27/04/2024

Anatel mostra avanços da implementação do 5G no país; confira!

Atualmente, mais de 260 municípios contam com serviço disponível, concentrando mais de 80% da população, segundo a agência.

Nesta terça-feira (17), Vinicius Caram, superintendente de outorga e recursos à prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante a 213ª Reunião do Conselho Consultivo da agência, trouxe dados sobre a implementação do 5G país, onde declarou a rede alcança, em média, de 30% a 40% da área urbana das cidades cobertas.

O Brasil possui 267 municípios com o serviço disponível, concentrando mais de 80% da população, mas ainda não há cobertura total em todas essas regiões. “Nós temos em média de 30 a 40% de cobertura nesses [mais de] 250 municípios. Temos que avaliar pela mancha de cobertura“, explicou Caram.

O executivo destacou o avanço na implantação da tecnologia no país, afirmando que “hoje é o estado da arte no que diz respeito à implantação do 5G standalone do mundo. Nós temos uma das maiores velocidades do mundo. Onde você tem um aparelho compatível em áreas de cobertura, você tem médias [de download] superiores a 300 Mbps“, disse o superintendente.

Em áreas com o 5G implementado, a média de velocidade está acima dos 300 Mbps, mas admitiu que a agência sabe dos problemas de conectividade no Brasil.

“Sabemos, sim, dos gaps de necessidade de infraestrutura e conectividade – sabemos que existem cidades ainda com 3G e 4G deficientes –, mas o projeto da superintendência, o Fust, a redução de ICMS, permitem tapar esses gaps. Temos também conectividade por satélite e estudos de TV 3.0 e tantos outros”, explicou.

Avanços do 5G e limpeza de espectro

Aumentar a oferta de dispositivos compatíveis com a tecnologia é um dos objetivos para avançar com o 5G. Atualmente, há 146 modelos de smartphones 5G certificados à venda nas lojas.

“Uma demanda do Conselho é que a gente traga equipamentos que tem um custo menor do que U$ 200 para a população poder trocar seu aparelho 3G ou 4G para 5G. Nós já conseguimos isso. Nós temos aparelhos em lojas com custo menor que R$ 800, que é nossa meta inicial”, disse Caram.

A limpeza da faixa de frequência de 3,5 GHz para uso exclusivo da rede também é essencial, e a avaliação da agência levada ao Conselho Consultivo da Anatel é que o processo segue “bem avançado”. Para liberar o espectro, são entregues kits de antenas para pessoas inscritas no Cadastro Único, cujo processo segue em andamento.

Até o momento, já foram distribuídos mais de 5,5 milhões kits, segundo a Anatel. Além disso, desde setembro, foram instalados 1.237.798 antenas, enquanto 208.025 já estão agendadas. Quando as torres 5G, Caram informou que atualmente, são 15.6712 estações radiobase 5G em todo o País, sendo a maioria, 13.168 ERBs, em cidades com mais de 500 mil habitantes. Municípios entre 200 e 500 mil habitantes são 2.052 ERBs.

Após a limpeza de espectro, as operadoras podem iniciar o processo de oferta do 5G. Hoje, há 2.024 municípios com o 5G liberado para que as operadoras possam instalar redes 5G. Esse número pode saltar para 2.456 cidades, pois mais uma leva de 432 cidades devem entrar na lista de liberação da faixa nesta quarta.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários