizadas normalmente para os clientes elegíveis e que a não concessão da promoção prometida para a linha que utilizamos nos testes foi afetada por uma "intermitência pontual do sistema". A operadora não explicou, no entanto, porque mesmo após a abertura de reclamação o setor de retenção da Claro não concedeu o benefício.

Leia abaixo o posicionamento oficial na íntegra:

“A Claro informa que as ofertas de bônus seguem à disposição dos clientes que atenderem aos critérios da promoção. O caso apontado pela reportagem, que foi afetado por uma intermitência pontual do sistema, foi analisado e teve o bônus concedido. A operadora está à disposição para esclarecer dúvidas de seus clientes.”


35 comentários:

  1. Exatamente fiz uma portabilidade da Claro para Vivo e veio imediatamente essa mensagem para cancelar a portabilidade e ganhe 3gb e + 500 minutos para outras operadora grátis por 1 mês e 14,99 para o próximos meses. Cancelei a portabilidade e a promoção não foi concluída. Vou abrir um chamado no site consumidor.gov. propaganda falsa da operadora Claro. Enganado o cliente.

    ResponderExcluir
  2. Olha lá, a queridinha de muitos trolando os usuários hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso e o combo e geralmente eu tenho que ligar na,Anatel para eles me darem descontos se eu tivesse levado a Claro na Justiça

      Excluir
  3. Infelizmente, todas elas são enroladas.
    Só resolvem as coisas quando vc reclama no consumidor.gov.
    Atendentes nunca resolvem nada, e nunca sabem de nada, já para tentar enrolar os clientes.
    Eu ligo uma vez só, não resolveu já faço a reclamação na Anatel e no consumidor.gov, resolve rapidinho.
    Experiência própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também foi assim, só que na Tim, foi só reclamar na Anatel, que meus créditos voltaram.

      Excluir
  4. Fiz uma portabilidade da vivo para a claro ate hj nao recebi o chip da claro e nao consegui voltar meu número para vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa comprar um chip virgem da Claro para alocar o número nele. Só depois conseguirá usar, de fato, a rede.

      Excluir
    2. Fiz a portabilidade da TIM para a Claro e eles me deram o chip de graça

      Excluir
  5. Também fui vítima de propaganda não cumprida pela Claro TV. Tive que cancelar mesmo e mudei para a OiTV. Tão boa quanto.

    ResponderExcluir
  6. Essa promoção de 3GB é aquela que fica restrita para alguns DDDs.
    Acho muito improvável a Claro liberar essa promoção onde ela tem bom market share. Esse pode ser o motivo da não ativação da promoção, mas ainda assim, isso não justifica essa atitude.

    ResponderExcluir
  7. Só nesse país sem leis ou com leis que só valem para alguns que essas empresas fazem isso. Pesquisem para ver se isso ocorre num país sério, de primeiro mundo e com leis e justiça que funcionam.

    ResponderExcluir
  8. A mesma coisa a conteceu comigo fiz a portabilidade da claro pra oi. No dia seguinte recevi uma mensagem da claro falando se eu cancelasse iria ter a promoçao dos 500 minutos cancelei e nada tudo mentira dessa claro

    ResponderExcluir
  9. Quem sabe agora, vocês não fazem de verdade a portabilidade de uma vez..

    ResponderExcluir
  10. Ao fazer portabilidade notei q a claro roubam números de outra pessoas, tipo o número nem precisa ser seu portando pra claro ele torna seu, daí as pessoas q era dona da linha começam a te ligar pedindo o número dela de volta falando q roubei o número no ato da portabilidade kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Essa Claro ama trollar os clientes

    ResponderExcluir
  12. A queridinha aplicando golpe hehe...
    Fico na Vivo mesmo, a melhor operadora desse pais.

    ResponderExcluir
  13. É só fazer uma reclamação no site da Anatel, que eles resolvem rapidinho, senão levam uma multa bem legal.

    ResponderExcluir
  14. Sai do Brasil, tinha dois números claro. Me enrolaram muito...tentei passar os dois para ore pago. Um consegui. O útero, eles estão me cobrando 48 reais mês e eu tinha posto uma carga de 30 reais. Estou na Ásia, vou reclamar como?

    ResponderExcluir
  15. No meu caso fiz a portabilidade da Tim que por sinal.onde.moro pegava super bem para claro que além de me fazerem uma fidelidade de um ano ainda não e em todos os lugares que pega sinal mas cobrar e com eles mesmo reclamei que não tinha sinal falaram que o técnico ia entrar em contato até hoje e não e em todo lugar que te. Sinal eu pago pra usar onde eles querem acho um absurdo isso sinceramente me arrependi de ter trocado a operadora

    ResponderExcluir
  16. Bom dia fiz a portabilidade da Oi para claro e eles prometem internet em dobro para a residência e para o celular mais também não cumprem

    ResponderExcluir
  17. Comprei um chip da claro so por causa dessa promocao mas nao fiz portabilidade.Tenho oi e tim mas as promocaoes da oi sao boas mas onde moro nao tem bom sinal e tim q o sinal e nota 100 mas o custo e Alto. Entao comprei o chip da claro e foi a melhor coisa q fiz tenho sinal excelente e o melhor custo beneficio de todas as operadoras.Ativei por via sms esta promocao nota 1000

    ResponderExcluir
  18. tive um plano. claro livre por bastante tempo por motivo de viagem cancelei quando voltei tentei faser outro não me foi aberto sinal de TV.liguei várias vezes sem sucesso nunca abriram o sinal agora recebo mais de 10 ligações ao dia me cobrando fatura de algo que nunca tive.

    ResponderExcluir
  19. falta de respeito com seus clientes.

    ResponderExcluir
  20. Também estou tendo problemas com a Claro.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Como faço para fazer a portabilidade via SMS?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. aconteceu exatamente isso comigo, abri uma reclamação no consumidor.gov.br a claro me mandou um anexo me oferecendo um plano controle de 49,99 com 43% de desconto e mais 10,00 e também 7 GB de internet. minha resposta foi negativa por que se estou no plano pre e por que não quero ter uma valor mensal pra pagar e além de tudo obrigatoriamente, fora a fidelidade.
    mandei novamente pra eles solicitando o plano ofertado 3GB + 500 min pra outras op livre pá claro 14,99 mês primeiro mês grátis.
    estou aguardando o desfecho, caso não cumpram com o ofertado penso em entrar com uma ação.

    ResponderExcluir
  23. O problema eh simples. A promoção descrita eh válida apenas para alguns DDDs mas colocaram como padrão de sms qdo sai da claro. Para quem não eh de um dos DDDs vigentes da promoção não vai ativar.
    A claro deveria de mudar esses sms para evitar dores de cabeça.

    ResponderExcluir
  24. Aqui na cidade onde moro Sumaré SP a claro tá colocando umas torres nervosas aqui próximo onde moro mais já tá dando abaixo assinado junto aos vizinhos star não sei se tem autorização da Anatel e principalmente da prefeitura

    ResponderExcluir
  25. As pessoas tem medo da radiação provocada por essas torres mais estudos recentes dizem que não provoca câncer não.

    ResponderExcluir
  26. Sou do DDD 27 e estou nessa promoção, muito boa por sinal.
    Agora se eles prometem, tem que cumprir, processo neles.

    ResponderExcluir
  27. Fiz um plano (combo) com a NET faz 90 dias só instalaram a TV e HyFy as portabilidade do telefone fixo e de 2 celulares prometidos na venda até hoje não aconteceu estou cansado de ligar, entrarei na justiça para cancelamento do COMBO

    ResponderExcluir
  28. É simples faz uma reclamação no Procon e em seguida uma ação judicial contra a empresa.

    ResponderExcluir
  29. É simples. É só sair de vez. Quem pede portabilidade é pra sair. Cachorrinho da pata torta é que fica aceitando esmolas.
    Ainda me lembro quando saí da Tim pra Claro, me ligaram oferecendo plano controle com não sei quantos GB, com não sei quantos minutos, e o desconto de não sei quantos %. Como eu já era cliente a um tempão deles, a atendente ainda fez o popular joguinho emocional de "era bom até agora e ficou ruim". Só respondi: "não ficou ruim, a Claro que ficou melhor". Pronto, portabilidade concluída com sucesso.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.