sábado, 6 de abril de 2019

Cliente tem dificuldade para aderir eSIM em plano pré-pago da Claro

Empresa informa que tecnologia de chip virtual está disponível em todos os planos, mas não foi isso o que um consumidor de Goiânia viu acontecer na loja.


Na semana passada a Claro passou a adotar a tecnologia eSIM, que é o sucessor direto do chip tradicional de celular. Ao invés do modelo convencional em que o plano da operadora é ativado pelo próprio usuário com um SIM Card, o e-SIM é um solução embarcada, todo o processo de ativação acontece sem que o aparelho tenha que ser aberto e um chip inserido.

Comercialmente a Claro chama essa tecnologia de eChip, e desde o dia 29 de março começou o processo de ativação. Infelizmente a tecnologia parece não estar sendo implantada da forma como deveria.


Recebemos um relato via Twitter de um consumidor chamado  Edmo Silva Martins que se dirigiu até a loja da Claro no Shopping  Flamboyant, localizado em Goiânia - GO, para ativar o eChip em dois novos números pré-pagos, mas o supervisor da loja declarou que apenas no pós-pago a tecnologia poderia ser ativada.

"Chegamos na loja ontem (03/04/2018) e solicitamos uma nova linha pré, sem portabilidade e sem necessidade de plano controle ou pós, visto que já possuímos plano pós-pago da Oi com mais benefícios e preço mais em conta que os planos do portfólio atual da Claro.

Foram ofertados planos controle, planos pós e inclusive combo NET Virtua + Net TV e Pós, ao informarmos que não gostaríamos de nenhum plano e apenas de ambos os números pré-pago o atendente e o gerente [disseram] que não estaria disponível para o pré, apenas mediante a contratação de plano. Argumentei que no próprio site da Claro há a informação que o e-sim está disponível para TODOS OS PLANOS, o gerente sorriu e disse que infelizmente não estava", relatou Edmo.

Esse relato mostra que algumas lojas da Claro não estão alinhadas com as regras divulgadas pela própria operadora em seu site e em suas redes sociais.

Na página do eSIM no site da Claro na sessão de perguntas frequentes a operadora é bem direta em relação a que planos a tecnologia está disponível.



Esse mesmo posicionamento também foi passado pela Claro em resposta a uma indagação feita hoje pelo Twitter.




O Minha Operadora entrou em contato com a Claro na quinta-feira (06) por intermédio de sua assessoria de imprensa. Até o fechamento desta matéria não recebemos o posicionamento, mesmo reforçando a urgência do assunto, já que esse tipo de prática - a falta de isonomia na forma como o eSIM está sendo aplicado - pode estar ocorrendo em outras lojas da operadora espalhadas pelo Brasil.

VIU ISSO?

Há também um relato de outro consumidor que diz que nenhuma das lojas dos mais importantes shoppings de São Paulo tem o eSIM disponível.



Essa mesma linha é reforçada na conversa abaixo.


Evidentemente que também há relatos positivos em relação ao eSIM da Claro.





Além do discurso comercial não estar alinhado com o que a própria operadora prega em seu site, ao que tudo indica, muitas lojas ainda não estão aptas a adotar o procedimento de ativação do eChip. Lembrando que a ativação do eChip também depende da compatibilidade com o smartphone. A Claro diz que a tecnologia pode ser ativada no iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.

[ATUALIZAÇÃO - 07/04/2019 16h12]:

“A Claro informa que contatou o senhor Edmo Silva Martins e prestou os esclarecimentos necessários. A operadora ressalta que está à disposição de seus clientes por meio de todos os seus canais de atendimento.”


17 comentários:

  1. Infelizmente muitas lojas tentam empurrar plano controle e pós, principalmente em lojas próprias.

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  2. Deus me livre de ter augum plano controle ou pos pago de qualquer o peradora hoje em dia tem mais vantagem em auguns caso ser pre pago sem compromiço mensal com nem uma o peradora

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  3. Velha tática usada a anos pra vender planos pós pago. Infelizmente, a maioria (senão, todas), lojas franquiadas, fazem essa palhaçada. Incrível, que até hoje a anatel não se manifestou, ou deu uma multa salgada a essas operadoras que permitem isso.

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  4. Sou pré-pago, Fui trocar meu chip na Claro, quiseram me empurar um pos-pago, porque disseram que só tinha chip para plano pós, "nunca vi isso".
    Falei que ia chamar a polícia pra resolver, rapidinho acharam um chip pré.

    Kkkkkkkk

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    1. Esses caras são uns bandidos. Na TIM foi a mesma coisa esses dias.

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  5. Nas lojas da Vivo os atendentes ainda não conhecem o eSim, já fui em 3 lojas de SP.

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  6. Brasileiro é assim mesmo,quer porque quer uma coisa n que seja cara,por isso a claro já vai dizendo que só na linha pós,e usuário de iPhone paga mesmo o que for necessário pois status é tudo pra ele

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  7. Pior só as pessoas que mal sabe oque è “Nanosim” vir querer comprar esim

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  8. Não sou cliente Claro nem funcionário. Mas acho uma baita idiotices pessoas reclamando por algo que gera custos tão altos para uma empresa. Querem ter telefones de 2,3,7 mil reais, mas não consegue manter se quer uma linha controle.
    Acorda sociedade nem uma empresa se mantém de pé com um cliente fazendo recarga de 10,00 a cada 3 messes. As pessoas querem iPhone de graça no pre paga que vive cancelando por falta de recarga.

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  9. Esse pessoal pagando 5,7,8 MIL em um iPhone e fazendo zuada por causa de um pré-pago kkkkk mano é até engraçado.

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  10. ramlig osodrac lael, jovem o problema não é manter ou não a linha em determinado plano, o problema é fazer propaganda enganosa, pois no site diz uma coisa e nas lojas é outra coisa... Essa é a reclamação.. tenho um pre da Claro a 5 anos e um Tim empresa, e essa solução é ideal para mim, mas em Cuiabá não fizeram a ativação para mim, só aceitariam fazer se mudasse meu plano.. manter ou não não está em questão aqui...

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  11. Aqui onde moro fui comprar um chip pra minha mãe na Vivo. Eles forçaram o pós controle. Aí quando vc diz que não quer que vc quer só um chip pré. Eles até vendem mas vc só pode levar o chip se colocar na hora uma recarga mínima de 30,00. Só o chip eles dizem não podem vender. Virei as costas saí do shopping passei num bazar comprei o chip por 10 reais e lá era 15 mais a recarga. Não acho que seja as operadoras, mas má fé dos logistas. Pq esse tipo de controle as operadoras não conseguem ter sobre as lojas. A Anatel tinha que fazer uma espécie de cliente oculto e seguido passar em lojas de diferentes regiões e quando alguma loja fizesse esse tipo de coisa. O cliente oculto se apresentar como órgão regulador e multar a loja.

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  12. Nas lojas físicas não querem fazer portabilidade para pré pago, tentei em loja da vivo, eles querem empurrar porcaria de plano controle e falam que não tem chip pré, entrei na loja vivo na internet comprei o chip por R$12 e só assim consegui a portabilidade.

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  13. Que vacilão! A tecnologia foi desenvolvida pro próprio cliente executar a ativação do conforto do seu lar, e o Zé Mané foi na loja física. Teve sorte de não terem colocado um 38 na orelha e mandarem assinar tudo que é contrato.

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    1. Mds...q q tem a ver o cara ir na loja tirar dúvida com por um 38 na orelha e assinar contrato??!?!?! Muito absurdo e sem noção mesmo ir na loja da CLARO pra pedir auxílio em um serviço da CLARO...doente mental

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