19/12/2025
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Para reduzir custos, Nokia pretende cortar até 14 mil empregos

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A Nokia anunciou nesta quinta-feira (19), que planeja cortar até 14 mil empregos, ou 16% de sua força de trabalho, para reduzir custos. Acontece que a empresa enfrenta dificuldades devido à escassez de investimento em infraestrutura móvel de quinta geração (5G).

Em comunicado informou que espera economizar até 400 milhões de euros (US$ 421 milhões) no próximo ano e mais 300 milhões de euros em 2025. A decisão de cortar empregos ocorreu depois que a empresa divulgou lucro mais fraco do que o esperado e disse que a queda no mercado de redes móveis seria mais profunda do que o previsto anteriormente.

Acontece que a fabricante de equipamentos está enfrentando dificuldades, pois seus clientes nos EUA e na União Europeia cortaram gastos de capital após a construção de suas redes. “As operadoras acharam desafiador monetizar seus investimentos em 5G“, disse o CEO Pekka Lundmark em entrevista após os resultados trimestrais. “Isso acontecera, mas parece estar demorando mais do que se pensava incialmente“.

Segundo Lundmark, o crescimento no mercado indiano “não é mais capaz de compensar totalmente o que estamos perdendo na América do Norte”. “Mas o que cai volta a subir e não sabemos qual o será o momento. É por isso que estamos agindo“.

A Nokia está no caminho certo para atingir o limite inferior de sua meta de vendas líquidas para o ano e o ponto médio de sua faixa de margem operacional compatível, afirma o CEO, que já havia imaginado um quadro sombrio para o segundo semestre do ano, quando a empresa rebaixou sua orientação para 2023 em julho.

A empresa manteve sua orientação de vendas para o ano inteiro entre 23,2 bilhões e 24,6 bilhões de euros, com uma margem operacional comparável na faixa de 11,5% e 13%. A Nokia cortou sua previsão para o mercado total endereçável, esperando uma queda de 9% para o mercado de redes móveis em geral em 2023. Anteriormente, a empresa esperava declínio de 2%.

O lucro operacional ajustado da companhia foi de R$ 421 milhões de euros no terceiro trimestre, de acordo com declaração separada, inferior a uma estimativa dos analistas de 545,2 milhões de euros, segundo pesquisa da Bloomberg.

O executivo não deu detalhes de quem seria afetado com o corte de empregos, mas afirmou que “é realmente importante proteger o setor de pesquisa e desenvolvimento“.

5G: operadoras brasileiras são destaque em relatório global da Opensignal

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A Opensignal divulgou o relatório 5G Global Mobile Network Experience Awards 2023, onde traz dados referentes à diferença entre o primeiro semestre de 2022 e a primeira metade de 2023 e um panorama da experiência móvel global com a quinta geração de internet móvel no mundo.

Segundo o relatório, a TIM, Vivo e Claro, as principais operadoras móveis do Brasil, ocupam as três primeiras posições do ranking mundial em termos de melhoria percentual ano a ano na velocidade média de download 5G. Os aumentos em velocidade nas ordens de 829%, 546,7% e 469,7%, foram registrados pela Vivo, TIM e Claro, respectivamente.

Importante mencionar que no levantamento, são consideradas as operadoras que atuam em mercados com tamanho superior a 200 mil Km² (conjunto que a Opensignal chama de Grupo I).

Quando se trata da velocidade de download na rede 5G, embora não estejam na primeira posição, a Vivo marca presença no top 3, ocupando a terceira colocação no grupo de países com pontuação de 409,1 Mbps, enquanto que a TIM fica no quinto lugar, com 351 Mbp, e a Claro em nono, com média de 300,8 Mbps. Quem ocupou a primeira no caso foi a empresa sueca Telenor (421,7 Mbps), seguida pela operadora da Malásia Unifi (407,4 Mbps).

O Brasil também foi destaque no relatório no quesito de disponibilidade do 5G, pois no chamado Grupo I, os usuários da TIM observaram o maior aumento na disponibilidade da rede entre o primeiro semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023 – aumento de 559,8%, o maior do mundo entre as operadoras avaliadas no grupo. Já os usuários da Vivo tiveram o terceiro maior aumento no mesmo grupo: 222,7%.

No uso do 5G para vídeos e jogos, o Brasil não aparece com nenhuma operadora no pódio da melhor experiência 5G do mundo em vídeo. Esse top três foi ocupado por operadoras suecas. “Os usuários Vivo da Opensignal viram a quarta maior melhoria percentual na experiência de jogos 5G no Grupo I – um aumento de 22,4%, tornando-o uma 5G Global Rising Star [nome do prêmio da companhia] para esta métrica”, informou o relatório.

Vivo vai investir menos em infraestrutura e ampliar presença em outras áreas

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A Vivo (VIVT3) quer se tornar uma empresa de tecnologia e ir além do serviço de telefonia móvel. É o que aponta Christian Gebara, CEO da Vivo, durante a comemoração de 25 anos de listagem da companhia na Bolsa brasileira. O executivo afirmou que “Eu acho que o auge de investimento na infraestrutura já passou”.

No ano de 2022, a empresa investiu R$ 9,5 milhões, que representou um pico de capex para a companhia, sendo que R$ 7,972 foram destinados à infraestrutura de rede. No primeiro semestre de 2023, o capex para esse fim ficou em R$ 3,468 bilhões, dos R$ 4,039 bilhões em investimentos totais do período.

Entretanto, com a mudança de estratégia da Vivo, esse investimento alto na infraestrutura de rede pode não acontecer mais. Isto porque, a empresa busca ser reconhecida como empresa de tecnologia, o que resultará em redução de aportes em infraestrutura.

Citando exemplos como a do market place Vale Saúde, e os investimentos da Vivo Venture, braço de venture capital da companhia, em empresas de open banking e consórcios, o CEO afirmou a transformação da operadora. “Quando você constrói a maior e mais ampla plataforma de conectividade do país, com uma cobertura móvel única, isso possibilita se posicionar como uma empresa que vende outros serviços, não só aquela que leva uma conexão”, afirma Gebara.

“Estamos nos transformando em uma empresa de tecnologia. Amanhã, pode me interessar uma aquisição de uma empresa de um setor muito diferente do nosso. Estamos mudando o espectro”.

Fair share

Gebara também reforçou o posicionamento da empresa sobre a contribuição da big techs e plataformas de streaming com parte dos custos das redes, explicando que a relação entre investimentos e receitas das operadoras brasileiras é “mais elevada do que em qualquer outro país”.

Além das empresas de telecom desembolsarem um volume de recursos para de um crescimento de 20% a 30% no tráfego de dados é incompatível com um retorno adequado ao acionista, ainda há menos dinheiro para expandir a rede e levá-la a lugares onde ainda não há cobertura.

“Na rede móvel, o consumo de dados está concentrado em seis, sete grupos de tecnologia, que são responsáveis pela geração [do fluxo]. A conta tem que ser paga por mais pessoas. A gente precisa distribuir”, disse o executivo.

Samsung antecipa férias de funcionários em Manaus; e pode não ser a única

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Nesta quarta-feira (18), a Samsung informou à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que vai antecipar férias coletivas dos funcionários de fim de ano em sua fábrica na cidade por causa da seca no Amazonas. Segundo a fabricante de eletrônicos, a situação dos rios tem dificultado a chegada de insumos essenciais à produção.

A antecipação das férias coletivas está programada para 30 de outubro a 14 de novembro para parte dos colaboradores que atuam na produção, especificamente nas linhas de TV, áudio e ar-condicionado, atingindo cerca de 1.500 trabalhadores da companhia.

O vice-presidente da fábrica em Manaus, Woo Yong Lee, explicou que “Devido à falta de insumos, não haverá atividade de produção nas referidas linhas. Portanto, espera-se que no final do ano, quando o nível do rio estiver mais elevado, essas linhas já estejam novamente abastecidas com os insumos, e os colaboradores possam retomar às atividades de produção”.

Na segunda-feira (16), o nível de água no Rio Negro atingiu o ponto mais baixo em pelo menos 121 anos. O porto de Manaus, localizada onde o Rio Negro encontra o Rio Amazonas, registrou um nível de água de 13,59 metros. A altura representa o nível mais baixo desde que os registros começaram a ser feitos em 1902, superando o menor nível de todos os tempos anterior, registrado em 2010.

A Samsung foi procurada pela agência de notícias da Reuters, onde afirmou que está ciente da situação e que se preparou para o incidente com antecedência. “Iremos operar o nosso programa de produção de maneira flexível para responder a qualquer necessidade e minimizar o impacto”, disse em nota.

Philco pode seguir mesmo caminho

A Samsung foi a primeira empresa a informar oficialmente que iria antecipar as férias coletivas de parte dos colaboradores, mas a Philco está analisando a situação, “já que se trata da pior seca na história da região”, e estuda implementar férias coletivas para funcionários.

“O transporte de insumos e de produtos finalizados está parado devido ao comprometimento da navegabilidade. A falta de componentes e o alto estoque de produtos acabados irão impactar no faturamento”, acrescentou a companhia em nota.

A empresa possui 2 mil colaboradores que trabalham na fábrica em Manaus, onde é produzido televisores, aparelhos de ar-condicionado e microondas.

Acabou! Netflix encerra plano básico sem anúncios no Brasil

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Nesta quarta-feira (18), a Netflix anunciou que, a partir da próxima semana, deixará de oferecer o plano básico de assinatura para novos assinantes no Brasil. A medida, que já foi adotada nos Estados Unidos, Itália, Canadá e Reino Unido, também será posta em prática na Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália.

O plano em questão, no Brasil, custa R$ 25,90 por mês, e permite assistir aos vídeos em resolução 720p e em apenas um aparelho por vez. Com isso, a plataforma ficará com apenas três opções de assinatura: com anúncios (R$ 18,90), padrão (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90).

Vale ressaltar que a plataforma apenas não oferecerá mais o plano básico para novos assinantes. Ou seja, nada muda para aqueles que já possuem o plano.

De acordo com a empresa, encerrar o plano básico ajudará a impulsionar assinaturas nos demais pacotes da plataforma, como o “padrão com anúncios”, que custa R$ 18,90 por mês, assim como ocorreu nos países em que a medida já foi adotada. No terceiro trimestre deste ano, a adesão de assinaturas ao plano com anúncios cresceu 70% em relação ao trimestre anterior.

Reajuste de preços

A Netflix também anunciou, que a partir de hoje, haverá aumento de preços das assinaturas de alguns planos, mas nada muda para os assinantes brasileiros, uma vez que a mudança é apenas para os assinantes dos Estados Unidos, no Reino Unido e na França.

Por exemplo, para os norte-americanos, o plano Básico saíra de US$ 9,99 para US$ 11,99, enquanto o Premium saltará de US$ 19,99 para US$ 22,99. Já o plano com anúncios e o Padrão seguem sem alterações, custando US$ 6,99 e US$ 15,49, respectivamente.

Resultado financeiro

No terceiro trimestre do ano, a plataforma contabilizou 247,15 milhões de assinaturas pagas, uma alta de 10,8% em relação ao mesmo trimestre de 2022. A empresa teve adição líquida de 8,76 milhões de assinantes entre julho e setembro deste ano, quase 3 milhões a mais do que no segundo trimestre, quando ganhou 5,89 milhões de novos usuários.

O lucro da Netflix no período foi de US$ 1,67 bilhão (aproximadamente R$ 8,45 bilhões), alta de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Já sua receita líquida foi de US$ 8,54 bilhões (R$ 43,2 bilhões), crescimento de 7,8% entre julho e setembro no comparativo anual. O lucro operacional foi de US$ 1,91 (R$ 9,66 bilhões), alta de 28,1%, e a margem ficou em 22,4%.

STF declara inconstitucional lei municipal de Guarulhos (SP) sobre antenas

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Nesta quarta-feira (18), após uma ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) apresentada pela Associação Brasileira de Infraestrutura de Telecomunicações (Abrintel), o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que a lei de antenas de telecomunicações da cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, é inconstitucional.

A decisão se refere a Lei Municipal 7.972/2021 e o Decreto 39.370/2022, onde a Suprema Corte entendeu que norma da cidade paulista tratava de temas de competência privativa da União, e não de municípios, e instituía taxas da alçada federal.

Para Alexandra de Moraes, ministro relator, a lei o decreto afrontava a competência tributária do governo federal, uma vez que instituia e regulamentava taxa de instalação, licença de funcionamento, licença de compartilhamento e eventual renovação de infraestrutura de telecom.

A votação obteve maioria absoluta dos ministros (Carmen Lúcia, Dias Toffoli, André Mendonça, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques), embora o ministro Edson Fachin tenha divergido em alguns aspectos.

Nas normas que foram consideradas inconstitucionais, a cidade de Guarulhos estabelecia a necessidade de renovação anual da licença de instalação da infraestrutura de telecomunicações, cujo ponto foi mencionado pela Abrintel na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), tipo de ação que versa sobre constitucionalidade. Além disso, trouxe também outros pontos da norma municipal que conflitavam com a Lei Federal de Antenas (Lei 13.116/2015).

Na competência municipal, cabe ao município legislar sobre o uso e a ocupação do solo para a instalação da infraestrutura de suporte, como torres, postes e mastros. Entretanto, é competência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), licenciar e fiscalizar a instalação de antenas e demais componentes eletrônicos responsáveis pelo sinal do serviço móvel.

“Por isso, as leis municipais que estabelecem determinadas obrigações de funcionamento ou criam restrições à prestação do serviço têm sido desafiadas e tornadas inconstitucionais”, afirma o presidente da Abrintel, Luciano Stutz, em nota.

Sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, está outra ADPF da Abrintel relacionada à instalação de antenas em Manaus. No caso, a associação questiona o valor que está sendo cobrado, considerado alto, para a emissão de licenças.

QMC Telecom fecha acordo com a Multiplan e levará 5G para shoppings

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A QMC Telecom, empresa de infraestrutura neutra, anunciou um acordo com a rede de shoppings Multiplan, com o objetivo de levar conectividade 5G para as dependências do empreendimento do grupo, que estão distribuídos em sete estados brasileiros.

Com a estrutura para levar conexão para dentro dos shoppings, a carência de conectividade das torres de celular convencionais externas será suprida, levando mais cobertura para aqueles que frequentarem os espaços. Segundo a Multiplan, 20 unidades estão em operação, somando mais de 2 milhões de m² construídos e cerca de 190 milhões de visitas por ano.

Entre os centros de compras que são administrados pela rede shopping centers estão ParkShopping em Brasília, Barra Shopping no Rio de Janeiro, Morumbi Shopping em São Paulo e Pátio Savassi em Belo Horizonte. Entretanto, não se sabe se esses espaços fazem parte do acordo, uma vez que a QMC não revelou quais os shoppings receberão a infraestrutura.

A empresa também não informou quais operadoras farão parte desse projeto para levar 5G aos empreendimentos Multiplan, revelando apenas que “duas das maiores operadoras de telefonia do Brasil já possuem dezenas de projetos de 4G e 5G em andamento com a QMC, inclusive para os shoppings da Multiplan“.

De acordo com a empresa, para tornar a cobertura da tecnologia possível dentro dos shoppings, será usado o DAS (sigla inglesa para “sistema de antenas distribuídas”). “O rápido avanço do 5G indoor no Brasil reflete o compromisso e visão estratégica das operadoras em suprir a crescente demanda por conectividade 5G no interior de grandes empreendimentos, algo muito difícil de se contemplar somente por meio das redes externas“, explica a QMC.

QMC Telecom e o 5G

A empresa tem contribuído para o avanço do 5G no país. Com mais de mil pontos instalados em todo o Brasil, a QMC investe em projetos de rede móvel utilizando o mobiliário urbano através de sua solução SLS (Street Level Solutions), que é a instalação de pequenas antenas mimetizadas no nível da rua em locais como como bancas de jornal, semáforos e pontos de ônibus.

“Nossos SLS estão instalados em grandes avenidas, como a Luis Carlos Berrini, em São Paulo, em orlas com grande movimentação de turistas como as de Balneário Camboriú e Bombinhas, em Santa Catarina, ou, ainda, em locais específicos como a Ilha do Frade, no Espírito Santo, entre outras centenas de pontos importantes pelo país. Por meio de medições feitas após a implantação, foram comprovadas melhorias significativas nos principais indicadores de cobertura e de qualidade de rede dessas localidades”, explica Bernardes, Diretor da QMC.

Claro tv+ disponibiliza conteúdos da Reawplay, um streaming brasileiro

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Os conteúdos da Reawplay, um streaming brasileiro voltado totalmente para mulheres, estão disponíveis na Claro tv+. A plataforma foi criada pela empresária Renatta Alarcon em 2018, e atualmente conta com mais de 30 mil assinantes e 43 séries que abordam cerca de 26 assuntos diferentes do universo feminino.

Com a adição no serviço de streaming da Claro, a fundadora da plataforma espera alcançar mais pessoas, com foco nas mulheres. “Estar inserido dentro da grade da Claro tv+ é extremamente importante para a Reawplay para atingir ainda mais pessoas com nossos conteúdos. Temos feito um trabalho para levar cada vez mais informação de qualidade e entretenimento para as mulheres, com o benefício de serem consumidos no momento que desejarem”, explicou.

O streaming já está disponível aos assinantes da Box Claro tv+, 4k Claro tv+ e no app Claro tv+, desde o último dia 6 de outubro. O aplicativo Reawplay também está disponível para dispositivo, como tablets, smartphones e computadores.

Entre os assuntos abordados nos conteúdos da Reawplay estão moda, saúde, beleza, bem-estar, finanças, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, diversão e inclusão, direito de família.

“Na plataforma apresentamos temas para todas as áreas da vida da mulher, mas principalmente trabalhamos para promover o autoconhecimento e evolução”, conta Renata.

Além dos conteúdos temáticos, as assinantes do streaming contam com quadros especiais, presentes e surpresas, lives com aulas, cursos e palestras. Mensalmente, são criadas ações para as clientes, como o Sonho Reaw. “Ao completar o cadastro, todas as assinantes são estimuladas a escreverem sobre seus maiores sonhos na vida. Nós selecionamos um sonho por mês e realizamos com o apoio de marcas parceiras. Já realizamos centenas de sonhos, dos mais variados estilos, independente da dificuldade”, revela.

A plataforma oferece a Academia Reaw com cursos online, presenciais, workshops e palestras, que segundo a criadora o objetivo “é oferecer somente treinamentos, mas experiências inesquecíveis para para que as mulheres se redescubram, criem novas conexões e sintam-se parte da nossa história e comunidade”.

TIM conquista cinco troféus no Prêmio ABT 2023

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Na semana passada, ocorreu o 23º Prêmio ABT, premiação realizada anualmente dedicada às melhores práticas de marcas que buscam a excelência no relacionamento com o cliente. Nesta edição, a TIM garantiu cinco troféus em diferentes categorias, tendo como principal: “TIM: Soluções que transformam a experiência do cliente”, que levou o troféu de ouro na categoria Case do Ano.

Além do prêmio principal, a operadora garantiu outros quatro troféus, sendo três de prata e um de bronze. A prata foi para “Inovação Tecnológica”, com o case “Jornada de pagamento PIX”; “Responsabilidade Social”, com o caso “Forecast Digital”; e “Operações de Cobrança”, com o TIM Negocia. O bronze foi para o uso da tecnologia Turbina, na categoria “Atendimento por Redes Sociais”, com case “TIM: Confiança Nota 1000”.

O diretor da Customer Services and Process TIM Brasil, Paulo Henrique Campos, comemorou as conquistas e garantiu sequência no trabalho da operadora.

“Estamos muito felizes com esses reconhecimentos! Para nós, a experiência e a satisfação do cliente estão no centro da estratégia de negócio e queremos zerar todas as barreiras. Seguimos focados em implementar soluções que transformem a jornada de atendimento. Esses prêmios mostram que a companhia está na direção certa para surpreender positivamente o consumidor”, disse.

Prêmio ABT: sobre os cases

No “TIM: Soluções que transformam a experiência do cliente”, a operadora trabalha no processo do backoffice da companhia, para proporcionar ao cliente uma jornada mais tranquila e evitar que reclamações transbordem para os canais recursais.

O “TIM Negocia”, mostra que o cliente da operadora tem acesso ao seu valor em aberto 24 horas por dia, permitindo quitar suas faturas por meio de diversas modalidades de pagamentos, com condições atrativas de descontos. No “Forecast Digital: Modelo de previsão que gera qualidade”, é destacado a adoção de uma ferramenta automatizada focada na previsão da demanda dos consumidores nos canais de atendimento.
A “Jornada de Pagamento PIX”, demonstra como a jornada de pagamento se tornou fluída e simples para cliente, garantindo sua satisfação no quesito segurança e velocidade de processamento.

No “TIM: Confiança Nota 1000”, a companhia conseguiu modular a operação para assegurar produtividade e taxa de resolutividade no tratamento dado às reclamações do Reclame AQUI, demonstrando evolução significativa comparada ao início do piloto que aconteceu em fevereiro de 2022.

Anatel mostra avanços da implementação do 5G no país; confira!

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Nesta terça-feira (17), Vinicius Caram, superintendente de outorga e recursos à prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante a 213ª Reunião do Conselho Consultivo da agência, trouxe dados sobre a implementação do 5G país, onde declarou a rede alcança, em média, de 30% a 40% da área urbana das cidades cobertas.

O Brasil possui 267 municípios com o serviço disponível, concentrando mais de 80% da população, mas ainda não há cobertura total em todas essas regiões. “Nós temos em média de 30 a 40% de cobertura nesses [mais de] 250 municípios. Temos que avaliar pela mancha de cobertura“, explicou Caram.

O executivo destacou o avanço na implantação da tecnologia no país, afirmando que “hoje é o estado da arte no que diz respeito à implantação do 5G standalone do mundo. Nós temos uma das maiores velocidades do mundo. Onde você tem um aparelho compatível em áreas de cobertura, você tem médias [de download] superiores a 300 Mbps“, disse o superintendente.

Em áreas com o 5G implementado, a média de velocidade está acima dos 300 Mbps, mas admitiu que a agência sabe dos problemas de conectividade no Brasil.

“Sabemos, sim, dos gaps de necessidade de infraestrutura e conectividade – sabemos que existem cidades ainda com 3G e 4G deficientes –, mas o projeto da superintendência, o Fust, a redução de ICMS, permitem tapar esses gaps. Temos também conectividade por satélite e estudos de TV 3.0 e tantos outros”, explicou.

Avanços do 5G e limpeza de espectro

Aumentar a oferta de dispositivos compatíveis com a tecnologia é um dos objetivos para avançar com o 5G. Atualmente, há 146 modelos de smartphones 5G certificados à venda nas lojas.

“Uma demanda do Conselho é que a gente traga equipamentos que tem um custo menor do que U$ 200 para a população poder trocar seu aparelho 3G ou 4G para 5G. Nós já conseguimos isso. Nós temos aparelhos em lojas com custo menor que R$ 800, que é nossa meta inicial”, disse Caram.

A limpeza da faixa de frequência de 3,5 GHz para uso exclusivo da rede também é essencial, e a avaliação da agência levada ao Conselho Consultivo da Anatel é que o processo segue “bem avançado”. Para liberar o espectro, são entregues kits de antenas para pessoas inscritas no Cadastro Único, cujo processo segue em andamento.

Até o momento, já foram distribuídos mais de 5,5 milhões kits, segundo a Anatel. Além disso, desde setembro, foram instalados 1.237.798 antenas, enquanto 208.025 já estão agendadas. Quando as torres 5G, Caram informou que atualmente, são 15.6712 estações radiobase 5G em todo o País, sendo a maioria, 13.168 ERBs, em cidades com mais de 500 mil habitantes. Municípios entre 200 e 500 mil habitantes são 2.052 ERBs.

Após a limpeza de espectro, as operadoras podem iniciar o processo de oferta do 5G. Hoje, há 2.024 municípios com o 5G liberado para que as operadoras possam instalar redes 5G. Esse número pode saltar para 2.456 cidades, pois mais uma leva de 432 cidades devem entrar na lista de liberação da faixa nesta quarta.