23/04/2024

Férias? Saiba como suspender seu pacote de TV, internet ou telefone

Ao invés de pagar mensalidade pelo serviço que não vai utilizar em casa, a Anatel permite que você suspenda o serviço por tempo determinado. Veja como!

Muitos brasileiros esperam ansiosamente pelo mês de janeiro para sair de férias, fazer uma longa viagem e começar o ano com o pé direito no verão. Uma dúvida que leva a um conselho que muitos querem, mas poucos de fato acabam aproveitando é: posso suspender meu pacote de TV, internet, fixo e celular nesse período?

O plano de celular nem compensa tanto, a não ser que você vá para um destino internacional e não tenha como aproveitar a sua operadora, mas, geralmente, o pacote de TV por assinatura, banda larga e fixo contratado pode ficar ativo em sua casa, gerando um gasto mensal, sendo que ninguém está utilizando. Parece um desperdício de dinheiro, não é mesmo?



Se você já pensou em suspender os serviços da sua casa enquanto fica ausente por um longo período – acima de um mês, por exemplo –, saiba que não sairá prejudicado se depender da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Anatel permite que por no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias você suspenda o serviço contratado pela operadora, pedido este que pode ser feito uma única vez por ano, mas de forma gratuita. A suspensão deve ocorrer em até 24 horas e, para reestabelecer o serviço, basta pedir que o mesmo prazo deve ser obedecido.

Durante a suspensão – que então pode ser feita por até 4 meses –, você não precisa pagar a assinatura ou qualquer outro valor referente ao serviço contratado. Mesmo após o pedido do restabelecimento do serviço, é proibido qualquer tipo de cobrança. O único problema e cobrança que o consumidor pode encontrar é caso esteja inadimplente ou antes dos 30 dias e depois dos 120 previstos para a suspensão.


Se a sua realidade é diferente do que essa, as contas estão em dia e você vai descansar por pelo menos 30 dias, talvez pedir a suspensão de um ou mais serviços seja uma boa alternativa para economizar em 2018.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários