26/04/2024

5G: operadoras brasileiras são destaque em relatório global da Opensignal

TIM, Vivo e Claro ocupam as três primeiras posições do ranking mundial em termos de melhoria na velocidade média de download.

A Opensignal divulgou o relatório 5G Global Mobile Network Experience Awards 2023, onde traz dados referentes à diferença entre o primeiro semestre de 2022 e a primeira metade de 2023 e um panorama da experiência móvel global com a quinta geração de internet móvel no mundo.

Segundo o relatório, a TIM, Vivo e Claro, as principais operadoras móveis do Brasil, ocupam as três primeiras posições do ranking mundial em termos de melhoria percentual ano a ano na velocidade média de download 5G. Os aumentos em velocidade nas ordens de 829%, 546,7% e 469,7%, foram registrados pela Vivo, TIM e Claro, respectivamente.

Importante mencionar que no levantamento, são consideradas as operadoras que atuam em mercados com tamanho superior a 200 mil Km² (conjunto que a Opensignal chama de Grupo I).

Quando se trata da velocidade de download na rede 5G, embora não estejam na primeira posição, a Vivo marca presença no top 3, ocupando a terceira colocação no grupo de países com pontuação de 409,1 Mbps, enquanto que a TIM fica no quinto lugar, com 351 Mbp, e a Claro em nono, com média de 300,8 Mbps. Quem ocupou a primeira no caso foi a empresa sueca Telenor (421,7 Mbps), seguida pela operadora da Malásia Unifi (407,4 Mbps).

O Brasil também foi destaque no relatório no quesito de disponibilidade do 5G, pois no chamado Grupo I, os usuários da TIM observaram o maior aumento na disponibilidade da rede entre o primeiro semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023 – aumento de 559,8%, o maior do mundo entre as operadoras avaliadas no grupo. Já os usuários da Vivo tiveram o terceiro maior aumento no mesmo grupo: 222,7%.

No uso do 5G para vídeos e jogos, o Brasil não aparece com nenhuma operadora no pódio da melhor experiência 5G do mundo em vídeo. Esse top três foi ocupado por operadoras suecas. “Os usuários Vivo da Opensignal viram a quarta maior melhoria percentual na experiência de jogos 5G no Grupo I – um aumento de 22,4%, tornando-o uma 5G Global Rising Star [nome do prêmio da companhia] para esta métrica”, informou o relatório.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários