30/05/2024

TIM amplia cobertura 5G com antenas camufladas na Avenida Paulista

Por meio da Street Level Solution (SLS), as antenas ficam ao nível da rua, melhorando a qualidade do sinal e a experiência do usuário.

Nesta segunda-feira (22), a Avenida Paulista passou a contar com maior cobertura móvel 5G. Acontece que a TIM instalou oito novas antenas ao logos dos quase três quilômetros da avenida, seguindo seu plano estratégico de investir em infraestrutura da nova rede. A operadora utilizou a solução conhecida como Street Level Solution (SLS), fornecida pela QMC.

Foto: Hoteis.com

A SLS é uma tecnologia em que possibilita a instalação de antenas de forma camufladas em elementos do mobiliário urbano, como postes, bancas de revistas e semáforos, utilizando como suporte a transmissão por fibra óptica.

São antenas que ficam ao nível da rua, o que melhora a qualidade do sinal e aprimora a experiência no uso de voz e dados uma vez que estão mais próximas dos usuários e dos smartphones, e não encontram barreiras físicas. Além disso, por estarem integradas ao mobiliário urbano, a sua presença fica mais difícil de ser percebida.

Durante a festa de passagem de ano de 2023 para 2024, a TIM testou a tecnologia na avenida. Segundo os dados de desempenho coletados pela operadora, houve um aumento significativo no volume de tráfego com um incremento de 49%, passando de 361 GB para 541 GB, sendo que 35% foram trafegados no 5G.

Na velocidade média da rede 4G, foi observado o aumento de 42%, enquanto que a estabilidade de velocidade 5G teve média de 170 Mbps, mesmo com o crescimento de 97% do tráfego total 5G.

Segundo Luiz Tozo, diretor comercial da TIM São Paulo, a região da Avenida Paulista foi escolhida por causa da sua circulação.

“A escolha da Avenida Paulista para receber as instalações foi natural, já que a companhia possui o compromisso de tornar cada vez mais robusta sua rede em locais de grande circulação de pessoas, como é o caso da região, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas andam diariamente”, afirmou.

A tecnologia SLS também já está presente em outros pontos do estado de São Paulo, como a 25 de Março, da região do Estádio do Pacaembu, o Jardim Europa, parte do eixo Berrini, que contempla importantes avenidas da capital, e na cidade de Campos do Jordão.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários